Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

TOKONOMA NA CLINICA - ATUALIZADO 2013-08-27 - BONSAI DE JABU

12345
Edson M. Mori28/11/2011 10:29
Bom dia a todos
Obrigado Marcio
Hoje troquei o bonsai no tokonoma da clínica.
Este bonsai de Resedá não tem uma estrutura boa , mas expus porque tem a beleza das flores. Ele foi retirado por alporquia de outra planta em 2004.
Boa semana e que a paz de Deus esteja com todos.
Abraço

Elio28/11/2011 12:36
Edson, ótima composição. O kakemono florido completou!
Interessante que na tua região os Resedá já estão florindo. Por aqui só final de dezembro.

Parabéns, amigo Edson! Está se superando cada vez mais!

abraço
Marcio Misso28/11/2011 14:22
Os Resedá em São Paulo estão florindo bastante!!
nickyfury28/11/2011 17:01
bonsai
Edson, é sempre um regalo para os olhos e um deleite para nossos sentidos podermos nos postar frente a um local como esse, onde os objetos expostos convidam à reflexão, a introspecção. Parabens por seu excelente trabalho, uma pequena mostra de sua grande habilidade nesse tipo de composição.

Apenas para auxiliar, prestando um esclarecimento a mais para os demais colegas foristas que pela primeira vez tomam conhecimento desse aspecto da cultura japonesa, temos que tokonoma e seu conteúdo são elementos essenciais da decoração interior tradicional japonesa. Definindo a palavra TOKONOMA, temos que "Toko" significa literalmente "piso" ou "cama"; 'ma' significa "espaço" ou "quarto".

Faz parte do tokonoma o fukurotodana (pequeno armário para guardar utensílios da cerimônia do chá). Este ambiente deve transmitir a integração de 3 elementos exatamente como é estudado no ikebana, de maneira mais profunda.

Quando sentar os convidados em uma sala em estilo japonês, a etiqueta correta é do lugar do convidado mais importante com a sua volta de frente para o tokonoma. Isto é devido à modéstia; o anfitrião não deve ser visto para mostrar o conteúdo do tokonoma ao hóspede, e, portanto, é necessário para não apontar o convidado para o tokonoma.

Pisar dentro dele é estritamente proibido, exceto para alterar a exibição ou os objetos expostos, mas há toda uma etiqueta estrita para faze-lo corretamente e ela deve ser seguida.

O pilar de um lado do tokonoma é geralmente feito de madeira, especialmente preparado para o efeito. Ela pode variar de um tronco aparentemente cru com a casca ainda ligada, a um pedaço quadrado de madeira muito reta.

É costume mudar a arte apresentada no Tokonoma, alternando-a conforme as estações do ano, ou para escolhê-la para um convidado específico. Um pouco da história dessa tradição: Como uma característica do Shoin-zukuri (Shoin estilo arquitectónico), no período Kamakura (1192-1333), o tokonoma foi desenvolvido a partir do Butsudan (o altar privado) no budismo. Durante o período Muromachi (1392-1573) e os períodos de Azuchi-Momoyama (1573-1603), tornou-se um recurso padrão com uma finalidade meramente decorativa, perdendo um pouco do seu carater mistico/religioso.

A idéia de que o tokonoma é um espaço sagrado foi iniciada por sacerdotes budistas, e até hoje é estritamente proibido entrar ou sentar-se no tokonoma. O assento mais próximo ao tokonoma é geralmente dado ao convidado mais importante.

Eu acho que o tokonoma é uma das belezas da arquitetura/cultura japonesa, e mostra o espírito japonês de wabi (sabor sutil) e sabi (simplicidade elegante). Infelizmente, atualmente, poucas casas modernas têm o tokonoma.

