Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus Parvifolia 2006-2011

123
Thomas Eckert23/07/2013 22:17
Brotação muito intensa e positiva, mesmo fora de época.
O tamanho das folhas está ótimo!

E as 4 estações do ano, da primavera ao inverno.

Renato Rodrigues Roehrs26/08/2013 18:51
Thomas, esse teu ulmus é a prova maior que o tempo é a melhor técnica para o cultivo do bonsai.
O mais interessante é que quando começamos, não entendemos isso.

Devido a compromissos e outras prioridades, abandonei meus bonsai por quase três anos, e estou retomando este mês.
É incrível a alteração nas minhas plantas, visíveis após este longo período em que estive ausente.

Que belo trabalho este teu!
Parabéns!
Acompanhando.

Abraços.
maket3127/08/2013 22:22
MUITO LINDO... BELA CONDUÇÃO E EXCELENTE TRABALHO DE PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO....

PARABÉNS!!!!
Thomas Eckert28/08/2013 09:36
Obrigado Renato e Maket31, iniciei a condução antes do previsto como citei na descrição mas o resultado foi muito satisfatório, a planta esta muito forte e tem poucos defeitos que serão corrigidos ao longo dos anos, procuro não me precipitar e fazer tudo de uma vez, até porque um bonsai é um exercício de paciência, a cada dia entendo melhor como trabalhar com bonsai e hoje vejo os erros que cometi e as consequências, mas tudo é um aprendizado.
Na ânsia de ter uma planta esperada em um curto período, o que é comum nos iniciantes como observo diariamente aqui no forum e observo também nos meus próprios trabalhos anteriores, acabo por ter plantas que não atingem totalmente as expectativas.

Com essa consegui o que esperava embora muito critiquem, era assim que imaginava essa planta.

Abraços
JOICIMAR MAGGIONI03/09/2013 00:17
Muito bom, parabéns!!!!!!!
erico.bettoni16/04/2014 18:42
Nossa, tenho um Ulmus e todos dizem que os estilos tradicionais para ele não são bons.

Fiquei inspirado, vou deixar o meu crescer um pouco e fazer um ereto informal.

Veja como ele está hoje, já consegui trabalhar bem o tronco principal e o nebari, além de colocar num vaso bem razo, que gosto bastante.
Thomas Eckert17/04/2014 14:14
Bela planta Erico, isso de certo e errado é pra aqueles que vão levar suas plantas em feiras e competições, eu gosto desse estilo mais natural.
O que diria pra fazer na sua é remover todas as folhas uma a uma, além de voce conseguir enxergar os galhos para aramar, irá fazer com que cada vez mais as folhas nasçam menores, veja o resultado que consegui na redução do tamanho das folhas.

Depois de remover as folhas, diria para voce dar uma podada nesses galhos retos, isso é um problema ao lidar com ulmus, não pode deixar a planta crescer livre, ela engrossa o galho mesmo curto, veja as fotos da evolução da minha copa, engrossou e deu um visual limpo sem aquele corte no final.
Sempre que a planta ir brotando voce vai podando, lembre-se que a ultima folha que deixar no galho será onde o novo galho irá brotar, o legal é que voce consegue escolher pra qual lado o galho vai simplesmente deixando a ultima folha do lado que voce quer que o galho nasça.
Isso vai deixar seus galhos com visual mais natural, e dar bastante movimento.

Outra coisa eu diria pra voce aramar mais os galhos na orizontal, pegar os que estão nascendo para cima e para baixo e direciona-los para os lados, dividindo a planta em andares como eu fiz.

Espero que tenha conseguido entender tudo 😂

Boa condução

PS: depois me passe o link do post dessa sua planta para eu acompanhar.

Abraço
Thomas Eckert29/06/2016 12:57
Aguardando na fila pro replantio.

Renato Rodrigues Roehrs05/07/2016 10:46
Show!!!

Abraços.
123