Ajuda com Shimpaku
Bruno Gomes08/11/2011 00:54
Ajuda com Shimpaku
Prezados,
Esse é meu primeiro shimpaku e estou em dúvida do que fazer. No último fim de semana dei uma limpada nele pra poder ter uma noção do que está disponível para trabalho e apresento aos amigos para me ajudarem no estilo a se adotar.
Após a limpeza. Acho que essa seria a frente:
Pensei num ereto informal com uma copa de cada lado, em niveis diferentes, mais uma copa mais alta seguindo o galho mais ao alto a direita e um jin no segundo galho que cresce a esquerda, o que acham?
Detalhe da frente imaginada:
Aceito sugestões e projeções. A seguir fotos de outras posições:

Bruno Gomes14/11/2011 15:45
Ninguém ????
Mcdonald14/11/2011 15:56
Eita Bruno...
Ótimo material heim... mas nem me arrisco... hehehehe....
Vou acompanhar...
Abraço
Bruno Gomes14/11/2011 16:53
É Mc, e acho que ainda tem mais um onde arrumei esse. Devo pega-lo estes dias.
O que preocupa neste exemplar é que ele possui ramos bem grossos e que acho não aceitarão torções e trações muito radicais. Fiz uns testes de elasticidade neles e senti que terei que ser bem conservador.
Queria tentar algo com Shari e/ou Jin como nos exemplares abaixo que me encantaram:

Mcdonald14/11/2011 18:41
Fala ai Bruno...
Cara... acho que vc está enganado quanto a torção véi... Eu uso câmera de ar para cobrir o tronco e só depois eu aramo e faço as torções. Se fizesse sem a borracha não aguentaria nem a metade. Dá uma olhada.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19783
Tem gente que usa ráfia que é bem mais indicada, mas disseram que em juníperus encrustra na casca e pra tirar fica bem difícil. To usando borracha e não to tendo problema.
Quando envolvemos a câmera em volta do tronco, acredito que isso ajuda a manter a casca mais firme e não romper-se facilmente.
Abração ai.
Elio14/11/2011 22:22
Bruno, o modelo da primeira foto que vc colocou é bem simples e fica muito bom. Basta copiar! Irá demorar uns 8 anos, mas ficará bom.
Como o Mc disse, com câmara de pneu dá pra fazer muitos Guro-guro (torções posicionando galhos onde não havia). Contudo projeção nesse sentido fica muito díficil por foto. Só pessoalmente!
Outras opção, mais rápida, é partir para o tradicional. Assim minha sugestão seria essa:
No tronco que ficou tem bastante galhos longos que poderiam descer, reduzindo a aparência de planta alta. No Jin da esquerda poderia descascar o tronco num Shari quase até o solo.
abraço

Bruno Gomes15/11/2011 01:39
Mc, acho que tem razão. Tenho muitas camaras aqui em casa e caso precise vou usá-las.
Elio, obrigado pela projeção, de fato não tinha pensado na possibilidade que me apresenta. Vou analisar com carinho e volto a retornar com atualizações.
Bruno Gomes16/11/2011 00:53
Bruno Gomes04/03/2012 08:58
Amigos, acho que perdi esse shimpaku, mas gostaria da opinião de vocês mais experientes. Será que ainda tem salvação ?
De repente ele foi secando e nada que eu fizesse resolvia. Será que deveria ter tirado a câmara de pneu de bicicleta? O tronco também precisa respirar e de sol?
Se alguém tiver uma dica por favor me fale, pois tenho muito apreço por este trabalho.
Obrigado,
Seguem as fotos atualizadas:
Aqui já sem a aramação feita em Novembro:

Gustavo Ribeiro04/03/2012 18:29
Bruno ,
acho que nem salvação Divina te ajudaria neste momento!! enquanto estava lendo o Posto estava pensando se a planta salvar voce teria muita sorte !!
Eu ja perdi entre Shimpaku e Procunbes, Kaizuca, tuias , mais de 30 plantas, no começo fazendo isso que voce fez e muito menos que isso !
Eu nao sou muito de fazer as coisas na estaão certa mas aprendi que tem planta que voce faz ou perde ela oque e o caso das coniferas , esta intervenção muito pesada no final da primavera teria que ser feita no meio do inverno ou pra nao correr menos risco ,ate mesno coisa, como podar nemos e sem fazer o Shari.
As coniferas podem nao reagir bem a podas bruscas ,com interrupção do fluxo de seiva , etc . e voce fez toda a operação quando ela estava no Pic total!!
