Desfolha Calliandra e nova florada/atualizada.05.11.12/
Pessoal, esta Calliandra já estava com as folhas velhas e ficando feias. Resolvi desfolhá-la totalmente para que uma nova folhagem surja. Agora é época!
Em novembro/2011 estava assim:

Iniciando o trabalho. Aliás, vai dar um trabalhão!

Com uma das mãos segura-se o galhinho...........

Com a outra (no meu caso era a mesma pois eu é quem estava fotografando......rsrsrsrs!) puxa-se as folhas de dentro para fora a fim de não lascar o ramo nem danificar as gemas latentes.

Meia hora depois........!!

.......Uma hora depois!!! (ufa!!)

Aproveitei e retirei alguns galhos desnecessários e podei as ponteira a fim de manter a altura e largura da planta.

Serviço concluído. Dá pra notar que será necessário inclinar a planta para a direita, no próximo transplante.

Com a inclinação acho que fica melhor..............Ainda preciso acertar esse nebari que está ficando cada vez mais feio!

Na sombra até começar a brotar............

Comentários finais:
Esse nebari poderia ter ficado melhor se, quando fiz o alporque, tivesse usado vermiculita em lugar de esfagno. Após retirado o alporque poderia ter "espalhado" bem as raízes, coisa que com esfagno não é possível.
Esse bonsai tem vários defeitos de modelagem. Justifico:
Foi minha primeira Calliandra, no início do meu aprendizado.
Essa Calliandra chega a florescer 5 vezes ao ano.
Esses copinhos são porta adubos, que contém Osmocote 15.9.12. É só o que uso nela. Esse lote de copinhos está aí desde Out/2010, ou seja, 15 meses.
Tão logo ela rebrote irei trocar por Osmocote novo.
O Osmocote que eu uso é de liberação de 8 a 9 meses, porém, aqui em Curitiba, como o clima é mais frio, ele demora mais a se exaurir, já que a liberação para 9 meses é em temperatura constante de 25 graus.
É isso aí, pessoal!
Se ajudei, fico feliz!
abraço
Em novembro/2011 estava assim:

Iniciando o trabalho. Aliás, vai dar um trabalhão!

Com uma das mãos segura-se o galhinho...........

Com a outra (no meu caso era a mesma pois eu é quem estava fotografando......rsrsrsrs!) puxa-se as folhas de dentro para fora a fim de não lascar o ramo nem danificar as gemas latentes.

Meia hora depois........!!

.......Uma hora depois!!! (ufa!!)

Aproveitei e retirei alguns galhos desnecessários e podei as ponteira a fim de manter a altura e largura da planta.

Serviço concluído. Dá pra notar que será necessário inclinar a planta para a direita, no próximo transplante.

Com a inclinação acho que fica melhor..............Ainda preciso acertar esse nebari que está ficando cada vez mais feio!

Na sombra até começar a brotar............

Comentários finais:
Esse nebari poderia ter ficado melhor se, quando fiz o alporque, tivesse usado vermiculita em lugar de esfagno. Após retirado o alporque poderia ter "espalhado" bem as raízes, coisa que com esfagno não é possível.
Esse bonsai tem vários defeitos de modelagem. Justifico:
Foi minha primeira Calliandra, no início do meu aprendizado.
Essa Calliandra chega a florescer 5 vezes ao ano.
Esses copinhos são porta adubos, que contém Osmocote 15.9.12. É só o que uso nela. Esse lote de copinhos está aí desde Out/2010, ou seja, 15 meses.
Tão logo ela rebrote irei trocar por Osmocote novo.
O Osmocote que eu uso é de liberação de 8 a 9 meses, porém, aqui em Curitiba, como o clima é mais frio, ele demora mais a se exaurir, já que a liberação para 9 meses é em temperatura constante de 25 graus.
É isso aí, pessoal!
Se ajudei, fico feliz!
abraço