Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Buergerianum (Acer Tridente)

123
Thomas Eckert17/10/2011 12:28
Acer Buergerianum (Acer Tridente)
Bom, aqui vai minha plantinha, gosto muito de acer, vale lembrar que esta planta tem um defeito no tronco, pretendo corrigir, mas falta coragem!!! haha

Bom, comprei no inicio do ano com 8 anos, a muda era Assim:

Depois podei os galhos e as raízes (bastante) e deixei as folhas, forma ainda fora do esperado:

Queda de folhas no inverno:

Início da brotação de primavera:

Remodelado, os galhos foram abaixados para deixar a arvore com início da copa mais baixo:

Foto tirada hoje, brotos bem verdes, estou mantendo na sombra com sol indireto, deixando alguns dias no sol direto das 14 as 16 hrs:

Embora ela tenha um defeito, com as folhas esse defeito irá desaparecer, no entanto, no inverno ele ficará visível, mas não sei se vale a pena um alporque, gosto muito dessa planta, meu medo é não recuperar sua forma!!
Quem sabe um dia eu arrisque!! 😉
Thomas Eckert10/11/2011 20:00
Foto mais recente:
Anderson Neuhaus18/11/2011 21:32
Acompanhando!
SEKI - Elio Luis Secchi18/11/2011 23:31
Thomas, sua planta vem melhorando com suas intervenções. Porém se quiser ter no futuro uma planta de mais qualidade precisa perder o medo e fazer as intervenções mais drásticas que são necessárias, em algum momento. Este momento seria no fim do inverno, início da primavera, ou seja, quanto ela estiver prestes a iniciar nova brotação após a queda invernal das folhas.
Mas tem duas coisas que podem e creio que devem serem feitas logo. Primeiro, corrigir aquele corte no ápice, retirar com alicate cortando ele na diagonal a fim de dar conicidade e propiciar a cicatrização. Arpoveite para retirar toda a madeira que já deve estar podre ali neste corte reto.
Outra coisa é relacionada ao primeiro galho. A forma como ele foi dobrado, subido e depois dobrando torna um aspecto pouco natural. O galho deve ser dobrado o mais próximo possível do tronco, sem formar arco. Ele está um pouco baixo, mas não vejo problema nisso. Dado o formato da planta ele não precisaria ser colocado totalmente na horizontal, mas sim apenas dobrando um pouco com relação ao que estava originalmente. Uma seleção de galhos, mais acima onde há um certo emaranhado também seria interessante. Mas tem certas coisas que somente com a planta na mão se consegue dizer com certeza, então acredito que o amigo, com boa observação, vai chegar a um bom termo.
abraço
Thomas Eckert19/11/2011 10:27
Eu dobro sempre mais do que eu quero por que qnd tiro o arame ele volta um pouco, entao quando eu retirar o arame nao vai ficar tão reto... quando a poda drastica ainda nao criei coragem...rsrs
Thomas Eckert03/12/2011 18:57
Foto tirada hoje, retirei os arames...
Mcdonald03/12/2011 22:31
Thomas..

Como havia lhe dito. rs..

Não gostei desse primeiro galho da esquerda.... sei lá.. ficou muito esquisito.

Abraço véi
Thomas Eckert03/12/2011 23:50
Eu tentei elevar a altura dele, vou trabalhar mais nele
Djalma Dourado23/01/2012 21:36
Acompanhando!
Thomas Eckert11/03/2012 12:05
Elio, depois de exitar bastante, creio chegou o momento das intervenções propostas, ja tenho o musgo para o alporque, no entanto nao comprei o enraizante, funciona mesmo sem ele? Se eu fizer agora, que não é época, eu consigo ter sucesso no alporque? Abraço
Thomas Eckert11/03/2012 12:19
Elio, desde o inicio, a ideia é imitar esse Bonsai, por favor, ajude a conduzi-lo para esta forma:

Átila15/03/2012 21:07
Cara... Vejo mais potencial na sua planta do que esta da foto que você quer copiar! O seu acer tem um nebari incrível, e uma estrutura primária decente que só precisa ser trabalhada e melhorada gradativamente com paciência cuidado e muuuuiiiita observação. Não faça nada que possa se arrepender depois.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Thomas Eckert15/03/2012 22:22
Átila escreveu:
Cara... Vejo mais potencial na sua planta do que esta da foto que você quer copiar! O seu acer tem um nebari incrível, e uma estrutura primária decente que só precisa ser trabalhada e melhorada gradativamente com paciência cuidado e muuuuiiiita observação. Não faça nada que possa se arrepender depois.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7

Valew, vamos ver, mas preciso corrigir isso logo, toda vez que olho pra ela vejo os defeitos mais evidentemente, então assim que puder irei iniciar o trabalho, assim que o elio der sua opinião também.
Átila15/03/2012 22:52
Não entendo da fisiologia dos aceres, mas eu não faria a alporquia agora.

Ricardo Paiva16/03/2012 03:25
Olá Thomas.
Eu não faria o alporque agora pois logo entraremos no outono e a planta reduz muito o metabolismo e as chances de emitir raízes serão drásticamente reduzidas.
Eu já fiz um alporque fora de época, não deu certo, acabei perdendo a parte superior da planta e depois o restante secou.
Eu aguardaria a próxima primavera.
Thomas Eckert21/03/2012 15:18
Ok, obrigado pelas dicas, o que vocês acham de um hokidashi? Talvez o estilo e a conicidade propicie esse estilo, vale a pena mexer tão drasticamente na forma dele? como na foto:
Otoniel Santos21/03/2012 22:06
Acompanhando!!!
Thomas Eckert26/04/2012 20:28
Bom, como ninguem se manifestou, fiz umas projeções...

Assim como a planta esta hoje:

Primeira opção, tamanho igual ao que é hoje, só mais cheia...

Segunda, mais alta e mais dividida.

Terceira e mais radical, corte feito na altura em que o tronco afina mais.

Por favor manifestem-se.

Abraço.
Mcdonald27/04/2012 00:29
Ficou show as projeções heim meu velho..

Jájá vai estar competindo com o Alexandre S. Coelho.. Está no mesmo nipe já...

Parabéns..

Abração
Lucinei Reis27/04/2012 00:41
Para mim a segunda foto esta show de bola !!!!!!!!!!!!!
Thomas Eckert30/04/2012 15:00
Mcdonald escreveu:
Ficou show as projeções heim meu velho..

Jájá vai estar competindo com o Alexandre S. Coelho.. Está no mesmo nipe já...

Parabéns..

Abração

rsrs, fiz de qualquer jeito, nem ficou bom, mas é só pra ter uma ideia, e tb nem quero competir, rsrs...
Mas ai, qual vc prefere?
Pablo Eiterer30/04/2012 17:10
Curti mais a 2ª cara!
Thomas Eckert06/10/2012 12:43
Decisões onde se arrepender não é uma opção! agora é torcer para uma recuperação e assim dar início na nova condução...

JOICIMAR MAGGIONI06/10/2012 16:01
Muito bom agora é só plantar em um vaso maior para facilitar o crescimento dos novos galhos que vai ficar show.acompanhando!!!!!!!!!!!!
Thomas Eckert06/10/2012 17:53
JOICIMAR MAGGIONI escreveu:
Muito bom agora é só plantar em um vaso maior para facilitar o crescimento dos novos galhos que vai ficar show.acompanhando!!!!!!!!!!!!

Eu vou deixar ai mesmo, rsrs, não tenho outro vaso e se eu plantar em vaso de plastico tenho que esconder, não posso deixar a vista aqui em casa
123