Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Buergerianum (Acer Tridente)

123
Denis Araújo27/03/2013 22:10
Pessoal,

Gosto muito desta planta mas tenho medo de comprar um visto que moro no Rio de janeiro.
Vocês acham que dá para ter um Acer aqui?

Um abraço
Victor Néto28/03/2013 01:56
Denis Araújo escreveu:
Pessoal,

Gosto muito desta planta mas tenho medo de comprar um visto que moro no Rio de janeiro.
Vocês acham que dá para ter um Acer aqui?

Um abraço

Da sim, Denis! Mas no verão tem que ficar atento quanto a rega!
Aqui no RJ é bem quente! Já vi bastante gente daqui do RJ com excelentes exemplares.
Thomas Eckert28/03/2013 14:57
Pois é, eu mudo as plantas de lugar em cada estação do ano, para que recebam sol o suficiente, agua e temperatura, assim evito que sequem ou fiquem umidas demais, ja aprendi os pontos certos da casa para cada planta rsrs

O acer vai bem sim, só respeite sua época de atividade para realizar podas e intervenções.

Abraço.
LUIZ ARTHUR28/03/2013 21:40
Thomas Eckert,

Sabias palavras Thomas, devemos sempre que possivel seguir as epocas corretas para as intervencoes.

Abraco.
Thomas Eckert01/04/2013 13:53
LUIZ ARTHUR escreveu:
Thomas Eckert,

Sabias palavras Thomas, devemos sempre que possivel seguir as epocas corretas para as intervencoes.

Abraco.

Exatamente, a planta aguenta sofrer intervenções em qualquer época do ano, mas assim como animais as plantas sofrem traumas quando não são devidamente cuidadas, e é nisso que os iniciantes pecam, não entendem e muitas vezes não aceitam, resultando em uma planta mais fraca, com crescimento mais lento e com um trauma pro resto de sua vida, aí está a diferença entre plantas de iniciantes e plantas de bonsaístas mais experientes.

A receita pro sucesso no bonsai é a paciência, eu tenho aqui uma planta que adoraria poder mexer mas infelizmente tenho que respeitar seu período de atividade, na primavera irei replanta-la em um vazo maior para que desenvolva mais o caule mas ainda não posso mexer pois irei colocar um "freio" nas raízes fazendo elas crescerem somente para os lados, somente na primavera de 2014 se tudo der certo ja poderei fazer as intervenções que desejo. A planta foi adquirida como muda em 2011.

O período de atividade vale para adubação também, onde deve ser intensa na primavera, mínima no verão e zero no inverno.

Existem muitos manuais para cada espécie, mas no geral as plantas tem o mesmo período de atividade, respeitando-os qualquer planta vira um excelente bonsai.

Abraço. 😉
Victor16/04/2013 22:30
Acompanhando aqui
Tá ficando muito bonita!
Abraço
ANDRÉ_F18/04/2013 00:40
LUIZ ARTHUR escreveu:
Thomas Eckert,

Abraco.

Olá pessoal,
primeiramente, belo acer.... estou acompanhando.
desculpe pegar carona no assunto, mas tenho uma dúvida sobre: devemos trabalhar o bonsai na época certa para que ele responda melhor (cresça mais). Sendo assim, para os casos em que a árvore atinge seu "estado final", a poda FORA de época, por exemplo, pode ser usada para produzir uma brotação menos intensa??? freando assim o crescimento ou mantendo a forma desejada?
Obrigado, abraços
André
Thomas Eckert18/04/2013 13:57
ANDRÉ_F"]

Eu acho que não se deve podar fora de época, afinal fora de época ou a planta esta armazenando energia ou usando a energia armazenada, portanto podar ela você estará interferindo em um desses ciclos.

Abraço
Elio18/04/2013 16:32
André, para bonsai "prontos" existem regras totalmente diferenciadas das mudas e prés.

Começa-se com substrato diferente: Mais compacto (evitar crescimento das raízes)
Depois, muito sol e pouca água (Evita a planta se desenvolver em demasia)
Adubo, o suficiente para sobreviver.
Poda, somente as de manutenção para a planta não perder a forma.

