Jubras,
você tem um excelente material em mãos.
Como os amigos falaram sobre a desfolha é cabível fazê-la neste momento sim, não irá prejudicar sua planta. Digo isso com propriedade pois eu também tenho ficus e fiz recentemente numa minha e ela já está respondendo muito bem. Saliento que ela vinha com saúde, adubação regular e rega. Portanto, se ela estava debilitada por alguma razão, é melhor esperar.... Entretanto, a desfolha não é algo tão simples assim... é preciso ter uma verdadeira necessidade para fazê-la, e aconselho você ler essa entrevista que o nobre membro Elio deste fórum fez:
http://www.artebonsai.com.br/desf.htm
Quanto as podas, eu tenho uma acerola comigo há um tempo e sempre venho podando ela para criar uma boa estrutura e ramificação...
Sempre que nascem os galhos, quando ela cria 02 pares eu corto o último par, ficando somente 01 de par de folhas. A partir deste par, em cada "axila interna" (desculpe o termo, não sei o nome correto) sairão dois novos ramos, que serão novos galhos. Nestes novos ramos, deixo novamente os 02 pares e corto o último.
A distância do corte entre um par e outro, deixo aproximadamente 0,5 ~ 1 cm. Depois ele secará e cairá sozinho.
Bom, ainda sou iniciante e posto aqui algumas experiências próprias, além de serem (quanto a poda) em outra espécie, mas acredito que ficus não tenha este problema!
Por sinal, este seu ficus parece ser o que chamam de
Ilha Verde ou
Ficus Green Island, é isso mesmo? Se for, ele tem um excelente calibre....
Sua planta está muito bonita, em pouco tempo terás um maravilhoso bonsai! 😄
abraços