Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Desfolha Calliandra e nova florada/atualizada.05.11.12/

12
Elio06/01/2012 21:26
Desfolha Calliandra e nova florada/atualizada.05.11.12/
Pessoal, esta Calliandra já estava com as folhas velhas e ficando feias. Resolvi desfolhá-la totalmente para que uma nova folhagem surja. Agora é época!

Em novembro/2011 estava assim:

Iniciando o trabalho. Aliás, vai dar um trabalhão!

Com uma das mãos segura-se o galhinho...........

Com a outra (no meu caso era a mesma pois eu é quem estava fotografando......rsrsrsrs!) puxa-se as folhas de dentro para fora a fim de não lascar o ramo nem danificar as gemas latentes.

Meia hora depois........!!

.......Uma hora depois!!! (ufa!!)

Aproveitei e retirei alguns galhos desnecessários e podei as ponteira a fim de manter a altura e largura da planta.

Serviço concluído. Dá pra notar que será necessário inclinar a planta para a direita, no próximo transplante.

Com a inclinação acho que fica melhor..............Ainda preciso acertar esse nebari que está ficando cada vez mais feio!

Na sombra até começar a brotar............

Comentários finais:

Esse nebari poderia ter ficado melhor se, quando fiz o alporque, tivesse usado vermiculita em lugar de esfagno. Após retirado o alporque poderia ter "espalhado" bem as raízes, coisa que com esfagno não é possível.

Esse bonsai tem vários defeitos de modelagem. Justifico:

Foi minha primeira Calliandra, no início do meu aprendizado.

Essa Calliandra chega a florescer 5 vezes ao ano.

Esses copinhos são porta adubos, que contém Osmocote 15.9.12. É só o que uso nela. Esse lote de copinhos está aí desde Out/2010, ou seja, 15 meses.

Tão logo ela rebrote irei trocar por Osmocote novo.

O Osmocote que eu uso é de liberação de 8 a 9 meses, porém, aqui em Curitiba, como o clima é mais frio, ele demora mais a se exaurir, já que a liberação para 9 meses é em temperatura constante de 25 graus.

É isso aí, pessoal!

Se ajudei, fico feliz!

abraço
Felipe Lembi06/01/2012 21:52
Ajudou muito, obrigado pela colaboração. Pois eu como principiante tenho receio de fazer desfolhas e sacrificar a planta.
Mas eu tenho uma duvida, o que é este brilho que tem no caule desta planta após a pinçagem? Vc passou algum produto?

Felipe Ernesto Lembi
RCasagrande06/01/2012 22:44
MUITO BOA ESSA EXPLICACAO ELIO.....

MAS SOH UMA DUVIDA...
NAO SERIA MELHOR FAZER ESSA DESFOLHA COM UMA TESOURA (CORTANDO NO PECIULO DA FOLHA) AO INVES DE SER COM OS DEDOS (PRA NAO CORER O RISCO DE QUEBRAR AS GEMAS) , OU ISSO FICA A CRITERIO DE CADA UM????

ABRACOS...
SEKI - Elio Luis Secchi06/01/2012 23:57
Aí meu xará, muito boa a explicação. E apesar do amigo expor alguns 'defeitos" desta planta a gente não se cansa de olhar a exuberante floração e também a sua forma.
Valeu pela dica, tenho uma caliandra que precisa de desfolha, então foi botar a mão, amanhã mesmo...
Uma pergunta também: para obter este adensamento de brotação você fez e faz pinçagem com os brotos bem jovens, ou esperava crescer para podar?