Abraço
ANDRÉ_F18/04/2013 16:52
Elio escreveu:
André, para bonsai "prontos" existem regras totalmente diferenciadas das mudas e prés.

Começa-se com substrato diferente: Mais compacto (evitar crescimento das raízes)
Depois, muito sol e pouca água (Evita a planta se desenvolver em demasia)
Adubo, o suficiente para sobreviver.
Poda, somente as de manutenção para a planta não perder a forma.

Abraço

Obrigado, Elio
e no caso de mudas que tem galhos desproporcionais que eu queira segurar o crescimeto, será que funcionaria???
abraços
Elio18/04/2013 21:28
Nesse caso, é melhor podar tais galhos (muito grossos em posição errada) no início da primavera e não podar os outros.
Thomas Eckert14/04/2014 17:10
Pessoal, depois de muito tempo adiando o inevitável, fiz o que ja era fato, plantei em um vaso maior e confesso que me arrependo de não ter feito antes, a planta estava tão apertada no vaso que só tinha raízes no vaso e ja nem desenvolvia mais galhos, enfim, está ai, só tirei do vaso menor e coloquei nesse grandão.

agora é só esperar

Abraços

Victor29/04/2014 01:10
Acompanhando!
Tiago R29/04/2014 20:19
Agora vai hein!

Bela planta.
Rafael Argentino27/09/2014 09:00
Acompanhando!
Diegoks03/05/2015 15:53
Olá Thomas, como está a sua planta nos dias de hoje??? Fiquei muito curioso com o desenvolvimento dela...
Abraço
Thomas Eckert21/07/2015 14:07
Diegoks escreveu:
Olá Thomas, como está a sua planta nos dias de hoje??? Fiquei muito curioso com o desenvolvimento dela...
Abraço

Entao cara ela esta no vazo grande ainda, ultima poda que fiz eu cortei bem curto os galhos e baixei um pouco, mas como estamos no inverno ela esta em dormencia, vamos ver se na primavera ja muda alguma coisa ai posto fotos.
Abraço
gustavomartins02/09/2015 16:00
Aguardo as fotos!, Só acho q vc usa um substrato pouco drenante e isso dificulta o crescimento das raizes e consequentemente deixa lento a engorda dela tb.
CARLOVICH06/02/2016 20:15
Thomas... queria saber como esta a planta... recentemente fiz uma poda na minha e ainda bem que ela reagiu bem nos últimos 3 meses...

Acho que devemos ir acompanhano paralelamente nossos links... gde abraço

Obs..Se tiver foto atual vai ser legal.
gustavomartins10/02/2016 15:39
tb aguardo informações sobre a planta
Thomas Eckert18/04/2016 12:15
Esta exatamente igual, não desenvolveu nada, deve ser por causa do calor, aqui no interior é quente e seco, a planta esta adormecida, vou tentar trocar a terra em agosto e ver como ela reage, por enquanto estou jogando fertilizante mas nenhuma resposta ainda em 6 meses adubando.
Planta de clima frio sofre aqui.
Thomas Eckert26/12/2016 10:29
Atualizando, depois da desfolia desse ano, tive um bom resultado no crescimento e redução das folhas.

João Pinheiro13/01/2017 23:10
Muito bonito, Thomas.

E o local da cicatriz, vc está cuidando de alguma forma daquele local? te pergunto pq fiz um procedimento similar na minha pitangueira, uma drástica que ficou apenas um toco. Estou tendo trabalho para reconstruir a copa e comecei a me interessar pela reparação destas partes a partir dela.

Abraço, estarei acompanhando.
Thomas Eckert14/02/2017 14:11
João Pinheiro escreveu:
Muito bonito, Thomas.

E o local da cicatriz, vc está cuidando de alguma forma daquele local? te pergunto pq fiz um procedimento similar na minha pitangueira, uma drástica que ficou apenas um toco. Estou tendo trabalho para reconstruir a copa e comecei a me interessar pela reparação destas partes a partir dela.

Abraço, estarei acompanhando.

Por enquanto nao, deixei o toco reto mesmo, estou contando com o processo matural de apodrecimento mas futuramente se precisar vou fazer um buraco com um corte com a dremel para parecer uma arvore rachada.
123