Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus Parvifolia 2006-2011

123
Fhabio Souza05/01/2012 23:48
Esse tá show! Ainda tenho dó de podar a planta quase toda. hahaha

Mas podar é preciso.
Anderson Neuhaus31/01/2012 23:50
parabens pelo trabalho!
Thomas Eckert04/03/2012 21:04
Fhabio Souza escreveu:
Esse tá show! Ainda tenho dó de podar a planta quase toda. hahaha

Mas podar é preciso.

Ter dó é o que mais atrapalha o trabalho, estou começando a deixar isso de lado e aceitar as mudanças!!
Julio Tijucano04/04/2012 16:36
Saudaçoes Thomas,

Estive acompanhando o desenvolvimento de sua planta e sugiro que invista em um alicate concavo, mais conhecido como alicate bola.
Com ele vc conseguiria de imediato ganhar muito no aspecto de sua planta. Poderia retirar esses pequenos calos e tambem acertar a junçao do tronco com seu novo apice, dando um aspecto mais natural ao conjunto.

fica ai a dica, veja os alicates chineses, eles dao pro gasto e sao bem mais baratos que os japoneses.

até a proxima.
Thomas Eckert05/04/2012 20:50
Julio Tijucano escreveu:
sugiro que invista em um alicate concavo, mais conhecido como alicate bola.

Pois é, sempre quando trabalho nas plantas penso nisso, principalmente nesse exemplar!!

Abraço.
Paulo R B de Medeiros15/09/2012 18:39
como anda a planta ?
Thomas Eckert16/09/2012 00:01
Paulo R B de Medeiros escreveu:
como anda a planta ?

Ótimo, podei hoje, esta muito bonito, só o vaso que um sabiá andou arrancando o musgo rsrs
Vou fotografa-lo amanha e posto aqui
abraço
Thomas Eckert16/09/2012 11:25
Fotos atualizadas, início da brotação de primavera, a planta esta muito bem, o tronco esta se definindo bem, aos poucos vou conduzindo para o caminho certo, levando em conta que ela tem só 6 anos desde seu "nascimento" e 1 ano e meio desde o início da condução, a planta está desenvolvendo melhor que o esperado.

Folhas bem pequenas decorrente de pinçagens constantes.

reisreis16/09/2012 22:05
amigo, bonita sua planta, o nebari realmente eh lindo,

mas n qrendo desviar o assunto, mas, como vc faz para fazer o link ai da sua assinatura não com o endereço do site, mas sim com o nome que vc escolheu por?
Thomas Eckert17/09/2012 13:31
reisreis escreveu:
como vc faz para fazer o link ai da sua assinatura não com o endereço do site, mas sim com o nome que vc escolheu por?

[ Url=http://www...] Nome do link

eu coloquei um espaço depois do colchete pra voce visualizar
reisreis17/09/2012 14:57
Thomas Eckert"]
"reisreis escreveu:</div> como vc faz para fazer o link ai da sua assinatura não com o endereço do site, mas sim com o nome que vc escolheu por?</blockquote>

[ Url=http://www... escreveu:
Nome do link

Valeuu amigo! Tem pitangueira?
Thomas Eckert17/09/2012 18:23
reisreis"]
"Thomas Eckert"]
"reisreis escreveu:</div> como vc faz para fazer o link ai da sua assinatura não com o endereço do site, mas sim com o nome que vc escolheu por?</blockquote>

[ Url=http://www... escreveu:</div> Nome do link [/Url escreveu:

Valeuu amigo! Tem pitangueira?

Ja tive, e tem uma a caminho, pelo que me falaram está muito linda, é muito antiga em um vaso, e está bem grande. Estou a espera, quando chegar posto as fotos do trabalho.
O Guardião24/09/2012 13:52
parabens
Linda planta sou louco poruma mas ainda não achei para comprar.
Estarei acompanhando
Thomas Eckert26/09/2012 20:14
Re: parabens
O Guardião escreveu:
Linda planta sou louco poruma mas ainda não achei para comprar.
Estarei acompanhando

No butãnta vende, no bonsai okuda, tem preços bem variados, partindo de 15 reais se não me engano
flavio bonsai04/10/2012 11:14
ta ficando legal , vá em frente
Thomas Eckert06/04/2013 18:43

Roberto Fávaro15/04/2013 09:05
Thomas,

Acompanhei o seu tópico e li desde o início. Em primeiro lugar, parabéns pelo exemplar. Está ficando muito bonito.

