Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pré Jabuticaba-Atualização 17/01/2014

12
Luni18/01/2014 12:49
Cara, tá ficando incrível! daqui a mais dois anos, vai estar Linda!!!
Vinícius Fernandes18/01/2014 14:21
Obrigado amigos, adubo com esterco de galinha, de vaca, osmocote 15-09-12 e fosway, aproximadamente a cada quinze dias. Na foto não aparece, mas na parte de baixo da bacia tem outra bacia que fica constantemente cheia de agua, cerca de 5 cm, quando está chovendo ou frio, eu a esvazio, acredito que isso ajuda e muito no desenvolvimento da jabu, só não se pode exagerar, se manter a bacia de baixo cheia o tempo todo começa a aparecer aquela "ferrugem" nas folhas. abçs
Alexandre S. Coelho18/01/2014 23:34
Oi Vinícius

Muito boa a evolução da sua jabu!
Minha sugestão é retirar o galho que engrossou bastante e ficou destoando com o movimento do tronco:

Com a poda, deve ficar um espaço vazio que pode ser preenchido com novas brotações e uma leve inclinada da árvore 💡
Vinícius Fernandes19/01/2014 11:28
Entendi, mas antes de implementar esta intervenção, resolvi tirar outra foto, de um outro ângulo, já que na primeira foto realmente parece que o galho do meio é até mais grosso que o tronco, mas na verdade são dois, exatamente o galho de fundo.

Devo retirar o galho assim mesmo? Obrigado e abraço a todos!
Alexandre S. Coelho19/01/2014 22:55
Vinícius

Realmente, olhando por este ângulo fica a dúvida em eliminar o galho sugerido...

Como eu acho que alguns detalhes valorizam o desenho de uma árvore na arte bonsai, vou tentar justificar minha visão (apenas minha visão... não quer dizer que deva segui-la):

Tua planta começa com um belo movimento no tronco, porém, veja (linha pontilhada) que a segunda parte se prolonga demais, perdendo o movimento inicial:

Então, outra sugestão seria cortar este tronco pela metade:

Se ocorrer uma boa brotação no local do corte, você poderia formar a continuação do tronco com mais movimento:
Alexandre S. Coelho19/01/2014 23:01
E se não vinga-se depois do corte... 🙁

Outra opção seria inverter a frente da planta, usando o galho de fundo (que você mencionou) como novo prolongamento do tronco...

Desculpem se exagerei nos pitacos 😮ops:
Vinícius Fernandes20/01/2014 11:00
Alexandre, suas sugestões são sempre um aprendizado!! mais uma vez, obrigado pela ajuda!
12