Shimpaku - ultimo trabalho
marau27/10/2011 15:30
Shimpaku - ultimo trabalho
Olá Pessoal, sou novo por aqui e hj vou mostrar o trabalho que fiz final de semana. Faz 2 semanas comprei esse shimpaquinho de 7 anos em uma floriculturo (60 reais), vi futuro nele e mandei bronca.
Inicialmente era assim:
Reparem que a planta esta bem saudável, porém com uma copa muito denta e com muitos galhos, então para melhorar a estética, a saude da planta a insolação e o arejamento, pincei ela, depois podei, depois aramei e por ultimo fiz o refinamento ficando assim:
Espero que tenham gostado, agora ela vai ficar em repouso para adensamento da copa.
Gostaria muito de sugestões para o futuro dela.
Abraços e obrigado a todos.
Nikkei 10027/10/2011 18:03
Um ótimo trabalho Marau!
Gostei da segunda foto como frente, está mostrando bem o tronco e ramificação dos galhos.
O que acha de posicionar o final do primeiro galho apontando um pouco mais para baixo, seguindo a linha dos demais galhos mais altos?
É só uma idéia que me surgiu, mas o trabalho está impecável!
marau27/10/2011 18:20
Nikkei.
Concordo com vc, esse era um dos meus objetivos, ocorre que na poda foi retirado um galho grosso muito proximo ao 1 galho, então fiquei com medo de tracionar demais ele e rachar a planta. assim meu plano é esperar iniciar a cicatrização e ano que vem com auxílio de ráfia ou borracha dar o movimento que vc citou ao 1 galho.
Esta anotada a idéia, obrigado.
marcio gabiatti27/10/2011 19:03
Parabens Marau otimo trabalho e belo achado na floricultura quando achar mais plantas deste tipo e por esse precinho me avise rsrsrs abraçosss..
marco_avelar27/10/2011 19:14
Marau, em se tratando de um shimpaku, esse foi o melhor dinheiro gasto nessa espécie que eu já vi. A planta é muito boa e você fez um bom trabalho.
Abraço.
Pedro Reimão27/10/2011 19:24
Marau vou acompanhar por que não sei nada de como tratar esta planta e já percebi que vou aprender muito com você.
Filipe Henrique27/10/2011 19:41
60 reais??!
aqui em vitoria vc só consegue comprar uma mudinha com essa grana... tem mais de onde veio esse?!
otima aquisição e otimo trabalho.. rapaz, não fico feliz enquanto não dou um pitaco e nesse caso, acho que faltou um shari bem na frente dele. só sugestão mesmo, já ta LINDÃO!
ABRAÇOS
Tiago R27/10/2011 20:26
Linda cara...muito linda.
marau27/10/2011 21:53
Legal que vcs se agradaram do shimpaquinho,
De fato pessoal, também achei 60 reais barato, pela etiqueta no vaso vcs ja devem saber quem é o produtor. Na floricultura aqui de Florianopolis os bonsais tem o preço tabelado pelo ano e não pela estrutura ou espécie, logo como esse tem 7 anos o preço ficou 60 pila rssss ... eu sempre olho os bonsais em todo lugar que vou, volta e meia a gente encontra uns achadinhos, fica a dica, pra vc ter uma planta ajeitadinha não precisa pagar caro, é só ter paciencia e ficar de olho que volta e meia surge plantinhas bacanas por preços bem razoaveis.
Boa idéia Filipe, olhando pra ela acho que um chari na frente vai cair muito bem, se a frente for a 1 foto da pra aproveitar a cicatriz da poda do primeiro galho, faltando apenas abrir o mesmo para baixo. Ótima dica, esta anotada e será feita ano que vem junto com o transplante para um vaso mais apropriado. Por enquanto, troca de vaso, chari e sinuosidade no 1 galho serão os trabalhos do ano que vem.