Os caracteres que definem o tokonoma (kanji) são:

Quem quiser, pode aprender a escrever o kanji acima, ou então usar outro dos alfabetos japoneses, chamado Hiragana, para escrever. É bem mais simples, e basta seguir a direção das setas para "desenhar" corretamente as letras que compõe o termo:

No link abaixo, uma residencia "ultra moderna" japonesa, com o tokonoma devidamente atualizado:

http://www.shozen.net/arai_futyu.html

Creio que poderíamos, a partir de agora, na próximas exposições a serem realizadas Brasil afora (e são cada vez mais a cada ano), dispormos de um local onde pudesse ser construído um Tokonoma tradicional, o que sem dúvida nenhuma constituiria num forte atrativo a mais para qualquer expo bonsai. Que tal vendermos a idéia? 😄
Edson M. Mori29/11/2011 19:54
Amigo Elio, obrigado. Realmente aqui em Campo GRande já começou a florir os resedá.
Grande Nick, obrigado por me ajudar nas explicações sobre o Tokonoma e também tenho aprendido muito com vcs. Concordo com vc, estou a favor de nas exposições começarem a fazer com Tokonoma para cada vez mais evoluirmos em qualidade nesta arte.
Prumodeq, como tinha falado antes, vou postar as fotos do expositor da minha casa, que fiz sobre o piano de minha esposa. Seria um Tokonoma contemporaneo? Podem opinar.

Hoje em dia tem ficado mais os Kokeshi de minha esposa e filha como estes :

As vezes aparece uma intrometida como está:

Abraço
Rodrigo Tavares30/11/2011 21:35
Que beleza, lindo esse pinheirinho, e a delicadeza do kusamono!!! 😄

Edson, vc está de parabéns!!!😄
Elio01/12/2011 16:25
Edson, acabei de comprar pelo E-bay, um kakemono bem legal. Quando receber irei montar meu Tokonoma.

abraço
croconow01/12/2011 23:55
Parabens !
E Elio tenta postar o seu tambem ...

Estou inspirado e muito encantado com a arte, vou tentar aqui, quero um desses !!
Green_bsb02/12/2011 09:58
Muito bacana companheiro. A cultura Oriental é realmente incrível.
Meus parabéns!!
Edson M. Mori02/12/2011 12:07
Bom dia a todos
Rodrigo, obrigado. Este pinheiro é kuromatsu, na proxima posto um akamatsu.
Elio, estamos esperando a composição de seu Tokonoma com esse kakemono, com seus Bonsai e Kusamono, que tenho certeza, são de excelente qualidade.
Croconow, obrigado
Green, obrigado também. Não é porque sou descendente de japones, que hoje tenho muito mais orgulho, admiração, respeito tanto pela cultura, culinária, como pela educação, ética e toda uma mostra de civilidade daquele povo do "Sol Nascente". Espero que todos tenham a oportunidade de conhecer o Japão e realmente ver e sentir a cultura, a educação, a a honestidade , etc... desse povo, e logicamente os museu e viveiros de Bonsai. Meus pais vieram da região de Fukushima e realmente a região foi totalmente devastada pelo terremoto e tsunami. Vamos deixar a tristeza de lado e ver o lado bom que aquele povo nos ensinam, como o reporter da Globo Roberto Kovalik sempre fala.

Estou postando novamente o expositor de minha casa com um Bonsai de Juniperus, um mini kakemono e uma boneca de cerâmica, espero que gostem.

abraço
Edson M. Mori05/12/2011 17:36
Boa tarde a todos
Estou postando novamente o tokonoma com uma arvore de natal e um acompanhamento de um mini presépio. Sei que não é da cultura japonesa, mas como sou cristão-catolico, e precisava montar uma arvore de natal na clínica, optei em montar no tokonoma. A decoração da arvore é com doces.
O pré-bonsai (ainda considero como pré) é cipreste de monterrey ou tuia limão, começei a trabalhar nele em 2008, falta muita aramação e futuramente diminuir a altura do vaso, para ficar melhor a proporção com a espessura do tronco.

