Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustro, ajuda

12
edmarcos20/12/2011 13:51
Ligustro, ajuda
Pessoal a anciedade é tanta que hoje fui em uma floricultura para ver se eu encontrava uma muda interessante para já desfolhar, podar, amarrar, etc, rsrs.

Encontrei um ligustro que achei interessante mas a minha visão não vale nada então eu fotografei a muda e estou colocando aqui para que vocês dêem opinião.

Resalto que eu não comprei a muda ainda, está reservada apenas. Se essa não for boa o que eu devo observar para selecionar uma boa (desta espécie)?

Que idad eteria uma planta dessas?

Seguem as fotos. Desde já agradeço!

Planta inteira

Tronco

Costas da planta
edmarcos20/12/2011 13:55
Imagem
Por favor alguem me ajude colocar as imagens dos links aí...eu não consigo fazer aparecerem.
Valeu!
João Crédito20/12/2011 14:05
Uma ajudinha!

Planta inteira

Tronco

Costas da planta

Acho que deveria podar os galhos bem baixos, e seguir esse estilo:

Mas espere as opniões dos mais experientes.
edmarcos20/12/2011 14:19
Planta
Jõao mas você acredita ser uma boa planta para eu iniciar? Não comprei ainda....

Como você colocou as fotos e eu não consigo? rsrs
João Crédito20/12/2011 14:26
Não conheço muito bem essa espécie, mas se for um valor baixo compra sim. Caso contrário pegue umas mais baratas, para iniciar. Pois é igual aprender qualquer outra coisa, vamos errar bastante no começo, e se errar numa planta mais barata doi menos no bolso.
E com ctz depois da primeira planta vai caçar planta em tudo quanto é lugar, não vai ficar só nessa.
edmarcos20/12/2011 18:43
Inspiração!
Pessoal, abaixo duas inspirações para o bonsai. Quero a opinião de vocês. Sei que são dois estilos diferentes mas os dois me agradam.

Será que esta "muda" que eu pretendo comprar me permitirá isso?

João Crédito20/12/2011 20:39
Belas inspirações edmarcos.
Bom acho que o que você tem que ter é paciência. Sou novo nessa arte também, mas chegar a um nível dessas plantas sua muda pode levar mais de 5-8 anos.
Então:
- leia bastante (google);
- veja as evoluções das planta aqui no fórum, fuce bastante;
- o principal PACIÊNCIA!!! rsrs
Rodrigo Tavares20/12/2011 21:04
Edmarcos;
Ligustro é uma boa opção para começar, é uma planta resistente e de crescimento acelerado, portanto, em caso de algum erro, vc pode zerar tudo e começar de novo... 😄
Porém, a planta da sua foto é variegata, ou seja, é uma planta que tem uma vida menor que outra não-variegata...Ou seja, quando ela estiver bonita mesmo, com bastante tempo de trabalho, pode começar a morrer galhos, trazendo muita decepção.
Apenas um conselho, prefira plantas não variegatas, já que possuem uma vida maior... 😉
edmarcos20/12/2011 21:31
???
Caro Rodrigo me desculpe pelo amadorismo mas é perguntando que se aprende:
O que é Variegata e não-variegata? Isso é só no ligustro?
edmarcos20/12/2011 21:33
ligustre bom!
João, o que devo olhar em ligustro para comprar visando ganhar um pouco de tempo ou polpar algum trabalho?
Anderson Neuhaus20/12/2011 22:57
bela planta!
João Crédito21/12/2011 09:06
Re: ligustre bom!
edmarcos escreveu:
João, o que devo olhar em ligustro para comprar visando ganhar um pouco de tempo ou polpar algum trabalho?

Boa pergunta!
Então ainda não comprei muitas mudas.
Vamos esperar alguêm mais experiente responder.
Mas eu iria pelo calibre do tronco e pelo nebari (se estiver exposto).
Eduardo Valmórbida21/12/2011 11:18
Re: ???
edmarcos escreveu:

O que é Variegata e não-variegata? Isso é só no ligustro?

Bem eu sou iniciante, mas pelo que li, as plantas variegatas são essas que tem as folhas com essas manchas e bordas brancas nas folhas.
Elas podem ser causadas por uma infecção viral que modifica os genes da planta, ou seja por se tratar de uma condição genética ela não é reversivel.
Existem diversas outras espécies que podem ser variegatas, como por exemplo o ficus, hibisco, serrisas,etc.
No ligustro, pode acontecer de nascerem galhos que não apresentem essa característica.
bom é o que eu sei sobre as plantas variegatas,

nesse topico teve uma discussão sobre as plantas variegatas, acho que pode tirar mais algumas duvidas que tu possa ter

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17595&highlight=variegatismo
paulo.go21/12/2011 12:18
Primeira vez que ouço sobre plantas variegatas. Muito importante essa observação para o futuro de um bonsai.
Ricardo Paiva22/12/2011 10:18
Pessoal, boas as colocações feitas sobre o "variegata".

