Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku 8 anos

12
Thomas Eckert09/10/2011 10:53
Shimpaku 8 anos
Aqui está meu bonsai de shimpaku, gosto muito do estilo dele, tronco fino e leve inclinação.
Tem 8 anos e não pretendo mudar nada nele.

Ultima foto tirada hoje.
Thomas Eckert18/10/2011 21:10
Com a adubação ele está brotando muito!! (pontos brancos sao respingos de tinta que os pintores fizeram questao de nao tomar cuidado!!)

Israelbonsai22/10/2011 11:20
Resposta
O seu Shimpaku é lindo! O meu é pequenino, só tem 13 cm de altura, e o seu tem quantos cms?
Thomas Eckert22/10/2011 11:47
Da base da planta até a copa deve ter em torno de 20 a 25 cm, descontando o vaso
marcio gabiatti22/10/2011 15:34
amigo Thomas na minha humilde opinião acho que o seu está bem direcionado quanto ao estilo inclinado, porem acho que deveria fazer uma pinçagem nele, iria melhorar e muito, dando claridade a copa e posteriormente aramando para ajustar a copa, aproveita que tem essa otima materia de pinçagem em shimpaku http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19503 abraços...
Thomas Eckert22/10/2011 18:39
estava pensando nisso hoje, preciso pinçar para impedir o crescimento em excesso, mas gosto dessa copa fechada...
Thomas Eckert22/10/2011 18:48
Shimpaku e mini amora

Elio22/10/2011 20:19
Thomas, precisa tomar cuidados com essas folhas amareladas, meio cor de tijolo. Pode ser ácaro. Faça o teste da folha branca.

abraço
Thomas Eckert22/10/2011 20:22
Entao, queria saber como tratar, ela tem manchas brancas sim!! O que fazer?
Elio22/10/2011 21:53
Thomas Eckert escreveu:
Entao, queria saber como tratar, ela tem manchas brancas sim!! O que fazer?

Thomas, o teste é colocar uma folha de papel branca embaixo dos galhos e bater levemente com a mão. Depois, com uma lupa, verificar se há pontinhos bem pequenos se mexendo. É o aranhiço vermelho, que causa esse amarelão nas folhas.
Se for, o tratamento é com acaricida!

abraço
Thomas Eckert27/10/2011 19:34
Pedro Reimão27/10/2011 19:41
Que linda maravilha, quero acompanhar.
marau27/10/2011 22:07
Thomas muto bonita sua planta, vi ela e logo me lembrei da minha que esta no tópico logo abaixo, depois de uma olhada.

Acho que uma pinçagem e estilização da copa dela cairiam muito bem. A planta ja esta muito bem encaminhada. A copa se fecharia com mais organização ficando mais densa e arejada após suscessivas pinçagens o que vai deixar sua planta ainda mais forte e com aspecto mais organizado e menos cansado. Graham Potter explica bem isso nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=_mGo7ORpiHY&feature=related
Parabens pela planta.
Thomas Eckert27/10/2011 22:13
Nao achei sua postagem, me manda o link!!
marau27/10/2011 22:16
é o topico ao lado entitulado: Shimpaku: ultimo trabalho
Thomas Eckert27/10/2011 22:21
Aaa sim, eu ja tinha visto, muito linda!!!
nickyfury28/10/2011 09:20
bonsai
Thomas, a exemplo do que trabalhou o nobre colega Marau, acredito que sua planta possa ficar ainda melhor se voce "estilizar" corretamente, buscando uma limpeza completa via pinçar as acículas, deixando a estrutura aerea mais leve e menos densa. A quantidade de folhagem nessa espécie depõe contra o cultivador, vez que ao invés de ficar "linda", dificulta o acesso de luz e calor solar, reduzindo a circulação de ar entre os galhos finos, atrasando o desenvolvimento da planta como um todo.

Sua planta carece dos cuidados básicos citados acima, e uma correta transposição quanto à formação da estrutura aerea, que pode ser obtida com uma boa aramação, depois que efetuar a pinçagem e o corte dos galhos excedentes, mantendo na planta apenas o minimo necessário de galhos com que formar um bonsai de qualidade técnica mais interessante, além de bonito tambem.

