Esse tá show! Ainda tenho dó de podar a planta quase toda. hahaha
Mas podar é preciso.
Mas podar é preciso.
Fhabio Souza escreveu:Esse tá show! Ainda tenho dó de podar a planta quase toda. hahaha
Mas podar é preciso.
Julio Tijucano escreveu:sugiro que invista em um alicate concavo, mais conhecido como alicate bola.
Paulo R B de Medeiros escreveu:como anda a planta ?

reisreis escreveu:como vc faz para fazer o link ai da sua assinatura não com o endereço do site, mas sim com o nome que vc escolheu por?
Thomas Eckert"]"reisreis escreveu:</div> como vc faz para fazer o link ai da sua assinatura não com o endereço do site, mas sim com o nome que vc escolheu por?</blockquote>Nome do link
[ Url=http://www... escreveu:
eu coloquei um espaço depois do colchete pra voce visualizar
Valeuu amigo! Tem pitangueira? reisreis"]"Thomas Eckert"]"reisreis escreveu:</div> como vc faz para fazer o link ai da sua assinatura não com o endereço do site, mas sim com o nome que vc escolheu por?</blockquote>
[ Url=http://www... escreveu:</div> Nome do link [/Url escreveu:
eu coloquei um espaço depois do colchete pra voce visualizar
Valeuu amigo! Tem pitangueira?
Ja tive, e tem uma a caminho, pelo que me falaram está muito linda, é muito antiga em um vaso, e está bem grande. Estou a espera, quando chegar posto as fotos do trabalho. parabensLinda planta sou louco poruma mas ainda não achei para comprar.
Estarei acompanhando Re: parabensO Guardião escreveu:Linda planta sou louco poruma mas ainda não achei para comprar.
Estarei acompanhando
No butãnta vende, no bonsai okuda, tem preços bem variados, partindo de 15 reais se não me engano ta ficando legal , vá em frente
Thomas,
Acompanhei o seu tópico e li desde o início. Em primeiro lugar, parabéns pelo exemplar. Está ficando muito bonito.
Como sugestão para agregar, eu penso que se você investisse em um vaso maior e o deixasse crescer livremente, investisse em um bom aporte de adubação, talvez você ganhasse alguns anos no cultivo, pois ele desenvolveria mais e ajudaria na formação dos galhos secundários e terciários posteriormente.
Após, ai sim, talvez um alporque e posterior mamadeira para "finalizar". Quero dizer, com isso você voltaria alguns estágios, mas teria um trabalho final superior.
Investir na redução do tamanho das folhas foi bacana, mas eu deixaria para depois de todo este processo que citei a você, pois para obter este resultado você acaba reduzindo ou mesmo deixando de adubar após cada desfolha e o tempo passa e a evolução atrasa.
Naturalmente se for fazer alguma intervenção aguarde o momento certo para evitar prejuízos a saúde da árvore.
Esta é a minha sugestão espero ter contribuído com alguma coisa.
Abraços. Roberto Fávaro escreveu:
Esta é a minha sugestão espero ter contribuído com alguma coisa.
Abraços.
Agradeço muito sua atenção.
Sim, vejo todos os pontos que você levantou e todos são extremamente relevantes, procuro me informar bem antes de fazer algo radical como um alporque, adoraria fazer um para corrigir o nebari, mas falta coragem e informação, não tenho preparação pra isso ainda.
Abraço. Atualizando, desfoliei hoje...
Agora aguardando a primavera pra possíveis intervenções...
Musgo do vaso, pena que só fica assim no inverno!
SugestãoCara primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns.
E segundo gostaria de dizer que você pode melhora-la ainda mais se melhorar o tronco e e der uma ajeitada nas raizes. Elas estão muito trançadas.
Na primavera próxima vc pode replanta-la num vaso maior e aproveitar para organizar melhor as raizes em posição radial. Até onde sei esta planta responde muito bem à podas.
Mas esta é apenas uma opinião pessoal. Acredito que o gosto pessoal do dono da planta é que deve sempre prevalecer.
Continuarei acompanhando.
Quanto ao musgo, infelismente, é assim mesmo. O que vc pode fazer é nos periodos de calor borrifar a agua no musgo varias vezes por dia para que fique sempre umido e manter o bonsai mais na sombra, desde que a planta tolere este tipo de procedimento, pois umidade de mais pode prejudicar algumas plantas ou promover o aparecimento e desenvolvimento de fungos.
Um Abraço Re: SugestãoO Guardião escreveu:Cara primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns.
E segundo gostaria de dizer que você pode melhora-la ainda mais se melhorar o tronco e e der uma ajeitada nas raizes. Elas estão muito trançadas.
o
Agradeço por opinar.
Sim, ja foi questionado muitas vezes a raiz, e realmente tenho intenção de trabalha-la, a planta ainda é bem nova, tem muitos defeitos que precisam ser corrigidos... Com o tempo vou dando forma, com bonsai tudo deve ser feito em etapas e não se pode ter pressa, eu não gosto de fazer tudo de uma vez pra não forçar a planta ao limite então cada etapa eu procuro focar numa parte da planta, como a copa ja esta bem definida, pretendo focar na parte inferior da planta essa primavera.
Quanto ao musgo, não tenho tempo de cuidar o dia todo pois não fico em casa o dia todo então é meio complicado.
Abraço 🙂 okMaravilha. Esta no caminho certo.
Estarei acompanhando. Vejam o resultado que consegui com a desfoliação anual, da direita é uma folha de uma muda tirada de um galho do meu bonsai, muda tirada ano passado e nunca desfoliada, da esquerda é uma folha tirada do meu bonsai, ambas são as maiores folhas que encontrei em ambas as plantas, fica evidente o resultado positivo da desfoliação.
Inicia da brotação no inverno, após desfolia.
Redução significativa das folhas.