Acerola Moyogi 01.
Guilherme Luz23/10/2011 11:47
Acerola Moyogi 01.
Acerola, tronco sinuoso.
Amigos essa é uma de minhas acerolas e com certeza é a atual favorita, rsrs, e gostaria de contar com a opinião e com as dica de vcs.
Eu consegui essa por meio de estaquia:

Nessa foto mostra ela já com uma intensa brotação e com um belo sistema radial.
Depois de um tempo vemos ela já com um troco sinuoso e com formação de belos galhos:
Nessa já podemos observar um ápice mas bem definido e se desenvolvendo livremente (a intenção é intensificar o fluxo de seiva fazendo o tronco engrossar)
E aqui vemos o tronco e sua sinuosidade:
conto com a ajuda e colaboração de todos, opiniões e principalmente críticas são muito bem vinda.
Antecipadamente agradeço.
AguiaR23/10/2011 13:15
Guilherme, eu sou iniciante no bonsai, mas creio que posso opinar sobre uma coisa: noto que a conicidade da sua planta inverte a partir do segundo galho, então, eu faria um corte um pouco acima desse segundo galho e tornaria ele o ápice da planta utilizando da aramação. Esperaria surgir novos brotos na parte de baixo, pois esse corte irá favorecer a isso e seguiria trabalhando nela com o passar do tempo. O restante que você teria cortado eu optaria por tentar fazer uma propagação de raízes por estaquia. Caso não queria fazer estaquia, então poderia fazer um alporque e aí você não iria perder a outra parte.
Na minha humilde opinião faria isso, mas espera mais pessoas se manifestarem!
(edit #1)
Bom, pensei nisto aqui. Você poderia desenvolver ela dessa maneira, plantá-la mais inclinada para a direita ( de acordo com a foto) e tê-la em dois troncos, onde poderá fazer uma copa redonda, que é o normal da acerola na natureza. Acredito que isto possa proceder! 😄
Abraços
Anderson Neuhaus23/10/2011 14:44
Òrima muda meu amigo! muito potencial para um mame!
Guilherme Luz23/10/2011 19:56
Mame?
Num sei se eu tenho potencial para cuidar de um mame ainda, pretendo deixá-la do jeito que tah.
Quanto a conicidade não se preocupem, vou deixá-la se desenvolver para engrossar com o tempo ela ganha um pouco mais de conicidade se ela não ganhar por si só eu faço umas incisões na parte de baixo como a acerola cicatriza muito rápido, ela engrossa no local das incisões.
Não quero me desfazer dessa parte superior bonita que ela tah.
Aguardo mais sugestões.
AguiaR23/10/2011 20:03
Guilherme,
já que você sabe que pode fazer isso, então, é melhor deixar mesmo! 😄
Eu realmente gosto da sinuosidade da planta, mas como havia dito, por ser iniciante, não sabia desse detalhe de poder fazer incisões no tronco e ali engrossar... se puder, poderia me dar mais informações a respeito disto?
grato!
Guilherme Luz23/10/2011 23:08
Consiste em vc fazer incisões na parte de traz do tronco de forma que a casca vai cicatrizar e agaba por "inchar" de forma que o troco engrossa um pouco.
Vamos ver se dá certo!
Green_bsb25/10/2011 11:09
Me desculpe a sinceridade, mas o companheiro Aguiar tem toda razão, por mais que faça incisões no tronco, a conicidade invertida vai sempre permanecer. Eu particularmente até faria uma poda mais drástica que a sugerida, pois vejo, apesar de ser foto, que a conicidade não está estabelecida em toda planta. Portanto acho pertinente a poda do galho sugerida pelo colega. Lembrando que a qualidade técnica de um bonsai é extremamente importante, pois farão total diferença quando a árvore estiver pronta.
Paciência é uma das virtudes dessa arte, se caso opte pela intervenção, não se preocupe, pois cuidando adequadamente da mesma, novos galhos surgirão substituindo o que precisou ser cortado.
Boa sorte! Abraço.
Laudir25/10/2011 13:39
lasca a tesoura nela .... vai brotar com mais intensidade!
Filipe Henrique25/10/2011 13:56
rapaz,
desculpe mas acho que não é a hora de cortar, o tronco tem movimento, tem galhos dsitribuiidos em varias direções mas é uma planta fininha...
melhor mesmo seria deixar ela engrossar, e pra isso quanto mais galho melhor.
planta no chão ou pbacia, a estrutura primaria já é boa... e é a primeira faze da formação, formar o tronco, boa base de galhos principais... agora engrossa e depooois vc ramifica.
abraços
Guilherme Luz25/10/2011 18:40
Vlw, Filipe, eu vou deixar ela se desenvolver bem agora, pra poder engrossar, crei que com o tempo ela adquira mais conicidade.
Obrigado pela dica, to tentando ver aqui se minha tia deixa eu plantar ela no quintal pra ela dar uma bombada.
até mais.
Guilherme Luz12/12/2011 22:46
Gente, eu fiz algumas incisões na parte posterior da base do tronco dela, ela engrossou bem no local e resolveu em partes o problema da conicidade invertida, e deixei o ápice desenvolver livremente pra ela engrossar mais e parece estar funcionando.
Ela continua na mamadeira.
Alguém ai tem um guia de cuidados para acerola?
tipo em qual época podar? em qual época adubar? em qual época aramar?
Alguma tabela que nos oriente.
Antecipadamente agradeço pela ajuda...
Laudir12/12/2011 22:55
Guilherme Luz escreveu:
Gente, eu fiz algumas incisões na parte posterior da base do tronco dela, ela engrossou bem no local e resolveu em partes o problema da conicidade invertida, e deixei o ápice desenvolver livremente pra ela engrossar mais e parece estar funcionando.
Ela continua na mamadeira.
Alguém ai tem um guia de cuidados para acerola?
tipo em qual época podar? em qual época adubar? em qual época aramar?
Alguma tabela que nos oriente.
Antecipadamente agradeço pela ajuda...
eu tenho podado ela em qualquer época
ela responde bem às podas, porém na primavera ela estoura em brotos!
Guilherme Luz12/12/2011 22:57
BLZ, Laudir, mas e quanto à adubação?? Eu estava pensando em colocar um pouco de torta de mamona na mamadeira dela, e depois ir aos poucos associando com fosway? em que época eu posso fazer isso??
Lucinei Reis12/12/2011 23:00
Acompanhando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Laudir12/12/2011 23:35
Guilherme Luz escreveu:
BLZ, Laudir, mas e quanto à adubação?? Eu estava pensando em colocar um pouco de torta de mamona na mamadeira dela, e depois ir aos poucos associando com fosway? em que época eu posso fazer isso??
pode mandar bala na adubação que ela aceita bem.
Desde que vc nao tenha feito um yamadori em menos de 45 dias, detona com a adubação que ela vai responder bem.
Guilherme Luz13/12/2011 16:49
Laudir, vlw, vou começar a adubação, e vou postar uma foto atual e depois da adubação. até lá:
Anderson Neuhaus13/12/2011 23:40
linda planta!!!
Guilherme Luz28/12/2011 11:51
Amigos só para atualizar:
Reparem como eu estou desfolhando alguns galhos na intenção de mantê-los mais finos que os galhos mais baixos...

