Thiago Batista03/03/2012 19:59
Pedro,
O melhor é que aguarde o início da primavera, que na sua região deve ser pelo final do mês de março, para promover um reenvase nas suas plantas.
Pode replantá-las nesses vasos mesmo, mas deve lavar e podar as raízes, retirando-lhes 1/3 do seu comprimento, mais ou menos.
Utilize um substrato bem drenante. Ao pesquisar aqui mesmo no fórum, vai encontrar muitas fórmulas diferentes. Sugiro utilizar-se da mistura que mais lhe for acessível (lembrando de manter sempre a boa drenagem do substrato).
Ademais, sugiro que realize uma desfolha, com uma tesoura de pontas finas, para que possamos observar melhor a estrutura dos galhos, para podermos opinar com mais precisão.
Poste quatro fotos, uma por cada lado da planta, para cada planta.
São muito belas plantas as que tem aí. Meus parabéns pelo ótimo presente.
Ps.: Não se esqueça de mantê-las ao máximo de tempo possível expostas ao sol.
Ps. 2: Aguarde outras opiniões antes de qualquer intervenção, ok?
Abraços.
Pedro Sá04/03/2012 08:08
Thiago Batista escreveu:
Pedro,
O melhor é que aguarde o início da primavera, que na sua região deve ser pelo final do mês de março, para promover um reenvase nas suas plantas.
Pode replantá-las nesses vasos mesmo, mas deve lavar e podar as raízes, retirando-lhes 1/3 do seu comprimento, mais ou menos.
Utilize um substrato bem drenante. Ao pesquisar aqui mesmo no fórum, vai encontrar muitas fórmulas diferentes. Sugiro utilizar-se da mistura que mais lhe for acessível (lembrando de manter sempre a boa drenagem do substrato).
Ademais, sugiro que realize uma desfolha, com uma tesoura de pontas finas, para que possamos observar melhor a estrutura dos galhos, para podermos opinar com mais precisão.
Poste quatro fotos, uma por cada lado da planta, para cada planta.
São muito belas plantas as que tem aí. Meus parabéns pelo ótimo presente.
Ps.: Não se esqueça de mantê-las ao máximo de tempo possível expostas ao sol.
Ps. 2: Aguarde outras opiniões antes de qualquer intervenção, ok?
Abraços.
Bom dia,
Ok, obrigado, só uma duvida, posso tirar as folhas agora que elas estão a crescer?
Eu moro num apartamento mas apanham sol toda a manha ate as 12:30 mais ou menos mas acho que elas estão a gostar porque cresceram muito rápido.
Obrigado
LUIZ ARTHUR04/03/2012 10:58
Pedro Sá,
Quanto a tirar as folhas, eu aguardaria um pouco, pois as plantas terão de se acostumar às novas condições do local onde estão hoje, antes elas estavam em um ambiente diferente com condições diferentes é bom esperar um pouco elas se aclimatarem. Sei que a gente tem pressa em fazer algo mas no bonsai deve haver paciência.
Como o Thiago Batista falou são muito bonitas as plantas parabéns pelo presente.
Vamos esperar novas opiniões a respeito das espécies, enquanto isso vai pesquisando aqui no fórum e na internet a respeito delas.
Abraço.
Pedro Sá04/03/2012 14:29
Ajuda
LUIZ ARTHUR escreveu:
Pedro Sá,
Quanto a tirar as folhas, eu aguardaria um pouco, pois as plantas terão de se acostumar às novas condições do local onde estão hoje, antes elas estavam em um ambiente diferente com condições diferentes é bom esperar um pouco elas se aclimatarem. Sei que a gente tem pressa em fazer algo mas no bonsai deve haver paciência.
Como o Thiago Batista falou são muito bonitas as plantas parabéns pelo presente.
Vamos esperar novas opiniões a respeito das espécies, enquanto isso vai pesquisando aqui no fórum e na internet a respeito delas.
Abraço.
Boas,
Obrigado, então para já não o podo. é que eu tinha lido que se devia ir podando o bonsai e como a sageretia já tem uns ramos tão grandes que careceram aqui em casa..
Então e a troca de vaso posso fazer no fim do mês de Março? é que o Ulmeiro a terra tem muitas raízes k a água custa a penetrar.
Obrigado.
Pedro Sá18/03/2012 16:44
Boas pessoal,
precisava de uma opinião sff.
A minha sageretia está a desenvolver bem e ja tem muitos ramos mas agora está a ficar com umas folhas a ficarem castanhas.
vou postar fotos para ver se me podem ajudar.
Obrigado
PS
/]
/]
/]

