Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cambuí yamadori < atualizado hoje >

12
Mateus23/12/2011 19:46
Marcio, ela tem um movimento muito bom no tronco...Então pensei q vc poderia fazer como ápice o segundo galho, abaixando o primeiro e o resto do tronco.Fiz essa projeção pra ilustrar minha ideia:

Porém, como o nicky falou, o melhor é esperar ela se recuperar antes de qualquer intervenção... 😉

Abraços!
marcio gabiatti23/12/2011 20:09
Amigo Mateus abrigado por responder.
Acho que seria essa a ideia, porem sera que conseguiria via aramação dar esse movimentos nos galhos pois a madeira do cambui é totalmente dura igual a da jabuticaba...
Mas vou esperar vai que alguem resolve fazer uma projeção para eu ter mais caminhos e alternativas para seguir...
Abraços..
Mateus23/12/2011 20:43
Aham...Tinha esquecido desse detalhe hehehe
Mas será q tem algum metodo pra madeira ficar mais maleável? 😂
De toda forma, é sempre bom ter muitas opinioes pra ver qual o melhor caminho a seguir...

Abrçs!!
Mcdonald23/12/2011 22:53
Marcio..

Uma das coisas mais difíceis de aprender na arte do Bonsai, talvez não seja nenhuma técnica e nenhuma manha e sim esperar... rs..

Como o amigo Ricardo Paiva e Nickfury falaram, o melhor é esperar ela crescer, por pelo menos um ano, e com uma boa adubação. Até porque suas raízes estão se desenvolvendo e depois desse tempo eu entraria com uma poda drástica mais baixa, para transformá-lo em um hokidachi que é na minha humilde opinião, o estilo mais apropriado.

Enquanto isso, aconselho que adquira mudas de calliandra, ficus, pingo de ouro, ulmus.. assim vc pode já ir praticando outras técnicas e aprendendo mais, deixando a bichinha esquecida por este tempo.

Aproveite para pesquisar bastante, ver vídeos do youtube. Aprende-se muito. Tem um tradutor no google, coloque lá por exemplo transplante de bonsai e coloque na saída em japonês e cole no youtube.. Cara.. vc vê cada coisa... Muito show mesmo.. aposto que vai gostar

Espero ter ajudado...

Grande abraço
marcio gabiatti24/12/2011 14:19
Valew amigo Mc, as especies que me indicou ja tenho um exemplar de todas e ja encaminhadas, porem olho para esse Cambui e vejo como esta descabelado ai ja viu né, fico doido só de pensando em passar a tesoura nele rsrsr.
Quanto ao estilo ainda não vejo um caminho para ele gostaria que todos contribui-se e desse seu pitaco para eu avaliar mas ta dificil rsrs
Vou aguardar mais opiniões abraços....
Alexandre S. Coelho25/12/2011 21:28
Oi Marcio

A idéia do Mateus é viável sim... Você pode proteger o tronco e galhos com tiras de câmera de ar ou similar para fazer a aramagem 😉
Este projeto seria para uma planta esbelta. Do contrário, poda radical para uma árvore menor 😉
marcio gabiatti28/12/2011 19:08
Obrigado amigo Alexandre acho que vou seguir esse projeto para ter uma planta mais esbelta e se caso não me agradar partirei para a poda drastica vc conseguiria fazer uns rabiscos para ver como ela ficaria neste projeto que pretendo seguir?

Abraços...
marcio gabiatti02/01/2012 18:39
Cambuí yamadori <atualizado hoje>
marcio gabiatti escreveu:
esse cambui foi coletado por yamadori fiz apenas poda a uns dois meses, não sabia e fiz em epoca errada rsrs peguei ele deste jeito não mudei nada seria possivel alguma mudança visto que não tenho nada em mente para ele, gostaria da ajuda dos amigos pois achei ele com um bom potencial ele tem cerca de uns 40cm ai vai as fotos....
frente...

por tras...

comentem, abraços a todo os amigos...
marcio gabiatti02/01/2012 18:45

marcio gabiatti02/01/2012 18:50

Abraços a todos..
Roberto Servidio Filho02/01/2012 18:55
Belo movimento...acompanhando !!!
marcio gabiatti21/09/2012 09:18
Vamos dar uma atualizada neste cambui.
O vaso é de treinamento e hj ela se encontra assim desfolhada:

Pitacos são sempre bem vindos...

abraços a todos...
Lucas Sbardelotto21/09/2012 11:17
Ta ficando show... bela evolução
Abraços
MarcoBonsaiPoa21/09/2012 14:55
Bonsai
E ae Márcio, blz!?

Foi uma boa o estilo moyogi mais esbelto, combina com as formas da espécie na natureza.
Aqui onde moro, existe uma mata onde se pode encontrar exemplares centenários de camboí. São árvores finas em relação a sua altura e com folhagem rala e bem aereas, justamente parecidas com a sua. Se pesquisar as árvores de camboís na natureza verás tal semelhança com seu trabalho até aqui! Jamai ví um exemplar de tronco grosso e copa densa na mata!
Abç véio!
gil_fuka21/09/2012 21:21
ricardo, como foi que voce entortou o tronco do cambui?

tenho um exemplar aqui em casa, comprei na ideal bonsai, ainda é um pré, muito pequeno, mas assim mesmo já dá pra ver que a madeira é muito rígida.

tenho dúvidas sobre como entortá-lo.

até mais!

😂

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
JOICIMAR MAGGIONI21/09/2012 22:20
Legal bela planta, só e difícil colocar os galhos onde se quer não e qualquer arame que segura.hehehehehehe!!!!!acompanhando!!!!
marcio gabiatti22/09/2012 06:35
Re: Bonsai
MarcoBonsaiPoa escreveu:
E ae Márcio, blz!?

Foi uma boa o estilo moyogi mais esbelto, combina com as formas da espécie na natureza.
Aqui onde moro, existe uma mata onde se pode encontrar exemplares centenários de camboí. São árvores finas em relação a sua altura e com folhagem rala e bem aereas, justamente parecidas com a sua. Se pesquisar as árvores de camboís na natureza verás tal semelhança com seu trabalho até aqui! Jamai ví um exemplar de tronco grosso e copa densa na mata!
Abç véio!

Realmente Marco pelas minhas andanças pude notar alguns no mato muito finos e com folhagens ralas, estou seguindo a intuição vamos ver em que dá.

abraços...
marcio gabiatti22/09/2012 06:37
gil_fuka escreveu:
ricardo, como foi que voce entortou o tronco do cambui?

tenho um exemplar aqui em casa, comprei na ideal bonsai, ainda é um pré, muito pequeno, mas assim mesmo já dá pra ver que a madeira é muito rígida.

tenho dúvidas sobre como entortá-lo.

até mais!

😂

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/

Gil esse cambui é fruto de yamadori tive a graça de acha-lo com esse belo movimento, já os galhos fui entortando aos poucos...

abraços...
Thomas Eckert22/09/2012 10:44
Esta ficando muito bom, parabéns
gil_fuka22/09/2012 21:38
beleza marcio!

entendi!

muito bonito o movimento mesmo!

até mais!
12