abraço
marcio gabiatti07/01/2012 16:09
Amigo Elio vc acha que não ajudou? vc matou a pau amigão...
Tenho tres caliandras fruto de yamadori a qual estou desenvolvendo as ramifições e as veses me deparo com algumas duvidas, alguns galhos estão saindo das primarias para secundarias e assim por diante ate que ponto devo deixar o galho desenvolver para fazer a poda de construção dos ramos? seria muito interessante se vc tivesse as etapas de alguma caliandra que construiu, da mesma forma como esplanou perfeitamente a desfolha desta caliandra acho que iria ajudar muitos amigos a compreender melhor e entender o desenvolvimento desta especie que a cada dia me apego mais...abraços...
Elio07/01/2012 20:28
Felipe Lembi escreveu:
Ajudou muito, obrigado pela colaboração. Pois eu como principiante tenho receio de fazer desfolhas e sacrificar a planta.
Mas eu tenho uma duvida, o que é este brilho que tem no caule desta planta após a pinçagem? Vc passou algum produto?

Felipe Ernesto Lembi

Felipe, o brilho é por conta de eu ter borrifado com água. Aliás, procedimento necessário após uma desfolha. 2 a 3 vezes ao dia, se possível. Ajuda muito na recuperação da planta.!

abraço
Elio07/01/2012 20:31
RCasagrande escreveu:
MUITO BOA ESSA EXPLICACAO ELIO.....

MAS SOH UMA DUVIDA...
NAO SERIA MELHOR FAZER ESSA DESFOLHA COM UMA TESOURA (CORTANDO NO PECIULO DA FOLHA) AO INVES DE SER COM OS DEDOS (PRA NAO CORER O RISCO DE QUEBRAR AS GEMAS) , OU ISSO FICA A CRITERIO DE CADA UM????

ABRACOS...

RCasagrande, na Calliandra, Ácer buergerianum, Amoreira e algumas outras plantas não precisa cortar com tesoura. Ao puxar com os dedos as gemas não se danificam. Porém, sempre é bom lembrar de que se deve puxar de dentro para fora.
Levei uma hora.......com tesoura teria levado umas 3 horas!!

abraço
Elio07/01/2012 20:33
Elio Luis Secchi escreveu:
Aí meu xará, muito boa a explicação. E apesar do amigo expor alguns 'defeitos" desta planta a gente não se cansa de olhar a exuberante floração e também a sua forma.
Valeu pela dica, tenho uma caliandra que precisa de desfolha, então foi botar a mão, amanhã mesmo...
Uma pergunta também: para obter este adensamento de brotação você fez e faz pinçagem com os brotos bem jovens, ou esperava crescer para podar?

abraço

Xará, eu espero lignificar antes. Sempre tirando a ponteira.

Abração.

PS.: E aí, vamos para Ribeirão, xará?
Elio07/01/2012 20:38
marcio gabiatti escreveu:
Amigo Elio vc acha que não ajudou? vc matou a pau amigão...
Tenho tres caliandras fruto de yamadori a qual estou desenvolvendo as ramifições e as veses me deparo com algumas duvidas, alguns galhos estão saindo das primarias para secundarias e assim por diante ate que ponto devo deixar o galho desenvolver para fazer a poda de construção dos ramos? seria muito interessante se vc tivesse as etapas de alguma caliandra que construiu, da mesma forma como esplanou perfeitamente a desfolha desta caliandra acho que iria ajudar muitos amigos a compreender melhor e entender o desenvolvimento desta especie que a cada dia me apego mais...abraços...

Fala, Márcio!

Então irei ver se acho nas minhas fotos algo explicativo.
Contudo, é simples:

1. Calliandra não fica cônica ao natural.
2. Assim, precisa ir trocando o tronco principal por galhos.
3. O mesmo acontece com galhos primários. Se deixá-los alongarem muito não ficarão cônicos.
4. Como fazer então: Deixe alongar até atingir a espessura desejada.
5. Depois corte curto e use um ramo secundário para dar continuidade a esse galho. Aí já terá uma conicidade.
6. E assim por diante.

abraço
Moreno07/01/2012 21:45
Fale Elio, muito boa a materia,
e parabens pela planta a floraçao realmente é exuberante.