Amigo pelo que ja aconteceu comigo acho que foi isso que te aconteceu!
estou tratando as coniferas diferente e estou tendo otimos resultados !!
E e facil , Epoca para intervenção , solo,adubação,e controle de ACARO !! A praga maldita!!
abraços
Lucinei Reis04/03/2012 18:29
Oi Bruno Gomes, realmente você perdeu seu exemplar por ser coníferas arbóreas ou arbustivas, estas espécies tende a morrer de dentro para fora, por ultimo vemos as folhas ficarem marrom, 😢 😢
Bruno Gomes04/03/2012 20:02
Gustavo, quando diz que está tratando das coniferas diferentes, o que quer dizer? Dá pra detalhar?
Valeu.
Elio04/03/2012 21:08
Bruno, lamento a perda. Pelo estado das folhas me parece ataque de aranhiço vermelho.
Essa não tem mais jeito!
Quanto à resistência dos juníperus, principalmente o Shimpaku, é uma das espécies mais resistentes às intervenções radicais.
Abraço
Bruno Gomes04/03/2012 23:21
É Elio, estou me acostumando a esta perda.
O que seria esse aranhiço vermelho?
Já que algumas coníferas morrem deste jeito de dentro para fora, qual seria o primeiro sinal que devemos observar ?
Elio05/03/2012 11:17
Bruno Gomes escreveu:
É Elio, estou me acostumando a esta perda.
O que seria esse aranhiço vermelho?
Já que algumas coníferas morrem deste jeito de dentro para fora, qual seria o primeiro sinal que devemos observar ?
Bruno o aranhiço vermelho é um diminuto ácaro que normalmente é bem visível com uma lupa.
Ataca principalmente o shimpaku. Quando as folhas começam a ficarem sem viço, esmaecidas, começando a ficar da cor de café com leite, faz-se o seguinte teste:
-Coloca-se uma folha de papel branco em baixo dos galhos e bate-se com a mão nos mesmos.
Depois com a lupa, ver se tem minúsculos pontinhos marrons se mexendo. É dito cujo!
Combate: Acaricida ou enxofre durante 3 semanas, com uma aplicação semanal.
abraço
Bruno Gomes05/03/2012 17:57
Valeu. vou observar meu outro.
Abs
Gustavo Ribeiro06/03/2012 15:09
O junipero e meio controverso .. muitas gente consegui conduzir e criar bem, outros nao !!
Eu nunca dei sorte de fazer podas mais drasticas de uma so vez e a planta resistir ! mas outras coisa que disse nunca fiz isso antes em epoca certa . no inverno .. fora do inverno acho que e sorte mesmo ou muita tecnica! 😂 😂 😂 oque eu vejo nos meus , e que fazendo uma intervenção de cada vez recuperam melhor !
Abraço..
Elio06/03/2012 16:32
É isso aí, Gustavo!
O Shimpaku, por exemplo, aguenta o tranco numa poda radical.
Porém, podar, aramar e transplantar, tudo ao mesmo tempo é muito temerário, com risco de morte da planta quase certa.
A época é fundamental!!
Perdi algumas plantas pela impaci~encia de não esperar a época certa.
Hoje, sou criterioso quando a respeitar as épocas.
Às vezes tenho uma recaída e faço alguma coisa fora de época........depois fico me martirizando: porque não esperou?.......rsrsrsrs!
abraço
Jair Flores06/03/2012 23:35
Bruno, meus pêsames ! Esta já era.
Élio, tudo bem?
Meu shimpaku que estava com ácaros está se recuperando bem.Graças a vc que nos deu a dica. (teste da folha branca).Estou tratando com calda sufocáustica e está dando certo.Aproveitando o tópico gostaria de te fazer uma pergunta.Adquiri um shimpaku, Posso fazer torções e arama-lo agora, e deixar o transplante para o inverno?
Outra dúvida, costumo pulverizar minhas plantas com calda sufocasustica uma vez por mês, com prevenção.Isto é válido,está certo?
Desde já agradeço.
um abraço!
Elio07/03/2012 14:29
JAIR FLORES escreveu:
Bruno, meus pêsames ! Esta já era.
Élio, tudo bem?
Meu shimpaku que estava com ácaros está se recuperando bem.Graças a vc que nos deu a dica. (teste da folha branca).Estou tratando com calda sufocáustica e está dando certo.Aproveitando o tópico gostaria de te fazer uma pergunta.Adquiri um shimpaku, Posso fazer torções e arama-lo agora, e deixar o transplante para o inverno?