Pedro esse é meu primeiro shimpaku, vamos aprendendo juntos, no que puder lhe ajudar estou a disposição. Fiz todo o trabalho seguindo os videos do Graham Potter a disposição no youtube.
Marcio pode deixar, quando encontrar o proximo achado te dou um toque, pq moro em apto e meu espaço é muito limitado, máximo 3 bonsais, ai quando acho um bacana ou faço uma doação de um dos meus para abrir espaço ou dou a dica para alguém rsss
Thomas Eckert27/10/2011 22:22
Realmente valorizou a planta!!!
marau27/10/2011 22:27
Sim Thomas, agora é esperar a copa encher novamente, porém de forma mais organizada, veja que com a organização dos galho, poda e a pinçagem foi somado mais um componente ao visual da planta que é a visualização da estrutura, ela deixou de ser uma planta "bidimensional" e passou a ter 3 dimensões, pois ganhou profundidade. Agora a copa vai adensar em harmonia com a estrutura da planta, quando houver resultados atualizei as fotos para comparar o antes e o depois.
Anderson Neuhaus27/10/2011 23:06
Belo trabalho! acompanhando.
Filipe Henrique27/10/2011 23:43
marau escreveu:
Ótima dica, esta anotada e será feita ano que vem junto com o transplante para um vaso mais apropriado. Por enquanto, troca de vaso, chari e sinuosidade no 1 galho serão os trabalhos do ano que vem.
atente que não é recomendavel trabalhar parte aerea e raizes ao mesmo tempo, essa especie é bem chata quanto as estaçções do ano e as intervenlções.
- shari parte descascada do tronco
- jim galho morto
vc pretende matar o 1º galhos e transforma-lo em jim?
marau escreveu:
Marcio pode deixar, quando encontrar o proximo achado te dou um toque, pq moro em apto e meu espaço é muito limitado, máximo 3 bonsais, ai quando acho um bacana ou faço uma doação de um dos meus para abrir espaço ou dou a dica para alguém rsss
quando quiser fazer uma doação, eu to na fila e pago o frete!
kkkkkkkkk
grande abraço
marau28/10/2011 00:37
Rsss, pode deixar Filipe, vc paga o frete e mando rsss.
Sim, a intenção é um shari. Veja na primeira foto depois da planta trabalhada, ela tinha tronco duplo que foi podado, ficando ainda um toco do tronco e uma cicatriz logo abaixo, pretendo puxar o shari a partir dali até a base, gostei da sugestão, vai ficar ótimo, mas pra respeitar a sazonalidade dela, farei ano que vem junto com a poda de raiz e troca de vaso.
nickyfury28/10/2011 08:39
bonsai
Um ótimo trabalho vc realizou quanto à pinçar o excedente de acículas para permitir uma otimização quanto ao acesso de luz e calor solar e oxigenação. Isso certamente irá proporcionar novos pontos de brotação, que poderão no futuro ser usado para melhor a estrutura aerea. Apenas um ponto negativo: a retirada do galho grosso. Ele poderia ter sido convertido em um jin, que é o galho seco, muito comum nessa espécie e que agrega alem de certa beleza, mais idade para a planta.
Para a próxima, sugiro ainda a confecção de um shari no tronco, iniciando na base e subindo por todo o caule até o ápice. Um shari nejikan, ou seja, que siga dando voltas pelo tronco, irá favorecer um trabalho ainda mais técnico e bonito, quanto ao resultado final, vez que agregará tambem mais idade para a planta. Lembrando sempre que um bonsai, por mais nova que seja a planta, deve parecer velho, sem forçosamente ter que ser a planta velha. O uso de técnicas como a confecção de jin e shari agrega beleza e idade, aumentando com isso a qualidade do seu trabalho.
Então, para o futuro, antes de sair cortando galhos grossos, pense bem antes, arame e dê ao galho um movimento bem sinuoso, para depois de um ano ou mais converter esse galho num lindo e atrativo jin. 😉
marau28/10/2011 10:31
Certo Nicky, seguindo sua idéia e a do Filipe ano que vem vou me aventurar a tentar fazer um shari nela. Sera uma das prioridades junto com a troca de vaso.
