Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai Acerola

12
paulo.go09/12/2011 14:23
Bonsai Acerola
Olá pessoal,

Como havia dito no tópico de apresentações sou novo por aqui e apresento-lhes meu bonsai ou "mausai", como dizem aqui.

Essa é a minha coleção. Tenho apenas ele, que já tem 14 anos, e depois que descobri esse forum vejo a importancia de se cultivar vários bonsais ao mesmo tempo a fim de se obter sucesso no cultivo dessa arte. Acho que em razão de ter apenas este passei muito tempo sem dedicar os cuidados necessários que ele merecia. Agora com a ajuda dos colegas pretendo transforma-ló num bonsai de verdade.

Aproveito a oportunidade para perguntar algumas coisas aos colegas mais experientes:

-penso em utilizar a técnica do escorrer-mamadeira para engrossar o tronco e poder fazer uma poda drástica, como a de retirar o tronco retorcido. Obterei sucesso se fizer tudo ao mesmo tempo e nessa época do ano?

Segue aí mais algumas fotos:

paulo.go09/12/2011 14:30
Não consegui postar as fotos. Alguem ajuda aí?
Ricardo L C09/12/2011 14:47
E AI PAULO , BLZ

ENTÃO EU USO ESSE SITE E SEMPRE DEU CERTO.

http://tinypic.com/

NÃO TEM SEGREDO

ABÇS
paulo.go09/12/2011 14:58
Obrigado pela dica Ricardo, mas consegui agora pelo link do orkut.

Pessoal, segue aí então meu bonsai que descrevi aí em cima:

juningeografo09/12/2011 15:49
cara ela ta com a base muito bonita, porem a parte superior ta um pouco sem harmonia sei la.... se fosse minha eu cortaria ela bem neste ultimo broto 45graus e colocaria num escorredor a sol pleno...!!!
paulo.go13/12/2011 01:41
juningeografo escreveu:
cara ela ta com a base muito bonita, porem a parte superior ta um pouco sem harmonia sei la.... se fosse minha eu cortaria ela bem neste ultimo broto 45graus e colocaria num escorredor a sol pleno...!!!

Valeu pela dica dica! Penso em cortar o tronco sinuoso, mantendo o ereto e cortando este bem no último broto de baixo para cima. Pretendo no próximo final de semana passa-lo para o escorredor afim de desenvolver esses novos brotos aí da base e poder aplicar alguma técnica mais apurada.

Alguém sugere mais algo?
MarcoBonsaiPoa13/12/2011 08:06
Olá Paulo!

Minha sugestão de corte:

Começar o trabalho do zero, aproveitando o melhor da planta.

A planta já tem pequeno movimento.

O desnível de grossura será facilmente corrigido.

Veja que já tem um broto no lado oposto à primeira curva, outros virão com o corte. Depois, fazer uma seleção cuidadosa desses brotos e continuar o trabalho com um projeto moyogi em andamento.

Um recipiente maior, ajudaria a formar o bonsai mais rápido.Mas se for trocar de vaso, faça o corte e espere pelas brotações, antes da mudança.E quando mudar não pode as raízes ainda, espere pelo final do próximo inverno, em outra época exige alguns cuidados, como o controle da rega e iluminação...boa sorte!
Laudir13/12/2011 15:13
Eu cortaria o tronco reto e deixaria o sinuoso pra estilizar como literati
Guilherme Luz13/12/2011 16:55
Nossa um literati ai ficaria legal.

Acompanhando...
Green_bsb13/12/2011 16:56
A sugestão do amigo Laudir é muito boa na minha opinião, caso opte por um moyogi por exemplo, eu podaria a continuação mais grossa bem rente a bifurcação e podaria a continuação mais fina á cima da curva mais acentuada.
Importante você também definir se quer um exemplar maior, com tronco mais grosso, se for o caso, eu somente faria um falso transplante para um recipiente maior, uma bacia por exemplo, para que se desenvolva mais rapidamente e adquira tamanho e grossura desejado por você. Após atingir o tamanho e grossura que deseja, aí sim partiria para um poda drástica para começar a definir o estilo.

Boa sorte!
paulo.go14/12/2011 11:46
Agradeço pelas dicas!

Ao colega MarcoBonsai, peço que poste novamente a sua sugestão de poda, pois não consegui visualiza-la.

