Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O Bonsai

12
Edgard de Vinhedo21/02/2012 10:51
Você é formidável! Há muitos anos atras (entre 1983 a 1993) comprei vários vasinhos na feira da Liberdade em São Paulo, tentei cultivá-los e tudo corria bem. Visitava as exposições e sem a internet frequentava alguns lugares onde se falava do assunto. Até aprendi alguma coisa. A vida mudou sem eu querer, e mudei de local de trabalho (morava em São Paulo e trabalhava em Joinville). Morreram minhas plantas e desinteressei-me pelo assunto. Agora, às vésperas dos 70 anos, morando em Vinhedo-SP, voltei à essa arte maravilhosa. Tudo isso para dizer que comprei bonsai já desenvolvido, pré-bonsais e algumas mudas. Com a internet aprendi muito e "gasto" muito do meu tempo navegando. Comprei então pela internet 10 mudas diversas (de proposito) para ir aplicando os ensinamentos: poda, transplante, mamadeira, etc., delas, 4 são bem "fraquinhas" e exigirão tempo, e como o Mario diz: paciência. Assim, acho que para começar os caminhos são diversos, mas, acabarão no mesmo caminho difícil e demorado da verdadeira arte, claro, para os que não desistirem. Um pedido: vc poderia escrever, fotografar e postar em japonês uma expressão que tivesse significado aproximado de "meu jardim de bonsai" para eu copiar e colocar no meu pequeno recanto? Abraço. Edgard de Vinhedo.
Lili Nagao24/02/2012 02:26
Olá, Edgard!
Realmente, cuidar das plantas é uma espécie de terapia! Meu avô plantou, cuidou e podou seus pinheiros até quase os 80 anos. E meu pai, com 72 anos a mesma coisa.
Sobre seu jardim de bonsai em Japonês, acho que fiz melhor que fotografar. Postei em pdf, já com uma fonte bonita e imponente.
só clicar aqui http://pt.scribd.com/doc/82636076/%E7%9B%86%E6%A0%BD%E5%9C%92
abraço
Edgard de Vinhedo24/02/2012 19:14
Lili já peguei, imprimi e agora vou copiar... mando a foto quando a plaquinha ficar pronta. Abraço. Edgard de Vinhedo.
12