Outra dúvida, costumo pulverizar minhas plantas com calda sufocasustica uma vez por mês, com prevenção.Isto é válido,está certo?
Desde já agradeço.
um abraço!
Olá Jair!
Então, espere o tempo esfriar, tipo meados do outono. Então pode aramar e deixar o transplante para o inverno.
Caso não queira fazer o transplante, então deixe para aramar no inverno.
Quanto ao uso da calda preventivamente (à razão de 15 ml por litro) pode fazer, principalmente no outono e inverno por conta da prevenção aos fungos.
Vale lembrar que certas plantas têm seus brotinhos queimados quando da aplicação da calda, daí evitar ou reduzir a aplicação durante os ciclos ativos das plantas (Primavera/verão)
abraço
Gustavo Ribeiro07/03/2012 18:31
Dem uma olhada no que os Acaros fizeram com este Shimpaku meu!
Eles sao espertos pra Burro , a planta e de holanbra e certeza que vem com ovos de acaros , e ele atacou a parte que nao ficava a minha vista ..Então eles estavam vendo eu passar !! olhem como o bicho e esperto .. hahahah..
😂 😂 😂
Ficou muito infestado , formou ate teia , e foi coisa de nem 1 mes apliquei Acaricida, nem enxofre foi. Tem que ser olhado ate que consegui combater todos os ovos .. oque dizem que e dificil!
Elio uma pergunta : quando procurei a um tempo atraz imagem e materias sobre o Acaro vermelho , ele e tipo uma pulga vermelhinha mesmo ..
agora em algumas plantas estão aparecendo este Acaro ja grandinho !! e bem visivel .. mas normalmente aparece e vejo apenas pontinho como gãonzinhos de areia, que ficam andando ..
Sao os mesmo Acaros so que filhotes??
Nestas fotos nao tinha nem um acaro vermelhinho tipo pulga ! so os tipo grao de areia!
E NAO MATOU A PLANTAS DETONEI TODOS ELES!! 😂 😂 😂 😂 😂
fabricio ribeiro07/03/2012 20:46
inseticida Icon Garden contra aranhiço vermelho
Olá amigos!
Coincidência ou não tive problema com os aranhiços vermelho esse verão,
acho que é uma praga de estação, essas épocas mais quentes são propícias ao aranhiço.
Tive trabalho com ele, tentei calda de fumo e outros repelentes do tipo natural e não funcionou.
Tenho umas 50 árvores em meu apartamento espalhado pelas janelas e chegou ao ponto de todas as plantas estarem infectadas.
Com esse problema descobri o Icon Garden, foi a salvação,
claro, sempre lembrando que temos que ter cuidado com a toxidade do produto, mas a eficácia é impressionante,
tinha algumas que estavam completamente sem folhas, dois dias depois da primeira aplicação já se via a nova brotação...
nome: Icon Garden
Recomendo.
Abraço.
Elio07/03/2012 21:34
Gustavo, o aranhiço vermelho, quando novinho tem a cor de um grão de areia. Depois fica vermelho e quando adulto, marrom. Ao aplicar o produto, ele morre e fica preto.
Realmente é difícil acabar com ele, pois em shimpaku,. ele se esconde embaixo das escamas das folhas.
Então, antes de aplicar o produto, uns 10 minutos antes, molhar bem a planta para ele sair do esconderijo, já que ele não gosta de umidade.
Daí esse tipo de praga aparecer no verão.
Aplicar semanalmente acaricida ou enxofre durante umas 3 ou 4 semanas.
Em caso de ataque violento o ideal é fazer o seguinte:
1. Faça a mistura do acaricida ou enxofre e coloque em um balde
2. Cubra o vaso e substrato com papel filme
3. Coloque a planta de ponta cabeça no balde sem que o vaso mergulhe (fique de fora)
4. Deixe ums 30 minutos.
Tenho um shimpaku que só consegui acabar com o aranhiço, dessa forma.
Outra coisa: Sempre devemos inspecionar nossos shimpaku e ver se as folhas começam a perder sua cor. Fazer o teste da folha imediatamente.
abraço
Elio07/03/2012 21:36
Fabrício, calda de fumo e repelentes naturais não funcionam mesmo, contra esse ácaro.
Não conheço o Icon mas, se funcionou....beleza!
abraço
Jair Flores07/03/2012 22:13
Valeu Élio, muito obrigado.
abraço véio.