Filipe Henrique29/10/2011 11:23
eu não sei se é o certo,... mas é como tenho feito.
eu do uma liviada na massa folhar parecido com aquela que o elio fez.
retiro tambem as aciculas mais baixas.
plantei tanto em areia quanto em substrato que uso neste tipo de planta e deu praticamente no mesmo quanto a enraização.
abraços
marau29/10/2011 20:40
Aguiar, não vou responder sua pergunta pq não faço idéia da resposta rssss, não tenho experiencia com estacas, mas fique a vontade pra trocar idéia com o pessoal mais experiente aqui.
Obrigado Flávio, sim um gim seria uma boa idéia mesmo, mas paciencia, outros galhos surgirão e alguns ainda podem ser sacrificados, oportunidade não vai faltar de fazer belos gins, por hora fica o aprendizado rsss. Mas do shari ela não escapa em breve, rssss.
marau30/10/2011 20:01
Hj estava sentado na sacada fim de tarde e quando olhei para trás dei de cara com o Shimpakinho se exibindo, eis a foto:
Filipe, fiz uma pesquisa e a melhor época para fazer shari e em pleno verão, pois proporciona uma borda na cicatrização mais bonita em razão do grande fluxo de seiva da planta, então ja no meio de janeiro estarei trabalhando o shari nela, deixando a planta livre para a poda de raiz e troca de vazo no inverno.
Filipe Henrique30/10/2011 21:33
LINDA FOTO!
fico no aguardo das novas alterações por ir em janeiro.
abraço
Alcides Junior31/10/2011 11:43
Muito boa sua aquisição e intervenção. Parabéns pela condução do mesmo.
Aqui, acho que pode ser devido ao frio...mas sempre faço todas intervenções (poda, transplante, jin, shari, refinamento de copa) ao mesmo tempo..o ano todo e nunca perdi um só shimpaku. Ou levo muita sorte....hehehe
Novamente parabens pelo shimpakinho.
Filipe Henrique31/10/2011 11:45
rapaz, confesso já ter perdido uns dois.
poda aerea + poda de raiz + aramação.
ee o pior, fora da epoca recomendada.
fiz em duas plantas ao mesmo tempo, uma morreu e a outra aguentou.
abraços