Como sugestão para agregar, eu penso que se você investisse em um vaso maior e o deixasse crescer livremente, investisse em um bom aporte de adubação, talvez você ganhasse alguns anos no cultivo, pois ele desenvolveria mais e ajudaria na formação dos galhos secundários e terciários posteriormente.

Após, ai sim, talvez um alporque e posterior mamadeira para "finalizar". Quero dizer, com isso você voltaria alguns estágios, mas teria um trabalho final superior.

Investir na redução do tamanho das folhas foi bacana, mas eu deixaria para depois de todo este processo que citei a você, pois para obter este resultado você acaba reduzindo ou mesmo deixando de adubar após cada desfolha e o tempo passa e a evolução atrasa.

Naturalmente se for fazer alguma intervenção aguarde o momento certo para evitar prejuízos a saúde da árvore.

Esta é a minha sugestão espero ter contribuído com alguma coisa.
Abraços.
Thomas Eckert16/04/2013 14:05
Roberto Fávaro escreveu:

Esta é a minha sugestão espero ter contribuído com alguma coisa.
Abraços.

Agradeço muito sua atenção.

Sim, vejo todos os pontos que você levantou e todos são extremamente relevantes, procuro me informar bem antes de fazer algo radical como um alporque, adoraria fazer um para corrigir o nebari, mas falta coragem e informação, não tenho preparação pra isso ainda.

Abraço.
Thomas Eckert25/06/2013 19:05
Atualizando, desfoliei hoje...

Agora aguardando a primavera pra possíveis intervenções...

Thomas Eckert25/06/2013 19:24
Musgo do vaso, pena que só fica assim no inverno!

O Guardião25/06/2013 23:09
Sugestão
Cara primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns.
E segundo gostaria de dizer que você pode melhora-la ainda mais se melhorar o tronco e e der uma ajeitada nas raizes. Elas estão muito trançadas.
Na primavera próxima vc pode replanta-la num vaso maior e aproveitar para organizar melhor as raizes em posição radial. Até onde sei esta planta responde muito bem à podas.
Mas esta é apenas uma opinião pessoal. Acredito que o gosto pessoal do dono da planta é que deve sempre prevalecer.
Continuarei acompanhando.
Quanto ao musgo, infelismente, é assim mesmo. O que vc pode fazer é nos periodos de calor borrifar a agua no musgo varias vezes por dia para que fique sempre umido e manter o bonsai mais na sombra, desde que a planta tolere este tipo de procedimento, pois umidade de mais pode prejudicar algumas plantas ou promover o aparecimento e desenvolvimento de fungos.
Um Abraço
Thomas Eckert26/06/2013 09:18
Re: Sugestão
O Guardião escreveu:
Cara primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns.
E segundo gostaria de dizer que você pode melhora-la ainda mais se melhorar o tronco e e der uma ajeitada nas raizes. Elas estão muito trançadas.
o

Agradeço por opinar.

Sim, ja foi questionado muitas vezes a raiz, e realmente tenho intenção de trabalha-la, a planta ainda é bem nova, tem muitos defeitos que precisam ser corrigidos... Com o tempo vou dando forma, com bonsai tudo deve ser feito em etapas e não se pode ter pressa, eu não gosto de fazer tudo de uma vez pra não forçar a planta ao limite então cada etapa eu procuro focar numa parte da planta, como a copa ja esta bem definida, pretendo focar na parte inferior da planta essa primavera.

Quanto ao musgo, não tenho tempo de cuidar o dia todo pois não fico em casa o dia todo então é meio complicado.

Abraço 🙂
O Guardião26/06/2013 11:38
ok
Maravilha. Esta no caminho certo.
Estarei acompanhando.
Thomas Eckert28/06/2013 10:41
Vejam o resultado que consegui com a desfoliação anual, da direita é uma folha de uma muda tirada de um galho do meu bonsai, muda tirada ano passado e nunca desfoliada, da esquerda é uma folha tirada do meu bonsai, ambas são as maiores folhas que encontrei em ambas as plantas, fica evidente o resultado positivo da desfoliação.
Thomas Eckert16/07/2013 10:05
Inicia da brotação no inverno, após desfolia.

Redução significativa das folhas.

123