Edgard de Vinhedo18/03/2012 23:11
Também sou principiante e no passado perdi muitos bonsais por falta de sol. Arvores exigem sol direto, por todos os lados, sereno a noite, um pouco de vento, chuva, etc. não quero que se iluda, mas o amarelamento das folhas parece devido falta de sol. São lindos e valerá todos os sacrifícios para mantê-los saudáveis. Boa sorte.
Pedro Sá20/03/2012 06:37
Boas,
Mas eles apanham sol directo durante toda a manha. E não não posso fazer muito mais porque moro num apartamento... Ajuda...
Obrigado
LUIZ ARTHUR24/03/2012 14:10
Pedro Sá,
Te repasso um link da BonsaiKai que fala a respeito da Saragetia e tem também do Ulmus, é claro que terá de adaptar para
Portugal devido às estações serem em períodos diferentes, quanto às folhas estarem ficando castanhas se não forem muitas é normal pois, elas tem o ciclo de vida e depois vão morrer, além de as plantas estarem em novo ambiente ao qual terão de se adaptar. Se conseguir fazer as plantas pegarem sereno/orvalho seria bom mas, é obvio depende de ter no apartamento alguma área externa. Caso não tenha você pode pulverizar um pouco elas a noite para simular a condição na natureza.
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Sageretia.htm
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados/Ulmus.htm
Abraço.
Pedro Sá24/03/2012 18:16
Olá LUIZ ARTHUR, obrigado.
Não tenho parte exterior mas vou pulverizar...
Obrigado
PS
Pedro Sá11/07/2012 08:23
Ajuda
boas pessoal.
o meu Sageretia estava a perder muitas folhas e então resolvi fazer a poda e retirar as folhas.
Será que alguém me pode ajudar a ver se esta bem e ideias para o moldar?
Ele ja está com rebentos novos.
Obrigado

Pedro Sá11/07/2012 08:25
Ajuda
boas pessoal.
o meu Sageretia estava a perder muitas folhas e então resolvi fazer a poda e retirar as folhas.
Será que alguém me pode ajudar a ver se esta bem e ideias para o moldar?
Ele ja está com rebentos novos.
Obrigado

Thiago Batista11/07/2012 08:41
Olá, Pedro,
É uma bela planta que tens aí, mas é necessário reorganizar os galhos, pois está uma copa confusa.
Se minha fosse, eu retiraria aquele galho mais baixo que nasce logo acima da primeira curva de baixo para cima.
Também retiraria aquele galho que nasce logo acima, na lateral da segunda curva de baixo para cima. Preservaria, porém aquele broto que está começando a nascer, nessa mesma curva, porém, voltado para a parte de fora da curva.
Retiraria, também, aqueles dois galhos que nascem acima do broto que mencionei, um que está localizado abaixo da terceira curva, e o outro logo acima.
Tem, ainda, do outro lado, um galho acima desta última curva que está descendo de cima para baixo, destoando do resto da planta. Eu também o eliminaria.
Aproveite a boa época aí em Portugal para intervir.
Abraços, e boa sorte.
Ricardo L C11/07/2012 11:22
PEDRO EU FARIA O SEGUINTE:
ABÇ
Ricardo L C11/07/2012 14:26
DE NOVO?
Pedro Sá11/07/2012 14:57
Ajuda
Ricardo L C escreveu:
DE NOVO?
Desculpa, em vez de alterar fiz responder e gravou.
Desde já obrigado aos 2.
Ricardo como dizes para fazer no ramo que é para ficar mais a baixo?
A parte de cicima e tipo um capacete mas a de baixo não entendi.
Desculpa mas ainda sou novo nisto.
OBrigado
Ricardo L C11/07/2012 15:25
tente seguir a triangulação, faça a copa do ramo de baixo tbm.
abç
Pedro Sá17/07/2012 19:52
Ajuda
Boas pessoal,
Agora sim é a sageteria, o anterior era o ulmeiro, peço desculpa.
Fiz hoje a desfolhagem porque estava com as folhas muito grandes e com algumas meias castanhas e a ficar com muitas secas.
Precisava da vossa ajuda para a forma e como fazer visto ter muitos ramos e nem sei por onde começar.
Obrigado

LUIZ ARTHUR19/07/2012 21:48
Pedro Sá,
Na minha opinião está com muitos galhos, eu diminuiria a quantidade de galhos e podaria os mais longos um pouco para não ficarem muito grandes.
Abraço!
Pedro Sá20/07/2012 19:08
Ajuda
Boas Luiz,
Obrigado eu nao sei e como fazer na parte de cima..
os ramos abrem todos para os lados...
Obrigado