Hoje tambem fiz a desfolha da minha caliandra, fiz tambem estilizaçao inicial da copa.

da uma olhadinha e me diga oque acha...

grande abraço!
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1748
SEKI - Elio Luis Secchi07/01/2012 22:44
Valeu meu xará, obrigado pelo retorno...
Bom estou me programando para ir a Ribveirão sim, a não ser que haja algum contratempo, sabe, eu ainda estou plenamente na Ativa profissionalmente... e autônomo tem suas liberdades, mas também às vezes é requisitado sem aviso...
abraço
Angela Fernandes07/01/2012 23:49
Alô !!!!!!!!!
Querido Elio, você como sempre bastante detalhista em nos ensinar.
Adorei a matéria.
Quando tiver tempo, poste lá também (???).
Grata mais uma vez e vou desfolhar meus galhinos de calliandras.
LuanRibeiro11/01/2012 12:28
Parabéns!
Me deu um incentivo a mais pra desfolhar a minha esse ano.
Elio11/01/2012 19:21
Moreno! Valeu! Dei um pitaco lá na tua planta!

Xará, terei o maior prazer em te fazer companhia em Ribeirão. Faz uma força aí!

Valeu, amiga Ângela! Já postei lá!

É isso aím, Luan!

abraços
Felipe Lembi11/01/2012 21:42
Olá,

Obrigado Elio, tão simples, e eu achando que era algum produto!
Mas foi bom perguntar, não sabia que tinha necessidade de borrifar.

Grande abraço

Felipe
Elio07/02/2012 19:42
Pessoal, a Calliandra já com "vestido" novo!!! 30 dias depois!

abraço

Lucinei Reis07/02/2012 22:59
Acompanhado!!!!!!!!!!!!!!!!!
somricardo07/02/2012 23:07
linda, acompanhando...
Elio17/02/2012 20:49
Ricardo e Lucinei.........obrigado! Valeu!

abraço
pmaia17/02/2012 22:43
Elio,

linda Caliandra. Parabéns.
Abs.
Waldomiro Ernesto18/02/2012 17:00
Caro professor Helio, parabens pela aula e pelo belo espécime que espero um dia conseguir um bem proximo.
Ontem queria lhe perguntar sobre o Osmocote e abrí (por falta de experiência no Forum) um novo tópico, mas vou repetí-lo novamente.
Eu estava trabalhando e morando em uma fazenda no Mato Grosso e retornei à minha cidade de origem Mandaguari(Pr).
Quando na fazenda, semeei Calliandra rosa e troxe na bagagem pelo menos umas 12 mudas que estão com 5 meses. Vou tentar conduzí-las e preciso de sua ajuda quanto a sua adubação. Gostaria de saber de o Osmocote que o companheiro utiliza nos "potinhos" podem ser molhados ou não por ocasião das regas das plantas?

Um abraço fraternal.

Waldomiro.
Elio18/02/2012 20:44
Valeu, pmaia!

Waldomiro, com certeza "devem" ser molhados pois é aí que a água penetra no interior das bolinhas liberando gradualmente parte do adubo em forma de sal, do interior.

Quando a bolinha liberar todo o sal de dentro ela ficará somente com a casca, que vc pode sentir ao espremê-la.

abraço

PS.: Feliz vc que tem O grande Vicente Romagnole aí na cidade. A coleção dele é fantástica!
Waldomiro Ernesto22/02/2012 19:58
Valeu companheiro Elio.
Agradeço sua atenção.
Realmente tenho o Sr.Vicente Romagnole aqui na cidade e certamente poderei aprender muito com o mesmo.

Abração.

Waldomiro
Tiago R22/02/2012 21:15
Bela folhagem.
Andre Antoniazzi20/03/2012 16:53
Caliandra
Ola amigo Elio muito lindo seu exemplar e otima aula como sempremas estou aqui pra te pedir um conselho tenho uma caliandra quase igual a sua mas as folhas estao horriveis por causa do calor sera que ainda posso fazer uma desfolha total agora??
Abraços
12