vejam como eu estou conseguindo reverter o problema da conicidade invertida, agora aos poucos a conicidade está se tornando positiva e a tendencia é melhorar...

Detalhe nas incisões que fazem com que o tronco engrosse mais na base.
Opiniões são bem vindas...
Guilherme Luz05/02/2012 14:11
Atualizando
Fiz um transplante nela, coloquei em uma bacia ligeiramente maior...
Ela está se recuperando bem
Nebari, imagens do transplante.
vista de frente
Sujestões???
Guilherme Luz07/02/2012 10:26
Ninguem se arrisca??
😢
Lucinei Reis07/02/2012 11:04
Ela esta com uma ótima ramificação na raiz, parabéns vai ter um bom nebari 😉
Vhalveruth07/02/2012 11:17
arame ela agora começo de fevereiro ou deixe só para o final do inverno
esta na hr de começar a dar forma
abraços
Guilherme Luz07/02/2012 12:43
Vlw pelas dicas, vou esperar ela se fixar um pouco mais, esperar ela se recuperar do transplante... e depois vou aramar para modelar melhor os galhos...
Obrigdo mais uma vez...
Guilherme Luz03/03/2012 14:00
Atualizando...
Estou dando um tempo para ela se recuperar do transplante.
Daqui a 15 dias iniciarei uma leve adubação com torta de mamona + farinha de osso + cinzas + ração de cachorro triturada, tudo em partes iguais, em pouca quantidade pra não sobrecarregar os substrato.
Oque acham??
Antecipadamente agradeço
Guilherme Luz05/03/2012 14:46
Alguma opinião??
Preciso saber se posso adubar agora ou preciso esperar mais tempo.
ou se alguem mais experiente em acerolas sabe me dizer qual o melhor adubo...