Ligustro, ajuda
12
Valeu
Marcio, era isso que eu precisava. Acho mais legal o Moyogi que a vassoura pois algumas vassouras me lembram topoaria.
So uma curiosidade, como vocês fazem estes desenhos?.....
Tenho uma certa facilidade com softwares e gostaria de tentar.
Valeu!
So uma curiosidade, como vocês fazem estes desenhos?.....
Tenho uma certa facilidade com softwares e gostaria de tentar.
Valeu!
Pessoal, seguindo essa sugestão do Marcio, devo amarrá-lo apos a poda ou nem daria para fazer isso ainda?
Devo transplantá-lo? Ou deixo ou de está? Se for transplantar seria para onde? Escorredor ou vaso?
Aguardo as dicas, já vou podá-lo agora!
Devo transplantá-lo? Ou deixo ou de está? Se for transplantar seria para onde? Escorredor ou vaso?
Aguardo as dicas, já vou podá-lo agora!
Edmarcos, não entendi, como assim "amarra-lo"?
Sobre transplantar, eu deixaria a planta se recuperar, será uma poda bem forte. Depois de recuperada (6 meses imagino), passaria para uma bacia largar com substrato bem drenante (sem esquecer das furações) e deixaria ali para prover o desenvolvimento e trabalho da parte aérea.
Sobre transplantar, eu deixaria a planta se recuperar, será uma poda bem forte. Depois de recuperada (6 meses imagino), passaria para uma bacia largar com substrato bem drenante (sem esquecer das furações) e deixaria ali para prover o desenvolvimento e trabalho da parte aérea.
Ricardo, me desculpe....olhando aqui as mp que lhe mandei vi que você tinha me orientado quando a isso.
Agora pintou uma nova dúvida. estoua qui com a planta na mesa para podar e não sejo como fazer a poda. Ela não tem o tronco voltado para a esquerda como no desenho o Marcio fez.
O que parece ser um tronco aí é uma sobreposição de galhos, ou seja, não conseguirei este 'movimento do tranco" para esquerda. Olhe nas fotos no início do deste forum. Lá tém fotos dele por todos os angulos.
Agora pintou uma nova dúvida. estoua qui com a planta na mesa para podar e não sejo como fazer a poda. Ela não tem o tronco voltado para a esquerda como no desenho o Marcio fez.
O que parece ser um tronco aí é uma sobreposição de galhos, ou seja, não conseguirei este 'movimento do tranco" para esquerda. Olhe nas fotos no início do deste forum. Lá tém fotos dele por todos os angulos.
Será que a melhor opção não seria partir para uma vassoura , como essa que não parece tanto a topoaria.

O que acham? Se for assim com seria a poda? Por favor me enviem uma imagem com riscos onde devo podar.

O que acham? Se for assim com seria a poda? Por favor me enviem uma imagem com riscos onde devo podar.
Edmarcos, você está confundindo os estilos. Este postado é um moyogi. A planta tem um único tronco e sinuoso.
No Hokidashi (vasoura) há apenas um tronco inicial e depois todos os galhos parte do mesmo ponto.
Veja neste exemplo:

Observe que não existe um tronco principal que se sobre saia aos demais e sim vários.
Dá uma olhada neste excelente trabalho do Valdir Hobus que trabalho um cambuim com as características bem parecidas com as do seu ligustro:

No Hokidashi (vasoura) há apenas um tronco inicial e depois todos os galhos parte do mesmo ponto.
Veja neste exemplo:

Observe que não existe um tronco principal que se sobre saia aos demais e sim vários.
Dá uma olhada neste excelente trabalho do Valdir Hobus que trabalho um cambuim com as características bem parecidas com as do seu ligustro:

Ricardo, você tem razão. Coisa de principiante!
Vou fazer uma poda como estas que você colocou. Posto aqui para você verem.
Vou fazer uma poda como estas que você colocou. Posto aqui para você verem.
Tomei coragem e podei o Ligustro espero não ter errado muito.
Devo abaixar mais algum galho? E estes com folhas que eu deixei, dexo retirar? (Deixei só para não retirar todas as folhas)
Vista Geral

Vista Superior

Devo abaixar mais algum galho? E estes com folhas que eu deixei, dexo retirar? (Deixei só para não retirar todas as folhas)
Vista Geral

Vista Superior

Se minha cortaria bem mais deixando apenas 1/3 de cada galho.
Todos da mesma altura?
Amigo eu cortaria nas linhas vermelhas abraços...
Marcio eu tinha pensaod em algo assim quando o Ricardo sugeriu que cortasse mais.
Amanhã mesmo vou cortar! E é ter paciência.......o que é difícil, rsrsrs
Qual seria a minha próxima intervenção? e Quando?
Amanhã mesmo vou cortar! E é ter paciência.......o que é difícil, rsrsrs
Qual seria a minha próxima intervenção? e Quando?
Vamos com calma, é como vc disse paciencia, faça a intervenção podando onde esta marcado e deixe ela crecer e se recuperar depois poste mais fotos aqui para opinarmos.
È cedo para pensar em segundo passo, pois tudo vai depender exclusivamente dela.
Mas deixe ela desenvolver até vc poder podar de novo e formar os galhos..
Por enquanto caprixa na adubação e agua...
Abraços..
È cedo para pensar em segundo passo, pois tudo vai depender exclusivamente dela.
Mas deixe ela desenvolver até vc poder podar de novo e formar os galhos..
Por enquanto caprixa na adubação e agua...
Abraços..
Ok, forum congelado pelos próximos 6 meses!
Obrigado a todos que deram dicas.
Obrigado a todos que deram dicas.
12