Sobre o que "olhar" quando comprar uma muda, existem vários pontos que eu analiso:
1 - sem, impreterivelmente, o tronco (espessura e nebari), a parte aérea sempre existe uma solução (zerar a planta, enxertos ...)
2 - levar em consideração a espécie adquirida e tomar conhecimento das suas características - crescimento, rega, insolação ...
3 - pode-se também pegar uma muda bem jovem que ainda não tenho um tronco grosso, uma espécie que você não consegue material mais velho e de boa qualidade.
4 - obter plantas por alporque ou semente.

Agora vamos a planta do Edmarcos, o foco deste post:
Pra mim, pra esta planta o hokidashi está caindo de maduro. Veja que praticamente todos os galhos partem de um mesmo ponto.
O moyogi também é viável já que pode ser feita uma poda drástica deixando apenas um dos galhos para dar o formato sinuoso ao tronco.
nickyfury22/12/2011 11:35
bonsai
O ligustro variegata (ou variegada) tem um pormenor que poucos conhecem: sua madeira é mais "dura" que o outro comum, de folhas verdes. Isso depõe contra a planta, pois dificulta uma série de intervenções, como poda, aramação, cicatrização de cortes grandes, etc. Por isso, minha sugestão é sempre no sentido de, se for adquirir um ligustro, prefira o comum, de folhas verdes, por mais bonito que seja o variegata.

Além desse pormenor, há tambem o fato de que plantas com folhas brancas têm uma tendencia maior ao apodrecimento prematuro, infestação de pragas, e uma série de outras dificuldades, que ao invés de servirem para facilitar, acabam mesmo é deprimindo o cultivador, dado o resultado pífio de seus esforços em tentar transformar um material bruto num bonsai.

O Ligustro licuntum, que é o comum, de folhas totalmente verdes, possui ótimas qualidades, sendo a maior delas a facilidade no cultivo, no trato e na diversificação, vez que qualquer galhinho estaqueado gera uma nova planta, com um enraizamento super fácil. Além disso, sua madeira, apesar de dura, é mais flexivel, permitindo ajustes tanto com a tesoura e os alicates, quanto com aramação, o que redunda em lindos trabalhos de bonsai, tenha o tamanho que tiver.

Por ser uma planta de variedade mais resistente, pode-se escolher plantas com troncos mais robustos (grossos), cortando fora material excedente bem como raizes pivotantes grossas, desde que se mantenha um minimo de raízes capilares (raizes finas de alimentação). O melhor substrato para recuperação (replante de plantas retiradas do chão ou de outros recipientes, como latas) é a areia grossa de rio, sem peneirar. Ela possibilita uma otimização rápida no sistema radicular, facilitando um aumento acelerado no volume das raizes capilares, com respostas identicas na parte aerea.
edmarcos22/12/2011 12:19
poda
Ricardo, obrigado pela dica.
Sem querer pedir demais, me faca um sugestao de poda por favor. Acho que o hokidashi seria mais facil para iniciar.
edmarcos22/12/2011 14:44
Valeu
Nickyfury valuu pelas dicas!
edmarcos25/12/2011 18:20
Duas fotos atualizadas
Pessoal, seguem duas fotos após uma pequena limpeza, basicamente galhos secos. por favor me sugiram como podar, pois não tenho a mínima ideia.
Provável Frente

Provável Costas

A planta tem um parte pequina de tronco sob o solo e acho que de desenterrar um pouco vai ter um bom nebari.
Ricardo Paiva26/12/2011 00:37
Edmarcos, desenterre um pouco o nebari fotografe e poste aqui para poder ver a base e sugerir uma frente.
edmarcos26/12/2011 13:48
Nebari
Pessoal seguem fotos. Por favor me sugiram um estilo e me ajudem na orientação da poda e amarração.

edmarcos26/12/2011 13:59
Inspiracao
Pensei nesta como inspiracao.
edmarcos27/12/2011 21:46
Inspiração
Pessoal e ai o que acharam dassa ultima foto como inspiração? Alguem me recomenda a poda....

Estou ancioso para podar a planta mas sem orinetação não tenho coragem, rsrs
edmarcos28/12/2011 21:29
ajuda
Pessoal todos ja fomos iniciantes um dia e as opinioes dos mais experientes ajudammuito.

Por favor me enviem uma sugestao de poda?
edmarcos29/12/2011 15:57
POda
Pessoal esta seria uma opção de poda para fazer o estilo vassoura mencionado acima como inspiração? pensei em abaixar os dois galhos destacados em azul.

Gosto mais do Moyogi que do estilo vassoura, se alguem enxergar esta possibilidade e puder me orientar agradeço.
12