Osmocote.
Lbandeira17/02/2012 16:33
Osmocote.
Boa tarde. Alguem poderia me dizer como e quando (épocas do ano) usar osmocote? Tenho lido muito sobre esse fertilizante mas não sei a sua real aplicação. Gostaria de saber tbm se posso usar nos meus escorredores mamadeira?
Abraço.
Elio17/02/2012 16:39
Bandeira, o Osmocote é um adubo químico de lenta liberação.
Eu uso o 15-9-12 (único que tem micronutrientes) com tempo de liberação 8/9 meses.
Como a liberação está relacionada à temperatura e, na minha cidade não faz tanto calor, esse adubo chega a durar até 15 meses nas minhas plantas.
abraço
Lbandeira17/02/2012 16:51
Mas como é de alta duração, não precisa usar mais nada durante o ano de cultivo?
Elio17/02/2012 16:59
Lbandeira escreveu:
Mas como é de alta duração, não precisa usar mais nada durante o ano de cultivo?
Não! Só Osmocote! ´E completo!
Em mudas e plantas jóvens, se quiser dar uma incrementada, pode aplicar Biofert Plus, de vez em quando, já que o Osmocote é de lenta liberação mesmo.
abraço
Lbandeira17/02/2012 17:03
Bacana. muito obrigado pelo esclarecimento.
dablo1925/02/2012 16:26
Olá,
eu uso osmocote plus pelo menos uma vez ao ano por ser uma adubação bem segura, geralmente aplico um pouco antes da primavera época a qual a plante começa a se desenvolver com mais rapidez. Uso inclusive nas plantas com mamadeira sem problemas.
Abraço.
Diego
gil_fuka12/10/2012 22:02
Olá Élio e Dablo!
Qual é a formulação do osmocote que voces utilizam?
Irei comprar 2 kilos pela ideal bonsai. Ainda não confirmei a compra.
Até mais!
Paulo R B de Medeiros13/10/2012 13:01
aproveitando o tópico, quando usar o npk 10-10-10 ?
Elio13/10/2012 22:44
Gil, eu uso o de 15-9-12 que é a formulação que tem micronutrientes.
Dentro dessa formulação ainda há separação por tempo de liberação: 3/4 meses, 6 meses, 8/9 meses e 14 meses. A diferença está na quantidade de camadas de resina que recobrem o adubo.
Paulo, vc pode usar o adubo 10-10-10 o ano todo. Digamos que é o feijão com arroz que serve em todo tempo para todas as espécies.
Depois, sendo mais criterioso, tem outras formulações; tem épocas que as quantidades são diferentes, e assim por diante.
abraço
gil_fuka14/10/2012 17:43
Valeu pela explicação Élio!
Bruno Gomes17/10/2012 19:50
Elio, e como funciona a aplicação?
Basta jogar as bolinhas por na superficie do vaso ou é necessário enterrá-las no substrato?
wellingtonfonsecan17/10/2012 21:18
Irmao Elio algumas Duvidas, essa formulaçao que usa é de acordo com o clima tambem ou somente de acordo com a planta em si, li em algumas de suas postagens que de acordo com o clima nao tao quente em sua cidade consegue-se uma duraçao maior, o calor alterá o tempo do adubo???
outra questao é se o irmao usa essa formulaçao em todas as suas plantas, eu li que 10-10-10 é o feijao com arroz mas como chegar a uma formulaçao assim como o irmao chegou????
Ainda, qual diferença desse tipo de adubaçao para um esterco de gado por exemplo ou coco de galinha esta ultima pergunta é porque moro perto de criaçao de gado entao estava pensando em coletar estrume de gado para minhas adubaçoes seria suficiente?????
Ja peço desculpas por tantas perguntas, mas estas oportunidades nao podem escapar rs, é a chance de aprender!!! Abraço meu irmao!
gil_fuka17/10/2012 21:24
Olá Wellington!
Sei que a pergunta foi pro Élio, mas eu vou comprar o osmocote pois onde moro aqui, uma casa pequena, adubo orgânico não é muito legal.
Tem um odor muito forte.
Bom, utilizei torta de mamona e farinha de osso, e mesmo depois de um tempo fermentando, ainda fica um cheiro.
Coisa que não acontece com o osmocote
Pra lugar pequeno não acho legal torta de mamona. Muito menos minha mulher, que vive me dando bronca por causa do cheiro! E não posso nem me defender! Ela ta certa!
😂
Até mais!
Elio17/10/2012 22:28
Bruno Gomes escreveu:
Elio, e como funciona a aplicação?
Basta jogar as bolinhas por na superficie do vaso ou é necessário enterrá-las no substrato?