Os estilos moyogi e literati são lindos, díficil selecionar qual o mais adequado a minha árvore. Irei desenvólve-la um pouco mais para depois aplicar um desses estilos.

Quanto ao desenvolvimento, pergunto aos colegas, melhor seria plantá-la no escorredor ou em uma bacia? Vejo a todo momento o pessoal falando do escorredor no fórum e no entanto os colegas sugeriram para o meu caso a bacia, fiquei com essa dúvida.
Laudir14/12/2011 11:49
pra contrariar mais ainda eu plantaria ela no chão, nada melhor que o ambiente natural pra desenvolver uma planta.

Tenho várias acerolas que estão no chão, desenvolvem o dobro duma que está na bacia.
Green_bsb14/12/2011 11:57
Eu replantaria na bacia direto, caso não tenha a opção de plantar no chão. Fiz isso com algumas mudas minha nesta primavera e já estão brotando e crescendo que é uma beleza...

Fala Laudir, blz?! E as semenetes de Piteco, tão bombando?! rsrsrs....plantei umas aqui na mesma época que lhe enviei aquelas e já estão a todo vapor....

Ups, desculpa por usar seu tópico com outros assuntos....

Boa sorte!!
Laudir14/12/2011 12:04
Green_bsb escreveu:
Eu replantaria na bacia direto, caso não tenha a opção de plantar no chão. Fiz isso com algumas mudas minha nesta primavera e já estão brotando e crescendo que é uma beleza...

Fala Laudir, blz?! E as semenetes de Piteco, tão bombando?! rsrsrs....plantei umas aqui na mesma época que lhe enviei aquelas e já estão a todo vapor....

Ups, desculpa por usar seu tópico com outros assuntos....

Boa sorte!!

Rapaz, nunca vi tanta muda de piteco assim em toda a minha vida... são mais de 50
Green_bsb14/12/2011 17:49
Laudir"]

Fico satisfeito, certamente se tornarão lindos Bonsai! Boa sorte aí companheiro.

Paulo, estive dando uma fuçada no fórum hoje e felizmente achei um tópico bastante esclarecedor sobre sua dúvida da bacia/escorredor.
Taí companheiro: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6000&postdays=0&postorder=asc&start=0

Boa sorte!
paulo.go14/12/2011 20:39
Green, agradeço as informações, mechendo nesse fórum descobrimos informações utilíssimas.

Vou transplantar a árvore para uma bacia e depois posto as fotos.

Aproveitando de seu conhecimento, há algum problema fazer-se isso nessa época do ano?

Abraço!
Green_bsb14/12/2011 21:06
Pode fazer sem problema. Faz um falso transplante, sem poda de raízes.
MarcoBonsaiPoa15/12/2011 09:15
As setas brancas mostram futuras brotações e possíveis posicionamento de galhos, o risco branco seria a sugetão de corte.Se a planta está com razoável vigor, responderá bem ao procedimento, se não, seria bom prepará-la antes para isso. Fazendo uma adubação uns dias antes da poda.
Mantenha sobre baixa luminosidade "direta" enquanto não tiver uma brotação formada, e sem adubação antes da maturação das folhas novas.O transplante pode esperar pro ano seguinte, interessante é após o ciclo retomar à adubação, orgânica de preferência!abç

Green_bsb15/12/2011 09:46
Paulo, só para reforçar e esclarecer, se quer uma planta mais robusta, aconselho a apenas efetuar o falso transplante na bacia agora mesmo, pois ainda estamos na primavera. Quanto mais raízes, mais folhas, mais engrossamento de tronco, etc...
Agora, caso queira já começar a definir um estilo, siga as orientações do companheiro Marcos que são muito boas!!

Abraços
paulo.go15/12/2011 11:30
MarcoBonsai,

muito obrigado pela dica, mas vendo agora sua sugestão de poda me doeu o coração ter que fazer intervenção tão drástica. Ainda mais quando penso na idade dessa árvore. Talvez seja coisa de principiante.

