Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba - opiniões

Zelão_Bonsai04/05/2012 21:26
Jabuticaba - opiniões
Olá pessoal,

Gostaria de um auxílio dos colegas a respeito da minha jabuticaba... tive que fazer uma intervenção agressiva e acho que não está na época pra tal. Mexi em duas jabu e uma duranta.
A maior tinha sua altura que já chegava a 1.80m com galhos bem distribuidos mas em casa estamos em reforma e fiquei num dilema, jogar fora ou fazer a poda drástica... lógico que optei pela poda...rs
Mas como joguei na sorte agora venho pedir ajuda dos mais entendidos na arte.
Tenho ela em vaso grande desde o dia que comprei, vai fazer um ano, mas ela já tem uns 12 anos e frutificando.

Vejam a foto:

Na foto parece estar com pouca espessura mas está com bom calibre e deixei com uma altura de 40 cm... achei que este tamanho ficou bom e terá uma boa harmonia na nova distribuição das brotações.

O que vcs acham? a chance de recuperação e progresso?

Aguardo opiniões, obrigado
Zelão_Bonsai10/05/2012 20:32
Eai pessoal,

Ninguém pra me animar ou desanimar de vez! rs.

Não gostaria de perder essa jabu... nessa época vcs acham que há chance de recuperação?
wamoura10/05/2012 22:08
Zelão vc fez a coisa certa pois jogar fora sem tentar seria muito triste,mas vai aqui um link pra vc dar uma lida sobre a espécie
http://www.atelierdobonsai.com.br/Arvores_bonsai.php
entra e clica em jabuticaba que vc vai ter um bom material para ler.
Elio10/05/2012 22:10
Zelão, agora é deixar e ver!
Futuramente refazer a poda (bem mais baixo) e trocar o substrato por um mais drenante.

abraço
Zelão_Bonsai11/05/2012 19:13
Olá pessoal,

wamoura escreveu:
Zelão vc fez a coisa certa pois jogar fora sem tentar seria muito triste,mas vai aqui um link pra vc dar uma lida sobre a espécie
http://www.atelierdobonsai.com.br/Arvores_bonsai.php
entra e clica em jabuticaba que vc vai ter um bom material para ler.

Pois é amigo, seria muito triste mesmo se não tentasse. Gostei do texto, mas não encontrei informações sobre época de transplante... mas baixei o arquivo que encontrei aqui no fórum, na tabela desta espécie mostra setembro/outubro como a época certa para transplante.

Abraço.
Zelão_Bonsai11/05/2012 19:29
Elio escreveu:
Zelão, agora é deixar e ver!
Futuramente refazer a poda (bem mais baixo) e trocar o substrato por um mais drenante.

abraço

Então Elio, agora é só aguardar e ver no que vai dar... espero que haja brotações.

Não pensei em cortar mais baixo... pensei em montar um triângulo na estrutura que ficou. O que acha?

Abraço.
wamoura11/05/2012 20:33
Zelão a maioria dos transplante das plantas é feito no final do inverno ao início da primavera,onde elas estão saindo do estado de "dormencia" e iniciando a estação onde a planta se desenvolve muito mais rápido do que em outra época,diminuindo a chance da perda do material.
Zelão_Bonsai11/05/2012 22:16
Então se recuperar bem até setembro/outubro vou poder fazer o transplante ainda este ano.... vamos ver!
SEKI - Elio Luis Secchi11/05/2012 23:00
Zelão, reitero a colocação do meu xará. Ta feito, agora é esperar. E quando ela brotou poda bem mais baixo se não ainda vai ficar uma planta extremamente alta pela espessura do tronco. Se não fez o replantio agora, poderá fazer assim que estiver brotada, com a intervenção de poda simultânea.
abraço
Elio12/05/2012 18:40
Não esqueça, Zelão, de que com as brotações para cima a planta se elevará bastante na parte aérea, daí a necessidade em podar mais baixo para que, no final, fique mais ou menos com essa altura. Eu preferiria ainda mais baixa, pois como disse meu xará, a proporcionalidade em relação altura/espessura do tronco é fundamental.

abraço
wamoura12/05/2012 19:35
Zelão se fosse minha seguiria o que os amigos acima descreveram,pois alem de terem uma experiência muito boa na arte(que pra mim considero 2 mestres na arte,pois so tenho alguns meses nessa maravilhosa arte)existe umas regrinhas a seguir se quiser ter um bonsai com boa qualidade técnica,claro que são apenas sugestões e cabe a vc decidir o que fazer com sua planta.
Zelão_Bonsai13/05/2012 17:59
Seria mais ou menos assim?

Cortar de novo nem pensar né.
Zelão_Bonsai19/05/2012 12:56
UFA! até agora tudo bem... está aparecendo pequenas pontas no tronco... são poucos mas quem sabe sai mais e vinga a brotação.

Estou ansioso!!
MarcoBonsaiPoa19/05/2012 13:50
Bonsai
Pessoal! Não seria muito traumático para a planta uma segunda intervenção em seguida( podou, a brotação não será intensa até o início da primavera, ae mexer na raíz e podar de novo). E se vç optasse por um dos troncos da forquilha, retirando o mais grosso, bem na junção. Com a espessura do tronco degradando a distância na medida que o tronco continuará do subtronco mais fino da forquilha. Criando um desnível de grossura da base ao ápice bem harmônico. Ja imaginou a base com os dois troncos da forquilha, iria chegar um tempo que a planta irá adquirir conicidade invertida! Minha sugestão se for realmente mexer em raízes agora na próxima primavera, tirar o tronco mais grosso da forquilha(inteiro) e deixar o resto quieto, crescendo livremente, pra puxar o tronco sobre a marca da cicatriz do tronco retirado e baixar o que ficou no ano seguinte! Minha opinião!... Vç tem boa experiência , saberá o que fazer! Abç