Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Muda de Caliandra - Dicas

Marcello WB20/11/2011 13:08
Muda de Caliandra - Dicas
Ganhei essa muda de Caliandra, e já faz alguns meses que tenho ela aqui no vaso, porém estou sem saber como devo proceder com ela. Coloquei a algum tempo alguns arames puxando o tronco e consegui uma sinuosidade no tronco, porém não sei como devo proceder com as podas para deixa-la no estilo de uma árvore.

Observei que os galhos estão crescendo MUITO e ficando muito compridos. ai fica pesado e vão ficando caídos. Não sei se é uma característica da espécie, e quando corto, a planta perde toda a estrutura.

Como devo proceder com as podas? devo fazer uma aramação pra dar estrutura a copa ou devo ir conduzindo apenas com podas?

Segue algumas fotos:

Alcides Junior21/11/2011 15:28
Marcello, esta sua caliandra é muito novinha e fininha ainda. Se fosse minha, eu a colocaria em um vaso bem grande, uma bacia talvez com muitos furos e a deixaria crescer, fazendo algumas podas de manutenção. Daqui alguns anos terá material para estilizar. 😄
Marcello WB21/11/2011 17:54
é, a planta ainda é bem nova, mas eu estou achando que os galhos estão muito longo e com poucas folhas em cada um... ai eu poderia já ir trabalhando algum tipo de poda para que ela forme melhor a copa, e quanto a grossura do tronco, ele vai crescer junto com o desenvolvimento da copa.

Eu estou com esse problema também em uma aceroleira, e o bonsérgio me indicou no outro tópico uma técnica para fazer podas e estimular a brotação de novos galhos. Será que essa técnica também poderia ser aplicado na caliandra?

Segue o link da acerola: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19829