Gostei do estilo literati que os demais amigos sugeriram. Pesquisando algumas fotos na net vi alguns exemplares magníficos. Me parece que esse tronco sinuoso, considerando ele até o seu fim, já é um bom início para esse estilo. Aproveitando da sua experiência, o que acha?
MarcoBonsaiPoa16/12/2011 08:05
Paulo, acho viável, mas não aconselho! Sei que tenho muito que aprender, mas na minha óptica o estilo literati nasceu pras coníferas, algumas exceções como o buxus, caliandra, serissa, érica e mais algumas que não lembro agora. Se for pensar, vai alcançar um resultado estético, mas anti-natural.
A naturalidade é difícil de ser alcançada e os resultados podem não ser os mesmos esteticamente. Vejo muitas nativas brasileiras sendo trabalhadas como pinheiro, anti-natural.Estou tentando seguir outra linha. As vezes anos de trabalho e chegamos à resultados insatisfatórios, muito aconteceu comigo.Agora procuro ver o potencial, nem tiro do lugar, em caso de yamadori, antes de tirar já faço o corte, e o tempo de cicatrização das feridas vai ser mais rápido, podendo em pouco tempo estar disfarçado.Tenho em mente os seguintes passos no bonsai:1º movimento do tronco principal(isso pode levar alguns anos), 2º desenvolver bastante raízes finas e por último desenvolver uma ramificação(copa), sendo o último o mais rápido de se conseguir.
Existem plantas que precisam de intervenção, para corrigir pequenos defeitos de formação e nos poupar alguns anos no resultado.
Foi uma sugestão, sei como é o apego.Como falei acima, é viável.A arte é livre como o literati!abç
Green_bsb16/12/2011 10:06
Só complementando as boas dicas do companheiro Marco. É importante resaltar também a formação do NEBARI, tão importante quanto o movimento e copa é de suma importância que o Bonsai tenha um bom nebari.

Abraços.
paulo.go16/12/2011 11:42
Marco,

importantíssimas suas dicas. Não vale a pena cultivar um bonsai se o resultado final não passa naturalidade.

Nada melhor do que a gente bater um papo com quem tem mais vivência. Repensarei no estilo a adotar. Além do moyogi, quais outros estilos se aplicam bem as árvores nativas?

Agradeço também ao Green pelas contribuições.

Obrigado gente!
Laudir16/12/2011 13:45
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Paulo, acho viável, mas não aconselho! Sei que tenho muito que aprender, mas na minha óptica o estilo literati nasceu pras coníferas, algumas exceções como o buxus, caliandra, serissa, érica e mais algumas que não lembro agora. Se for pensar, vai alcançar um resultado estético, mas anti-natural.
A naturalidade é difícil de ser alcançada e os resultados podem não ser os mesmos esteticamente. Vejo muitas nativas brasileiras sendo trabalhadas como pinheiro, anti-natural.Estou tentando seguir outra linha. As vezes anos de trabalho e chegamos à resultados insatisfatórios, muito aconteceu comigo.Agora procuro ver o potencial, nem tiro do lugar, em caso de yamadori, antes de tirar já faço o corte, e o tempo de cicatrização das feridas vai ser mais rápido, podendo em pouco tempo estar disfarçado.Tenho em mente os seguintes passos no bonsai:1º movimento do tronco principal(isso pode levar alguns anos), 2º desenvolver bastante raízes finas e por último desenvolver uma ramificação(copa), sendo o último o mais rápido de se conseguir.
Existem plantas que precisam de intervenção, para corrigir pequenos defeitos de formação e nos poupar alguns anos no resultado.
Foi uma sugestão, sei como é o apego.Como falei acima, é viável.A arte é livre como o literati!abç

Sempre é bom alguem que tenha estudado mesmo sobre o bonsai expressar sua opinião.
Nunca me passou pela mente que o estilo literati tivesse limitado à algumas espécies.

mudo minha sugestão qto a esta acerola. PODA RADICAL
ela responde bem pra caramba! e poderíamos melhora-la com um moyogi
MarcoBonsaiPoa17/12/2011 13:19
Oi!

Laudir blz! Não creia que seja limitado este estilo à algumas espécies, pode ser feito experiências com diversas espécies, só que, a questão é a harmonia que implicará determinadas espécies neste estilo. O estilo pede uma planta com elegância, movimentos sinuosos com folhagem rala e zero profundidade. Representando talvez as antigas pinturas chinesas em duas dimensões(altura e largura), profundidade zero. O colega Nick tem mais experiência, talves ele ou outro colega possam esclarecer um pouco a história deste estilo.
Quanto ao ser estudado, achei forte, prefiro o termo dedicado... um grande abç!

Paulo, olhando sua planta eu verei sempre o moyogi!abção
12