Bruno, há várias opções:
1. Jogar na superfície, desde que a borda do vaso seja alta para que, quando regar, a bolinha não pule fora.
2. Fazer um buraco com uma colher e enterrar
3. Colocar num copinho de café furado, saquinho de meia de mulher, ou uma cestinha que existem, própria para isso.
abraço
Elio17/10/2012 22:36
wellingtonfonsecan escreveu:
Irmao Elio algumas Duvidas, essa formulaçao que usa é de acordo com o clima tambem ou somente de acordo com a planta em si, li em algumas de suas postagens que de acordo com o clima nao tao quente em sua cidade consegue-se uma duraçao maior, o calor alterá o tempo do adubo???
R: A formulação que uso é porque é a única que contém micronutrientes (15-9-12). Quanto ao tempo de liberação, quanto mais quente, mais rápido libera. Isso considerando a média de temperatura anual.
outra questao é se o irmao usa essa formulaçao em todas as suas plantas, eu li que 10-10-10 é o feijao com arroz mas como chegar a uma formulaçao assim como o irmao chegou????
R: Uso em todas as plantas, menos nos mame e outras em vaso pequeno. Aí, uso adubo líquido (Biobokashi e Biofert Plus). Wellington, 0 10-10-10 quer dizer que tem igual proporção de Nitrogênio, Fósforo e Potássio, mas ainda temos que pensar nos micronutrientes, daí a necessidade de se usar adubo que contenha, além do NPK, os micronutrientes.
Ainda, qual diferença desse tipo de adubaçao para um esterco de gado por exemplo ou coco de galinha esta ultima pergunta é porque moro perto de criaçao de gado entao estava pensando em coletar estrume de gado para minhas adubaçoes seria suficiente?????
R: Eu não uso adubo orgânico (por comodismo, preparação, mau cheiro, etc). Porém, o adubo orgânico (estercos) têm grandes vantagens. São ótimos. Contudo, algumas espécies necessitam de adubo complementar, justamente por causa da necessidade de micronutrientes. Por ex.: Frutíferas, precisam de Boro para segurar o fruto.
Ja peço desculpas por tantas perguntas, mas estas oportunidades nao podem escapar rs, é a chance de aprender!!! Abraço meu irmao!
R: Wellington, não tem que pedir desculpas. Adoro falar de Bonsai!
Bruno Gomes18/10/2012 10:12
valeu Elio,
mais uma vez obrigado.
wellingtonfonsecan19/10/2012 08:51
Vleu meu irmao Elio, pelo que entendi entao o osmocote é um adubo completo, que vai dar a planta condiçoes ideais de se desenvolver com saúde sem que necessariamente tenha que introduzir outro tipo de adubo, me corrija se estiver errado...
Sendo que mudando a formulaçao feijao com arroz que seria (10-10-10) voce complementa a alimentaçao da planta com micronutrientes, seria uma formulaçao com complemento alimentar para que a planta alem do seu desenvolvimento natural tenha uma força extra, em outras palavras uma pessoa normal sobrevive com feijao com arroz algumas carnes e frutas, mas para um atleta teria um componete extra devido ao seus exercicios e esta formulaçao seria a que voce usa 15-9-12...
Entao vamos nos aprofundar no assunto e vou lhe dar o prazer de falar mais rs...
Como chegou a esta formulaçao???
Há outras formulaçoes, penso que sim, mas quais seriam????
E ainda pensando em sua experiencia, quem sabe poderia fazer uma lista de suas plantas que responderam bem a esta formulaçao, se nao for pedir muito rs, enfim sua experiencia conta muito agora ja que as plantas que começamos a cultivar o irmao ja cultiva a anos e o caminho que estamos trilhando o irmao ja fez e faz durante anos e sempre colhendo bons frutos haja visto a maravilhosa safra de bonsais que o irmao expoe por aqui, enfim um Abraço meu irmao,Vleu!
dalbianco19/10/2012 12:36
Eu já mudei para o BASACOTE, que é a mesma coisa, mas contém muito mais micronotrientes além dos NPK.
Troque a cada 4 meses NO MÁXIMO e não utilize no inverno, somente.
Para controle, existem saquinhos de chimarrão, ou pode fazer trouxinhas com telas.
Abços
Ps: Não utilize adubo orgânico de nenhuma espécie! (SUGESTÃO)
Elio19/10/2012 19:56
wellingtonfonsecan escreveu:
Vleu meu irmao Elio, pelo que entendi entao o osmocote é um adubo completo, que vai dar a planta condiçoes ideais de se desenvolver com saúde sem que necessariamente tenha que introduzir outro tipo de adubo, me corrija se estiver errado...
