Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pré Jabuticaba-Atualização 17/01/2014

12
Vinícius Fernandes10/12/2011 19:09
Pré Jabuticaba-Atualização 17/01/2014
Esta é minha jabuticaba de semente, plantada no final de 2010, peço orientação do colegas para saber se é necessária a poda de algum galho para evitar ter que fazer cortes grandes no futuro e assim evitar grandes cicatrizes. Sei que a folhagem dificulta a visualização da estrutura da planta, mas como não estou seguro se a desfolha pode ser feita agora, resolvi não arriscar.

Obrigado.

Em setembro/11:

Dezembro/11. O crescimento é impressionante.Obs. A tela cobrindo o substrato é para meu cachorro não fazer bagunça

Elio10/12/2011 21:34
Vinícius, antes de qualquer intervenção tipo poda, sugiro descobrir o nebari, para ver como está e a que profundidade.

abraço
Anderson Neuhaus10/12/2011 23:38
acompanhando......
Pedro Catarin11/12/2011 00:23
Nossa cara, como ela cresceu!!

Vou acompanhar o desenvolvimento também...!

Abraços!
Vinícius Fernandes11/12/2011 14:58
Pois é Pedro, cresce rápido demais, só por curiosidade, dê uma olhada como estava em fevereiro deste ano:

E como o Elio sugeriu, escavei pra ver o nebari, tive muita dificuldade pois haviam muitas raízes finas, e eu não queria danifica-las muito. A lata dificulta bastante também, mas acho q já da pra ter uma idéia da profundidade, quanto a qualidade do nebari, acho q não é dos melhores. Aguardo sugestões. Obrigado

nickyfury11/12/2011 18:07
bonsai
O tronco tem um bom movimento inicial, e sua planta pode no futuro render um ótimo bonsai. Minha sugestão é que voce promova uma desfolha total, para permitir uma melhor visualização da estrutura aerea, quando então poderemos analisar mais adequadamente e indicar os cortes necessários, nos pontos corretos, que irão permitir dar um boa continuidade ao cultivo.

Para o inverno do ano que vem, sugiro que faça o reenvase, retirando dessa lata, cortando fora a pivotante ou as pivotantes, se houver mais de uma, bem como quaisquer raizes grossas que atrapalhem a correta distribuição das raizes num formato mais radial. O melhor é preservar apenas a quantidade maxima de raizes finas, capilares, que são as que de fato promovem o desenvolvimento da planta. As raízes grossas tem a finalidade de sustentação apenas, e não tem serventia, fora o nebari de superficie, podendo ser eliminadas o quanto antes. O inverno é a época adequada de se estar fazendo esse tipo de manejamento, sem riscos para a planta.

Até lá, desfolha total, poda dos galhos reduzindo seu comprimento, aramação para condução e educação dos galhos primários, visando um estilo adequado ao tronco. Para desfolhar rapidamente, segure o galho firmemente e puxe com as mãos as folhas, sempre no sentido do tronco para fora (para os extremos dos galhos). Cortar com tesoura de pontas finas toma muito tempo e como se trata de uma planta ainda em desenvolvimento, é dispensável usar esse recurso, cansativo e desgastante.

Com a planta nua de folhas, tire quatro fotos mostrando cada um dos lados, para que possamos definir uma frente para o futuro do bonsai.
Vinícius Fernandes11/12/2011 19:53
Ok mestre Nick, desfolha feita, usando a técnica de apanhar café, rápida e eficiente!! seguem as fotos numeradas de 1 a 4 e uma vista de cima, aguardo as opiniões. Mais uma vez, obrigado a todos!!

Otoniel Santos11/12/2011 21:52
maravilha!!! acompanhando.
Pedro Catarin11/12/2011 21:58
Realmente incrível o desenvolvimento da sua planta!
Estou torcendo pra que ela te renda um lindo bonsai! 😄

Acompanhando...