Adquirir uma planta dessa e deixa-la como está, sem "por a mão à massa" para executar nela os trabalhos necessários à sua melhoria, é o mesmo que "colecionar" bonsai: não nos tornamos bonsaistas, dessa maneira, mas apenas colecionadores de plantas envasadas. É preciso trabalhar a planta para que ela se torne melhor do que aparentemente está. Como escrevi no link postado pelo nobre colega Marau, a respeito do excelente trabalho que ele realizou na planta, a sua tambem carece de uma "mostra" de madeira morta, obtida via exploração do tronco na forma de shari ou em galhos mortos e sem casca, chamados jin. Veja um exemplar em que a madeira do junipero é devidamente explorada, como forma de agregar não somente beleza ao trabalho final, mas tambem aumentar a impressão de "mais idade" para a planta:

O que torna o bonsai de shimpaku atrativo não é a densidade de suas acículas, nem uma quantidade excessiva e dispensável de galhos e ramas, mas sim o minimo de galhos usados em sua estilização e a apresentação de sua madeira morta:

Repare na imagem abaixo. Ela apresenta uma verdadeira obra de arte viva, um lindo shimpaku que foi devidamente trabalhado, expondo sua madeira em shari e jin, além de ter recebido uma boa pinçada nas acículas, deixando a estrutura aerea leve e bem apresentavel como deve ser:

O shimpaku existe na natureza dessa forma, com sua madeira sendo exposta pela ação do tempo e do clima:

Ao trazer essa idéia para o bonsai, o cultivador nada mais está fazendo que ajustar seu trabalho ao trabalho que visualizamos na natureza, agregando naturalidade a ele, além de aumentar sua beleza artistica e seu valor potencial:

Outros lindos trabalhos, que poderão servir de modelo inclusive, podem ser visualizados no link abaixo:

http://pamalebe.exblog.jp/11570492/

Na pagina acima, clique na data constante na lateral direita, para abrir outras lindas imagens, mostrando bonsai e mais alguma coisa. 😉
Thomas Eckert28/10/2011 10:08
Agradeço pelas dicas, aprecio esses outros trabalhos, mas pra mim bonsai nao existe um modo correto de se fazer, cada trabalho tem o toque do bonsaista e cada planta é unica. Pra mim esta planta esta 100% perfeita, só mecherei nela ser for pra dar mais vida porem sem mecher em sua forma.

Abrs 😄
nickyfury28/10/2011 10:22
bonsai
Gosto e´igual pescoço: cada um tem o seu. Certamente, não há nenhum impeditivo em manter a planta como está, se assim o quer voce, que é o proprietário e "colecionador". Minha sugestão é que, para o futuro, quando postar plantas da sua coleção, o faça na pagina adequada do forum: "Centro de Exposição Para o Forista", para que os colegas apenas apreciem suas peças de coleção e se abstenham de sugerirem alterações nelas.

Ao postar nessa página, depreende-se que voce busca soluções melhores para que suas plantas de coleção adquiram a qualidade técnica de que necessitam para serem, de fato, consideradas como bonsai por todos os bonsaistas e cultivadores que participam no forum, e não apenas os colecionadores como voce. Então, explica-se o motivo de todos opinarem sobre como proceder corretamente para atingir as melhorias necessárias. Mas se sua intenção é apenas mostrar o que julga ser o supra sumo da beleza, então a melhor página é a que citei acima.
Elio28/10/2011 12:53
Caro Thomas, concordo com o amigo Nicky!
Vc tem colocado plantas no fórum "Minha árvore e sua opinião", porém informando que não pretende mudar. Até aí tudo bem! Mas, ao colocar nesse fórum, o próprio título já diz para os que visitarem teu tópico para postarem opiniões. Como vc não pretende mudar, as opiniões tornam-se infrutíferas e uma perda de tempo para quem opina.
Como o Nicky disse, vc quer mostrar tuas plantas, e quem não quer, né?! Poste no fórum onde o pessoal apenas aprecia e faz comentários sem sugerir mudanças.

Captou, amigo!
Thomas Eckert28/10/2011 12:56
É que tenho que solucionar o problema da brotaçao, desde que comprei ela nao brota direito, e nesta pagina encontrei a solução, que é a pinçagem.
Thomas Eckert28/10/2011 18:47
E a propósito, todas minhas plantas que postei aqui necessito de ajuda, nesta é a coloração que parece ser uma praga, esta assim desde que comprei, no acer eu aceito sugestoes, porem nao vou fazer todas que me derem, eu filtro as que esta dentro do meu gosto e descarto aquelas que nao são do meu agrado, do ulmus nao só aceitei como eu fiz o que foi proposto, assim como no juniperus procumbens...
marau28/10/2011 23:06
Thomas, a coloração do seu shimpaku agredito que tenha 1 ou 2 motivos.

1 - possibilidade de acaros, conforme colocação do Elio;

2 - com certeza excesso de galhos e de acículas na copa dificultando aeração e insolação, pinçagem e poda resolverão seu problema conforme citado acima.

De resto é agua, sol e adubo.
Thomas Eckert28/10/2011 23:27
Bom, eu passei um veneno para pragas e amanha darei uma limpada, o sol e a agua estao ok, ele ta brotando legal mas ta verde soh nas pontas, vou podar legal amanha, mas vou tomar bastante cuidado para manter a forma...
Abrs
Thomas Eckert28/10/2011 23:29
Adubo eu to usando um mensal, todo final de mes eu adubo, e amanha é dia...
12