MarcoBonsaiPoa13/03/2012 18:01
Cybermula
Alguém saberia dizer como se consegue enviar a mesma mensagem 2 vezes enviando "uma" somente! Ainda não entendi como isso é possível, seria eu um cybermula?
MarcoBonsaiPoa16/03/2012 23:11
jubras
E ae Jubras!?
O shari pra ser bem característico em figueiras, teria que ser envolto de matéria viva, simulando uma catástrofe climática, onde um forte vento quebrou a árvore e com o peso rasgou o tronco. Os veios são evidentes. A cicatrização em volta da área morta e exposta se torna interessante e natural. Já no caso da sua, fica no topo da árvore e está(o toco)completamente morto, por mais que se trate o local, nos fícus em geral, a tendência é secar e apodrecer, soltando-se aos pedaços, até que se desintegre por completo. A técnica seria mais pro lado do jin que pro shari. Considerando jins os extremos(galhos) das árvores em madeira morta.
Nada impede que você possa fazer, é possível, mas diferente de aconselhável. Por ser bem grosso, completamente morto, mais alto que os demais e mal posicionado no conjunto, eu no seu caso deixaria o do meio mais alto que os demais, baixando os laterais num nível inferior ao do meio, formando o ponto mais alto da árvore com o tronco do meio e os laterais seriam como exemplo a clara do ovo que envolve a gema.
Está figueira meu brother é única, cuide bem dessa pérola!
MarcoBonsaiPoa19/03/2012 17:38
Por hora
O melhor a fazer agora é uma boa adubação na estação outono e deixá-la se mostrar pra vç através de uma possível brotação antes do inverno. No inverno suspenda a adubação e o resto fica pro final do inverno!abç
MarcoBonsaiPoa20/03/2012 09:13
Hein! Jubras! Blz!
Meu velho, se tu quiser tirar o toco seco agora, sem problemas, não esqueça de selar o corte.Se não tiver uma pasta selante, aplique uma cola de madeira mesmo, é melhor que não passar nada, na necessidade reaplique periodicamente, afim de fechar a porta para fungos e outra pragas. O corte é importante que já deixe alinhado com o último galho mais alto de modo que já continue o tronco a partir dele, gerando uma cicatriz mais agradável aos olhos e mais natural conforme for fechando. Como o toco é grosso e os galhos ainda jovens, quando fizer o corte, afunile gradualmente seu diâmetro em direção ao galho mais alto já mencionado acima, para que fique o desnível de grossura mais harmônico, já pensando no futuro da planta, que irá recuperar o corte desde já então. Quebrando o efeito de galho grosso com broto fino...isso serve para outros pontos da árvore onde o corte drástico é evidente.
A aramação espera para o inverno, vale frisar que a aramação agora é mais grotesca, tentando dar movimento somente para os galhos de brotação primária, pois a planta precisa crescer para engrossá-los, outros galhos de brotação secundária são provisórios e seu futuro na árvore é incerto. Quando você tiver certeza que a bifurcação do galho está no local desejado, você pode avançar a aramação sobre ele, do contrário estaremos perdendo tempo aramando galhos que no futuro serão cortados. Regra número 1 ...
MarcoBonsaiPoa20/03/2012 14:02
Podas
Conhecimento bonsaístico, achei forte. É um hobby apaixonante, na qual estou envolvido até o pescoço já faz um tempinho. E posso ser despejado a qualquer hora de casa pela mulher! É só ela ver mais uma planta chegando, que me bota fora de casa !hehehe! Mas eu sempre dou um jeito de infiltrar mais uma!rsrs abç
Paulo Henrique de S. Garc20/03/2012 23:47
Flávio a desfolha se faz FOLHA POR FOLHA... não tem jeito, pois vc. deve preservar a gema (meristema lateral), de onde nascerá o novo broto, se vc. perder a gema, esquece que não nascerá uma nova brotação.É um exercício de paciência....mas bonsai é isso!
Um grande abraço