Acerola Moyogi 01.
Guilherme Luz23/10/2011 11:47
Acerola Moyogi 01.
Acerola, tronco sinuoso.
Amigos essa é uma de minhas acerolas e com certeza é a atual favorita, rsrs, e gostaria de contar com a opinião e com as dica de vcs.
Eu consegui essa por meio de estaquia:

Nessa foto mostra ela já com uma intensa brotação e com um belo sistema radial.
Depois de um tempo vemos ela já com um troco sinuoso e com formação de belos galhos:
Nessa já podemos observar um ápice mas bem definido e se desenvolvendo livremente (a intenção é intensificar o fluxo de seiva fazendo o tronco engrossar)
E aqui vemos o tronco e sua sinuosidade:
conto com a ajuda e colaboração de todos, opiniões e principalmente críticas são muito bem vinda.
Antecipadamente agradeço.
AguiaR23/10/2011 13:15
Guilherme, eu sou iniciante no bonsai, mas creio que posso opinar sobre uma coisa: noto que a conicidade da sua planta inverte a partir do segundo galho, então, eu faria um corte um pouco acima desse segundo galho e tornaria ele o ápice da planta utilizando da aramação. Esperaria surgir novos brotos na parte de baixo, pois esse corte irá favorecer a isso e seguiria trabalhando nela com o passar do tempo. O restante que você teria cortado eu optaria por tentar fazer uma propagação de raízes por estaquia. Caso não queria fazer estaquia, então poderia fazer um alporque e aí você não iria perder a outra parte.
Na minha humilde opinião faria isso, mas espera mais pessoas se manifestarem!
(edit #1)
Bom, pensei nisto aqui. Você poderia desenvolver ela dessa maneira, plantá-la mais inclinada para a direita ( de acordo com a foto) e tê-la em dois troncos, onde poderá fazer uma copa redonda, que é o normal da acerola na natureza. Acredito que isto possa proceder! 😄
Abraços
Anderson Neuhaus23/10/2011 14:44
Òrima muda meu amigo! muito potencial para um mame!
Guilherme Luz23/10/2011 19:56
Mame?
Num sei se eu tenho potencial para cuidar de um mame ainda, pretendo deixá-la do jeito que tah.