Abraços!
Elio11/12/2011 22:43
Vinícius, acho que dá para fazer um ótimo hokidachi.
Sugiro ainda manter descoberto aquele início de nebari para que essas raízes fininhas superficiais morram.
Minha sugestão de poda para início da p´roxima primavera.

abraço

Alexandre S. Coelho11/12/2011 23:39
Oi Vinícius

Pensei algo parecido com o que amigo Elio sugeriu, porém mais vertical... A frente oposta a esta do projeto também poderia ser ideal por conta da inclinação da árvore:

Tiago R12/12/2011 09:07
Eu seguiria o projeto do Alexandre.

E com tanta saúde acho que você poderia efetuar os cortes agora e transplantar no inverno de 2012. Mas espere opiniões dos mais experientes.
nickyfury12/12/2011 15:27
bonsai
Vinicius, agora sem duvida nenhuma voce conseguiu duas ótimas projeções para sua jabu. Qualquer uma delas irá conduzir sua planta a um novo ponto, avançando em direção à formação como bonsai. Cabe a voce, agora, escolher qual dos dois caminhos irá tomar e seguir firme e convicto por ele, construindo a parte aerea dentro de uma das duas definições.

Essas intervenções podem ser efetivadas desde já, sem nenhum problema. Lembre-se apenas de aplicar um bom selante nos cortes, para favorecer uma rapida cicatrização. Na sequencia, se houver necessidade de aramar, vá em frente e arame, sem susto. No próximo inverno será a vez de cuidar das raízes e até lá sua planta estará plenamente recuperada das intervenções de agora. 😉
Vinícius Fernandes12/12/2011 21:48
Noooosssaaa, sem palavras para agradecer.... vou seguir a sugestão do Alexandre pois pretendo deixar essa jabu engrossar bastante ainda e seguir de forma mais vertical. Amanha eu faço poda e posto aqui pra vcs. Abraço a todos e muito obrigado!!!!
Vinícius Fernandes13/12/2011 21:12
Bom, hj eu fiz a poda conforme a projeção do Alexandre, com enorme receio de principiante, mas acho q o resultado foi satisfatório. Minha única dúvida é quanto ao transplante que será feito no inverno de 2012, devo plantar inclinado para frente conforme minha "projeção" abaixo, visando alcançar o fim proposto pelo Alexandre? obrigado!!!

Alexandre S. Coelho13/12/2011 21:27
Vinícius

Muito bom os cortes!
Com estas novas fotos e conforme o que eu tinha escrito, a frente pode ser a mostrada na foto 1 ou na 3... Sendo que na foto 1 a planta teria que ser replantada inclinando-a para frente, a fim da continuação do tronco não ficar "pendendo" para tras 😉
juanvalves13/12/2011 21:31
OK
Acompannhando....
basmooca13/12/2011 22:16
Excelente planta e ótimo trabalho, parabéns
Acompanhando !!!
Tiago R13/12/2011 23:41
Ótimo trabalho!

Agora adubando bem e regando direitinho ela tomará boa forma e vai engrossar.

Ano que vem no inverno é transplantar reduzindo o raizame e plantando numa bacia com um bom substrato.
Luciano Carrarini14/12/2011 08:17
Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Vinícius

Pensei algo parecido com o que amigo Elio sugeriu, porém mais vertical... A frente oposta a esta do projeto também poderia ser ideal por conta da inclinação da árvore:

Otima projeção !!! Tenho uma tambem , e essa idéia me servirá concerteza !!!
Arthur Medeiros14/12/2011 12:26
Muito bacana, Alexandre sempre arrebentando nas projeções...

Acompanhando... 😮
Raoni Moraes14/12/2011 16:20
Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Vinícius

perfeita a projeção do nosso colega Alexandre. eu seguiria por ai!
Green_bsb14/12/2011 17:54
Acompanhando!
Vinícius Fernandes17/01/2014 19:23
Bom, depois de algum tempo caprichando na adubação, vejam como se encontra minha jabu. Fiz o transplante e inclinei um pouco pra esquerda, mas não gostei muito, acho q na próxima a voltarei para a vertical. Por favor, opinem!!! abç
FRENTE

LATERAL DIREITA

FUNDOS

LATERAL ESQUERDA
Renato Rodrigues Roehrs18/01/2014 11:27
Vinícius, que bela evolução nestes 2 anos!!
Voto nela na vertical, também.
Está linda, de qualquer forma!

Adubas a jabu com o que e em que periodicidade?

Abraços.
12