Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku 8 anos

12
Thomas Eckert02/11/2011 12:14
Seguindo as orientações, fiz uma boa limpeza na copa, deixando os galhos mais leves.
Vejam como ficou...

Tirei tudo isso de agulhas na limpeza.

Assim como ficou...

Vista de cima, esta bem leve agora...

abrs 😄
Alcides Junior02/11/2011 16:10
Thomas Eckert escreveu:
Seguindo as orientações, fiz uma boa limpeza na copa, deixando os galhos mais leves.
Vejam como ficou...

Tirei tudo isso de agulhas na limpeza.

Assim como ficou...

Vista de cima, esta bem leve agora...

abrs 😄

Para quem falou que estava 100% perfeita até que deu uma mudada.
Eu assim como o amigo Nick e o amigo Elio, com certeza faria algumas
mudanças a mais que com certeza dariam beleza ao seu exemplar, mas
como disse que não vai mexer e a planta não é minha só posso dizer
que melhorou. Boa sorte na recuperação dele.
Thomas Eckert02/11/2011 17:58
Eu só limpei por que suas agulhas estavam ficando marrom por falta de luz no interior, pretendo retornar a forma porem com mais vida... eu entendo o que voces disem, mas sei lá, quando vi na loja achei perfeita, eu admiro o estilo com tronco exposto mas acredito que irei me arrepender em perder essa forma...rsrs

Depois compro uma muda e faço isso, eu paguei caro pela forma, não pela grossura do caule pois é muito fino, com o que eu paguei nela eu podia ter comprado 2 mudas de shimpaku com o tronco muito mais grosso e teria 2 bonsais fantásticos, mas o conjunto do vaso com esse estilo me encantou na hora e nao me arrependo de ter comprado...
Elio02/11/2011 19:46
Beleza, Thomas!
Agora sim ficou com mais cara de "árvore". É isso a que nós estávamos nos referindo. Se deixar encher novamente, criando aqueles pom-pom, ficará parecendo muda novamente.
A visão do tronco e os ramos aparecendo deu uma aparência de árvore mais velha.
A silhueta do tronco está muito boa, não precisaria mudar mesmo.

Já melhorou 70%! Para melhorar 100% bastaria fazer a aramação fina, ajeitando os patamares dos ramos.

Mas aí já é exigir demais, né!

abraço
Thomas Eckert03/11/2011 00:36
Posso dar uma estudada nisso sabado, vamos ver...
Thomas Eckert08/03/2012 22:21
Elio escreveu:
Beleza, Thomas!
Agora sim ficou com mais cara de "árvore". É isso a que nós estávamos nos referindo. Se deixar encher novamente, criando aqueles pom-pom, ficará parecendo muda novamente.
A visão do tronco e os ramos aparecendo deu uma aparência de árvore mais velha.
A silhueta do tronco está muito boa, não precisaria mudar mesmo.

Já melhorou 70%! Para melhorar 100% bastaria fazer a aramação fina, ajeitando os patamares dos ramos.

Mas aí já é exigir demais, né!

abraço

Será muito radical isso? o que acha, fiz meio as pressas no photoshop, claro que nao ficará assim, pode ficar muito melhor, opiniões pois estou pensando em mudar um pouco, embora goste muito dela, enjoei um pouco dessa forma, nao mudei a inclinação, só eliminei a copa baixa e remodelei a superior...
Depois com mais calma faço mais estudos...
Thomas Eckert08/03/2012 22:22
e é claro, tirei um pouco de casca do tronco, que parte da base e continua até o lugar da antiga copa
Djalmo09/03/2012 09:10
É um belo material e um belo projeto.
parabéns.
Elio09/03/2012 11:36
Thomas, esse é o caminho.

Sugiro, apenas para tirar a simetria dos dois lados da área verde, ou deixar o lado esquerdo crescer mais, ou não transformar o primeiro galho à direita em Jin.
Aumentar um pouco a largura do shari para aparecer bem.

abraço

Desculpe que sou ruim de Paint!

Thomas Eckert09/03/2012 19:37
Bom, acho que a segunda opção pode ser legal, e muito fácil pois nao exige mudanças drásticas, só aramação... vou fazer algo no PS mais tarde pra ver como fica... agora não é época de mudanças drásticas, mas somente uma leve poda e aramada pode? valew
Elio09/03/2012 22:09
Thomas Eckert escreveu:
Bom, acho que a segunda opção pode ser legal, e muito fácil pois nao exige mudanças drásticas, só aramação... vou fazer algo no PS mais tarde pra ver como fica... agora não é época de mudanças drásticas, mas somente uma leve poda e aramada pode? valew

Pode, Thomas! Com certeza! O Shimpaku aguenta bem!

abraço
Thomas Eckert09/03/2012 22:36
Elio escreveu:

Pode, Thomas! Com certeza! O Shimpaku aguenta bem!

abraço

Legal, amanha estarei mexendo nele!!
Jair Flores09/03/2012 22:52
Élio tudo bem?

Pinçagem, pode se fazer sempre que necessário a qualquer época do ano?

Abraço.
Thomas Eckert10/03/2012 12:14
Atualizando, foto tirada a pouco, esta bem verde, crescimento paralisado pois ja estamos chegando no inverno, tentei estilizar hoje, mas os galhos da copa superior saem todos do mesmo lugar, é complicado, acho que vou comprar uma muda de shimpaku essa semana para trabalhar.

E uma duvida, os brotos da frente estão amarelados, com esses pontinhos, os de tras estão excelentes, azulados e bem saudáveis, será o sol que pega mais na frente? eu deixo ele o dia todo no sol direto.

Elio11/03/2012 09:44
JAIR FLORES escreveu:
Élio tudo bem?

Pinçagem, pode se fazer sempre que necessário a qualquer época do ano?

Abraço.

Jair, exceto Pinheiro Negro (tem época certa) todas as demais espécies podem e devem ser pinçadas o ano todo. Isso quando a planta exige esse tipo de intervenção, não fazer apenas por fazer.

abraço
Elio11/03/2012 10:03
Thomas, faça o teste da folha de papel em branco para ver se esse amarelo não pode ser o começo de infestção de aranhiçio vermelho.

abraço
Jair Flores11/03/2012 10:36
Valeu, muito obrigado.

abraço!
Thomas Eckert11/03/2012 11:33
A Elio, ja borrifei um remedio aqui, é um de um pote verde, sempre resolve tudo que minhas plantas pegam, entao borrifei, é natural mesmo, nao tem problema pra planta... rsrs
12