R: Correto, meu irmão!
Sendo que mudando a formulaçao feijao com arroz que seria (10-10-10) voce complementa a alimentaçao da planta com micronutrientes, seria uma formulaçao com complemento alimentar para que a planta alem do seu desenvolvimento natural tenha uma força extra, em outras palavras uma pessoa normal sobrevive com feijao com arroz algumas carnes e frutas, mas para um atleta teria um componete extra devido ao seus exercicios e esta formulaçao seria a que voce usa 15-9-12...
R: A formulação que uso de Osmocote 19-9-12, não é exatamente a ideal, pois para mim, tem muito nitrogênio. Mas, é a única formulação que tem micronutrientes.
Entao vamos nos aprofundar no assunto e vou lhe dar o prazer de falar mais rs...
Como chegou a esta formulaçao???
Há outras formulaçoes, penso que sim, mas quais seriam????
R: Em osmocote existe sim, outras formulações. Por ex.: 14.14.14. Mas nenhuma tem micronutrientes.
Claro existem outras formulações de outros tipos de adubos 8-8-8, 9-9-9, 6-6-6, 14-14-8, etc, etc.
Mas para mim considero o Osmocote o ideal pelos seguintes motivos:
1. Não tem cheiro
2. É de lenta liberação (muito importante)
3. Fácil aplicação
4. Tem micronutrientes
5. Custo benefício (sai mais barato)
E ainda pensando em sua experiencia, quem sabe poderia fazer uma lista de suas plantas que responderam bem a esta formulaçao, se nao for pedir muito rs, enfim sua experiencia conta muito agora ja que as plantas que começamos a cultivar o irmao ja cultiva a anos e o caminho que estamos trilhando o irmao ja fez e faz durante anos e sempre colhendo bons frutos haja visto a maravilhosa safra de bonsais que o irmao expoe por aqui, enfim um Abraço meu irmao,Vleu!
R: Uso em todas as espécies, exceto em azaléia, que não responde bem a esse adubo. Tenho aproximadamente 40 espécies diferentes, entre as quais: Shimpaku, 8 espécies de Calliandra, Lantana, Duranta, Sakura, Ficus, Kinzu, Kinkan, Jabuticabeira, Romã, Buxus, Bougainvíllea, Pinheiro Negro, Nana, Ginkgo biloba, Pessegueiro, Cotoneaster, Azaleia, Chaenomeles, Goiabeira, Ipe, Acer palmatum, Acer Kaede, Mirabela, Ligustrum, Murta, Gardênia jasminoide, etc.
Grande abraço, Wellington!
gil_fuka20/10/2012 13:33
Élio, onde voce compra o osmocote que voce utiliza??
Até mais!
Victor Néto20/10/2012 18:47
Elio escreveu:
Bandeira, o Osmocote é um adubo químico de lenta liberação.
Eu uso o 15-9-12 (único que tem micronutrientes) com tempo de liberação 8/9 meses.
Como a liberação está relacionada à temperatura e, na minha cidade não faz tanto calor, esse adubo chega a durar até 15 meses nas minhas plantas.
abraço
Elio, bateu a dúvida e resolvi perguntar também... Onde você compra seu osmocote?
Eu pretendo comprar pra minha acerola que daqui a uns dois meses precisa começar a ser adubada.
Obrigado! 🙂
Elio20/10/2012 22:26
Victor e Gil!
Se for pouca quantidade, sugiro comprar na: www.obonsai.com.br
Eu compro no Ceasa, mas lá só tem saco de 22,600 Kg.
abraço
gil_fuka21/10/2012 13:20
Valeu Élio, muito obrigado pelo esclarecimento.
Dias atrás comprei dos quilos pela loja Ideal Bonsai, estou esperando chegar , vai demorar alguns dias a mais para chegar.
Sempre que possível vou ao Ceagesp aqui em Sorocaba, nunca pensei em pesquisar sobre o preço do produto por lá.
Até mais Élio!
Victor Néto22/10/2012 16:02
Obrigado Elio!
Desculpa por te perturbar denovo, mas...
Pra uma bacia de uns 5 litros, quanto de osmocote eu deveria usar?
+- 1 colher de sopa?
Obrigado!
Elio22/10/2012 19:08
Victor Néto escreveu:
Obrigado Elio!
Desculpa por te perturbar denovo, mas...
Pra uma bacia de uns 5 litros, quanto de osmocote eu deveria usar?
+- 1 colher de sopa?
Obrigado!
Victor, depende do tempo de liberação do Osmocote que vc comprar. Se for de 3 meses, 01 colher de sopa, um pouquinho mais, é suficiente.
abraço