Acerola Moyogi 01.
Laudir05/03/2012 15:06
Guilherme Luz escreveu:
Alguma opinião??
Preciso saber se posso adubar agora ou preciso esperar mais tempo.
ou se alguem mais experiente em acerolas sabe me dizer qual o melhor adubo...
Creio eu que pode sim
Guilherme Luz05/03/2012 15:21
Vlw Laudir, qual adubo vc acha mais adequado??
Laudir05/03/2012 18:24
Guilherme Luz escreveu:
Vlw Laudir, qual adubo vc acha mais adequado??
eu uso somente torta de mamona e farinha de osso, quando em lugares altos, pq minha cachorrinha come toda a farinha de osso kkk
Guilherme Luz05/03/2012 19:28
Hehehe, ainda bem que não tenho cachorro.
Blz, Laudir, mais uma vez obrigado, vou inciar a adubação uma colher de sopa de cada basta ou devo colocar mais?
Guilherme Luz16/12/2012 16:59
Amigos, seria essa uma boa época pra adubar?
Estou pensando em torta de mamona e farinha de osso em pouca quantidade e um adubo folhar (FosWay).
Alguem acha correto?
Renan Alves Santos16/12/2012 17:25
Tenho acerolas na mamadeira e ultilizo TM+FO, porém não sou muito confiável porque sou iniciante. Porem, gostaria de saber o que seria conicidade invertida? Tentei visualizar isso na sua planta mais não consegui ver! abraço!
Guilherme Luz16/12/2012 17:56
Conicidade invertida é quando o tronco é mais fino embaixo do que em cima.
Bonsai deve ter conicidade ou seja ser groço embaixo e ir afinando (como um cone).
Dessa forma, conicidade invertida é quando ocorre o contrário.
No caso da minha acerola isso já está sendo sanado.
E continue acompanhando eu postarei fotos mais atuais em breve.
Até mais...
Renan Alves Santos16/12/2012 18:06
Entendi Guilherme, vejo que tem vários trabalhos com acerola, tenho algumas acerolas aqui e assim que puder posto para que possa me dar sujetões, sou iniciante! abraço!
Guilherme Luz17/12/2012 11:10
Posta mesmo, Renan, vou te ajudar com o que puder.
Um abraço e continue acompanhando meus trabalhos...
Guilherme Luz02/01/2013 14:15
Galera, atualizando aqui...
Notem que estou deixando o ápice crescendo livre, o que contribuiu muito para o tronco engroçar bastante.
Detalhe do tronco:
AguiaR02/01/2013 14:37
Guilherme as fotos não estão aparecendo!
Tenta postar no imageshack.com
sempre posto por lá! 😄
Bom, mas pelo site da sua imagem, deu para ver.
Será que esse crescimento do tronco está fazendo você perder a conicidade?
E os galhos ainda continuam com uma diferença em relação ao tronco... você pretende engrossar o tronco ao máximo para depois trabalhar a planta?
abraços
Guilherme Luz02/01/2013 14:44
Resolvi o problema das fotos,
AguiaR, o problema com a conicidade já existia antes, e pra te falar a verdade melhorou muito, era muito pior...
Mas notei mesmo que os galhos pararam no tempo. Vc acha bom eu cortar logo esses galhos de sacrifício???
Obrigado pelo comentário...
AguiaR02/01/2013 14:49
Bom... agora de imediato eu vejo duas opções...
1 - Você tira o galho de sacrifício, arama um novo ápice e desfolha todos os galhos deixando apenas o primeiro crescer livremente, sem desfolhá-lo. Acredito que isso irá favorecer a este galho tomar uma proporção maior em relação aos outros. Neste caso, teria que ir fazendo isso aos poucos, galho por galho, até chegar num resultado bom.
2 - Mais radical, entretanto teria um resultado mais rápido. Cortaria ou faria um alporque, acima do segundo galho, conforme a última imagem. Tracionaria o "segundo galho" transformando-o no novo ápice e esperaria as brotações para ir desenvolvendo sua planta.
O restante da planta, se foi oriundo de um alporque transplanta. Se não, tenta enraizar por estaquia. Mas o mais seguro para não perder é o alporque!
Vejo essas duas possibilidades... de imediato. Mas pode ser que existam outras possibilidades que não me venha à percepção agora! 😄
Grande abraço
Guilherme Luz02/01/2013 14:53
Acho que vou tentar a primeira opção, depois se num der certo (coisa que eu acho que não vai acontecer) acho que vai dar certo. Se naõ der, eu uso a segunda opção.
Até por que se eu for engroçando galho por galho de baixo pra cima eu vou acabar dando uma conicidade a ela.
Até lá...
AguiaR02/01/2013 14:55
Tudo bem... então você tem que se ligar em não deixar os outros galhos se desenvolverem tanto, até chegar num ponto em que ache bom para o primeiro. E assim por diante.
Boa sorte e muita paciência! 😄
Abraço
Ah, espera também outras opiniões! :]
AguiaR02/01/2013 14:57
Só mais uma coisinha...
Onde você pretende cortar o galho de sacrifício?
Qual galho será o novo ápice?
:]
Guilherme Luz02/01/2013 15:02
acho que vou cortar logo acima daquelas folhinhas lá pra ver se brota um novo. se não brotar eu amarro o outro galhinho de baixo pra ser o novo ápice.
AguiaR02/01/2013 15:08
Na minha opinião:
😄
Guilherme Luz02/01/2013 15:23
Nossa, AguiaR, ótima dica, mas vou deixar essa intervenção pra proxima vez que eu vier aqui na casa dos meus pais ( é aqui que ficam meus bonsai).
Renan Alves Santos02/01/2013 18:13
Linda planta, porém não devia ter galhos saindo na frente da planta? Tenho uma acerola que pretendo aderir ao estilo moyogi, por isso gostaria de tirar essas dúvidas! Obrigado galeera! 😄
AguiaR02/01/2013 18:36
Renan,
isso era outro aspecto que eu tinha visto também, mas acredito que não tenha colocado aqui...
Boa observação! :]
Renan Alves Santos05/01/2013 15:22
Verdade Aguiar! Abraços! 😄
Seph190310/02/2013 15:43
Verdade...
sobre o galho da frente, li que em se tratando do estilo formal ereto,
podemos conduzir o sexto galho da planta para a frente.
Mas não sei sobre o ereto informal...
Acompanhando...
Filipe Henrique10/02/2013 16:51
seria o 4º galho o de frente brother.... mas os 3 primeiros são mais importantes.
tomaria cuidado apenas pra não ter uma frente muito vazia..
quanto a poda, acho que poderia deixar ganhar mais calibre de tronco primeiro. Inclusive, acho que pode deixar os galhos darem uma esticada boa também. Dessa forma a planta engrossa mais rápido e os galhos ganham calibre proporcional ao tronco... eu costumo deixar os galhos esticarem e depois podo no primeiro ou segundo nó de brotação.
refaço toda a ramifica secundaria e terciaria a partir dos toquinhos dos galhos podados restantes.