Quero também desejar a todos os foristas um FELIZ NATAL COM MUITA PAZ E HARMONIA E UM ANO DE 2012 CHEIO DE kENKOU (SAÚDE), KOUFUKO (FELICIDADE E SORTE) E MUITO OKANE (DINHEIRO)

Edson M. Mori16/01/2012 12:02
2012 é o ano do Dragão
Na Astrologia Chinesa, o ano de 2012 é regido pelo Dragão de Água. Seu início será no dia 23 de janeiro de 2012 e seu término no dia 09 de fevereiro de 2013. Dentre todos os signos chineses, o Dragão é o mais forte e poderoso. Este signo simboliza a figura do imperador e esta associado à riqueza, felicidade e boa sorte. Um bom ano para os que possuem metas definidas, conhecimento, força de vontade e muito bom-senso.
Estou postando o Bonsai de Ficus no Tokonoma da Clinica com um Kakemono de um Dragão e um Kusamono de uma Serissa.
Abraço

Ricardo L C16/01/2012 12:54
MEU DEUS , QUE MARAVILHA, PARABENS
Rodrigo Tavares16/01/2012 18:28
Oi Edson obrigado por trazer um pouco mais da cultura oriental para nós!!!!
Seu tokonoma está cada vez melhor!!!
Parabéns!!!
Edson M. Mori20/01/2012 12:22
Ricardo LC e Rodrigo Tavares, obrigado
Assim que puder, postarei mais fotos
Abraço
Edson M. Mori30/01/2012 19:28
Boa tarde a todos
Estou postando mais umas fotos do meu tokonoma com um bonsai de mini cereja e um mame de resedá no estilo literati
Abraço

Marlon.D.S.S30/01/2012 19:53
magnifico
Angela Fernandes31/01/2012 21:38
Alôôôô !!!!!!!
Falar o quê ????
Deslumbrante !!!
Uma verdadeira aula da cultura nipônica.
Acho melhor ir dormir e sonhar...............
Edson M. Mori01/02/2012 10:39
Marlon , obrigado
Angela, obrigado também e em breve posto alguns Kusamono que vc tanto adora
Abraço
marcio gabiatti01/02/2012 18:25
Edson conterraneo se ainda eu mora-se em Dourados ia dar um pulinho ai na sua clìnica com certeza, para admirar e quem sabe tomar um ''Tereré geladinho'' pra afastar o calor, Tomas Tereré?
Mas como fiquei meio longe deixa para quando for passear por essas planicies.
Edson como é gratificante poder admirar todas essas preciosidades, isso tudo é a resposta pelo zelo que tem com a arte.

Abraços
Edson M. Mori02/02/2012 09:00
Marcio, obrigado
Sim, tomo tereré, mas raramente.
É só entrar em contato quando vier por aqui
abraço
Rodrigo Tavares02/02/2012 15:43
Olá Edson, esse foi um dos melhores na minha opinião, o resedá então, matou a pau!!!!
Só uma questão: o que será tereré rsrs....
Edson M. Mori04/02/2012 15:44
Rodrigo, obrigado
Tereré é um mate como o chimarão, só que gelado, pois aqui é uma regiaõ muito quente e seco, portanto´, o tereré é mais refrescante.
Estou colocando a foto do resedá florido na minha mão
Abraço

marcio gabiatti04/02/2012 17:02
Muito belo esse resedá amigo edson.

Só enclementando para o nosso amigo Rodrigo sobre o Tereré é uma bebida tipica paraguaia que foi introduzida no brasil atraves da região fronteiriça do Mato grosso do sul com o paraguai, é muito apreciada pelo povo local em rodas de amigos para espantar o calor, é servida gelada com bastante gelo a erva é colocada na guampa que nada mais é o chifre do boi.
È tradição local tomada por crianças até pessoas de mais idade servida sempre pelos mais novos.
È uma bebida diuretica revitalizante e refrescante tudo de bom rsrs
Se quizer saber mais acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Terer%C3%A9
Abraços...
Edson M. Mori04/02/2012 17:11
Marcio, obrigado pelas explicações sobre o tereré. E por falar em tereré, se não me engano, neste final de semana ocorrerá a maior Roda detereré do mundo no Parque Naçoes Indigenas em Campo GRande e show com varios artistas.
abraço
12345