Quanto aos jins é verdade, acho que poderia ter considerado melhor essa hipótese, fica de aprendizado para a proxima.
Vlw, abraço.
Filipe Henrique28/10/2011 10:40
rapaz, não em que epoca seria mais indicado pra fazer um shari grande na planta, mas acho que não é recomendavel fazer isso junto com a poda de raizes. Esse tipo de planta tem um comportamento completamente diferente das nossas plantas.
vlw
abraços
marau28/10/2011 10:42
hummmm, vlw pela dica Filipe, vou dar uma pesquisada sobre isso então, pq ja ia fazer tudo junto rssss.
Se alguem souber a resposta desde ja agradeço.
nickyfury28/10/2011 10:49
bonsai
O Filipe está certissimo: se realizamos qualquer trabalho nas raízes, é preferível aguardar um ano ou mais antes de executar trabalho na parte aerea, seja implementando podas e aramação, seja executando shari no tronco. Não por que a planta não vá resistir, mas sim por que dessa forma não iremos agredi-la tanto ao mesmo tempo. O ideal é sempre permitir que a planta se recupere e retorne saudável, garantindo um bom resultado nos nossos trabalhos e a saúde da planta.
De maneira geral, essa dica vale para todas as espécies que cultivamos, com ligeiras concessões numa e noutra.
Gustavo Ribeiro28/10/2011 11:38
belo trabalha e bela planta !! a estrutura esta exelente!!
abraço..
AguiaR28/10/2011 14:53
Legal o trabalho! 😉
Parabéns!
Como disseram, fazer um shari realmente daria um Q a mais para a sua planta!
Vai ficar massa!
Abraços
AguiaR28/10/2011 23:37
Fiquei com uma dúvida a respeito da espécie, se me permite perguntar aqui claro.
Esta espécie aceita a propagação por estaquia não é? Tenho visto em alguns sites mostrando isto. Mas são escatas de ponteira, semi-lenhosas ou lenhosas?
Peço que caso sinta a necessidade de excluir este post, por não ter concordância com o propósito do amigo, pode ficar à vontade!
Obrigado
Filipe Henrique28/10/2011 23:45
rapaz, tenho estaquiado as ponteiras com sucesso, alias algumas das estacas feitas a cerca de um ou dois anos já sofreram até alguns tratamentos, dei uma enrrolada nas raizes pra formar um nebari melhor e coloquei um calço pra garantir que elas se espalhem. não podei nada.
vamos ver se vai pegar, pois lavei as raizes, sei que não é certo mas quis correr o risco já que é bem novinha e é por uma boa causa. testei o procedimento em uma pra saber se vai da pra realiza-lo nas outras mudinhas.
vlw abraços
AguiaR28/10/2011 23:56
Filipe escreveu:
rapaz, tenho estaquiado as ponteiras com sucesso, alias algumas das estacas feitas a cerca de um ou dois anos já sofreram até alguns tratamentos, dei uma enrrolada nas raizes pra formar um nebari melhor e coloquei um calço pra garantir que elas se espalhem. não podei nada.
vamos ver se vai pegar, pois lavei as raizes, sei que não é certo mas quis correr o risco já que é bem novinha e é por uma boa causa. testei o procedimento em uma pra saber se vai da pra realiza-lo nas outras mudinhas.
vlw abraços
Interessante, mas nesse caso, sendo de ponteiras eu retiro as brotações basais e deixo as das pontas, retiro tudo..., como faço o tratamento da estaquia?
Valeu pelas dicas
flavio bonsai29/10/2011 09:08
fez um bom trabalha sim , ficou muito melhor do que antes , mas como o nick disse se tivesse aproveitado o galho que foi retirado pra fazer um jin.
mas e assim mesmo vivendo e aprendendo .