LUIZ ARTHUR escreveu:
Thomas Eckert,
Sabias palavras Thomas, devemos sempre que possivel seguir as epocas corretas para as intervencoes.
Abraco.
Exatamente, a planta aguenta sofrer intervenções em qualquer época do ano, mas assim como animais as plantas sofrem traumas quando não são devidamente cuidadas, e é nisso que os iniciantes pecam, não entendem e muitas vezes não aceitam, resultando em uma planta mais fraca, com crescimento mais lento e com um trauma pro resto de sua vida, aí está a diferença entre plantas de iniciantes e plantas de bonsaístas mais experientes.
A receita pro sucesso no bonsai é a paciência, eu tenho aqui uma planta que adoraria poder mexer mas infelizmente tenho que respeitar seu período de atividade, na primavera irei replanta-la em um vazo maior para que desenvolva mais o caule mas ainda não posso mexer pois irei colocar um "freio" nas raízes fazendo elas crescerem somente para os lados, somente na primavera de 2014 se tudo der certo ja poderei fazer as intervenções que desejo. A planta foi adquirida como muda em 2011.
O período de atividade vale para adubação também, onde deve ser intensa na primavera, mínima no verão e zero no inverno.
Existem muitos manuais para cada espécie, mas no geral as plantas tem o mesmo período de atividade, respeitando-os qualquer planta vira um excelente bonsai.
Abraço. 😉