Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Que especie e esta?

12
Andre Antoniazzi11/06/2012 17:48
Que especie e esta?
Ola amigos,estive longe por alguns dias mas estou voltando gostaria de que me dessem uma ajuda que especie e esta?
.
.Na segunda foto podem ver que a copa esta meia confusa.
Abraços
Átila11/06/2012 18:12
Cara... pode ser tanta coisa... Tem como postar foto dos frutos ou flores pelo menos?

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Andre Antoniazzi11/06/2012 18:18
Que especie e esta?
Ola Atila,ganhei esta especie esta semana a quem me deu nao sabia o que era nao sei se da frutos ou flores estou propenço a achar que é uma leucena.
Abraços
Elio11/06/2012 18:33
André, conheço como Acácia mimosa. Dá um cacho de flor amarela.

abraço
Átila12/06/2012 19:16
Acácia mimosa tem folhagem verde azulada, pilosa, ramos novos sedosos e azulados, bem característica, nessa foto não dá pra ver bem, mas não me parece ser.

acácia mimosa:

By atilamalcon1 at 2012-06-12

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Leonardo Lyra Lyrio12/06/2012 19:37
Com certeza leucena!
Átila12/06/2012 21:16
Leucena tem folhas paripinadas, essa espécie da foto me parece ter folhas imparipinadas.

Andre Antoniazzi12/06/2012 22:43
que espeecie e esta
Ola amigos dando um a nova pesquisada na internet encontrei acacia burkei alguem conhece??e mmuiuto parecida com a que tenho a mais proxima ate agora.
Abraços
Átila13/06/2012 18:34
Re: que espeecie e esta
Andre Antoniazzi escreveu:
Ola amigos dando um a nova pesquisada na internet encontrei acacia burkei alguem conhece??e mmuiuto parecida com a que tenho a mais proxima ate agora.
Abraços

Novamente observe a configuração das folhas da sua planta... Essa acácia que você citou é paripinada, e a sua parece pela foto ser imparipinada (os folíolos terminam em número ímpar com a penas um na ponta) Só com essa configuração de folhagem, existem centenas de leguminosas e a identificação somente pela folhagem se torna muuuuito difícil, portanto qualquer detalhe se torna relevante. Procure saber do seu amigo se ela floresce, como é a florada, em que época, como são os frutos, etc.

MarcoBonsaiPoa13/06/2012 18:52
Bonsai
Tá parecendo com umas mudas de tipuana que fiz!
Átila13/06/2012 22:02
Exatamente... "Parece" tipuana mesmo!

Claudio Clementino13/06/2012 22:36
As sementes dela parecem sementes de acer.
MarcoBonsaiPoa13/06/2012 22:38
Tinha olhado no celular as fotos quando postei a minha mensagem e achava que era tipuana, olhando agora aqui em casa no pc tenho certeza que é mesmo Tipuana Tipu... uma espécie complicada de conduzir, ela dá flores amarelas pendentes, sementes aladas e o aspecto do tronco quando envelhece é muito bonito, fica bem rugoso e fissurado!
SEKI - Elio Luis Secchi13/06/2012 23:24
Olha, eu não estava querendo opinar pois tenho esta planta na chácara e não sei o nome. E a meu ver também não é a tipuana. Esta planta do Andre produz flores em cachos pendentes de cor alaranjada. é de crescimento rápido e começa a florescer já no primeiro ano. No entanto sua sobrevida é relativamente curta. Nunca prestei atenção em tempo exato, mas algo em uns 3-5 anos. Daí ela morre e as sementes que são espalhadas por aí acabam nascendo em outro lugar. Fazem 20 anos que tenho estas plantas na chácara. Nascem, crescem, florescem, morrem alguns anos depois, vindo a nascer em outro lugar. Infelizmente é uma planta que nunca procurei saber o nome, mas olhando os nome aqui citados procurei por imagens e não é nenhuma delas, se for a planta que tenho muita convicção que seja. só não sei o nome...Vou continuar pesquisando. Se tiver informação postarei aqui.
abraço
MarcoBonsaiPoa13/06/2012 23:46
Élio, a sua que mencionou é senna alata!
SEKI - Elio Luis Secchi14/06/2012 17:29
Amigo Marco, não a senna alata que me refiro não... A floração é bem diferente entre as duas... vamos continuar procurando... Infelizmente nesta época ela não tem floração devido ao inverno. aliás com a geada da semana passada até as folhas queimaram. Se encontrar algo vou fotografar para mostrar, mas talvez só possamos desvendar este mistério no começo da primavera...
abraço
Átila14/06/2012 18:21
Claudio Clementino escreveu:
As sementes dela parecem sementes de acer.

Bom... já é um dado a mais! Se as sementes são como de acer, então devem parecer com isso: Procede?

By atilamalcon1 at 2012-06-14

Os frutos da tipuana também são desse tipo, "sâmaras". Pode ser também amendoim bravo, ou mesmo esta que o Elio se refere. Resta saber agora como é a florada.

SEKI - Elio Luis Secchi15/06/2012 21:37
Átila, a planta mostrada pelo amigo Andre não produz sementes com este formato. Ela produz uma vagem com cerca de 5-8 sementes do tamanho de um grão de ervilha. Volto a insistir, as flores são de cor alaranjadas e não flores amarelas como algumas espécies aqui citadas. Os colonos alemães daqui do sul chamam de stolze heirich. Porém se pesquisar por este nome, vamos encontrar diversas plantas com esta denominação popular, aliás como a maioria dos nomes populares. Mas infelizmente esta planta que procuramos não encontrei também com esta denominação. Segue foto de um glaho e folha de uma planta em meu jardim, que mostra ser a mesma do amigo Andre.

abraço
LEAO15/06/2012 21:46
Não é Tipuana.
SEKI - Elio Luis Secchi15/06/2012 21:51
Amigo Leão, como já havia respondido a colocação do colega Marco que também sugeriu tipuana, infelizmente não é. A flor da tipuana é amarela. As flores desta planta são de cor alaranjadas, e a forma da flor também é completamente diferente. Como disse, infelizmente nesta época, ainda mais na serra, onde vivo, sem chance de encontrar a flor. Vou ter que esperar a primavera...
abraço
Átila15/06/2012 22:31
Acho que já vi desta planta por aqui, pela descrição do Elio, trata-se de um pequeno arbusto na verdade... porém não tenho ideia do nome também. Identificar uma fabaceae só pela folhagem é uma tarefa muito mais difícil do que parece, pois é uma família botânica muuuuuito grande.

MarcoBonsaiPoa16/06/2012 12:39
Élio, acho que a sua e a do André não são da mesma espécie! Analisando pela imagem que postou! A quantidade de pares de folhas na sua é bem maior! Mas pra saber exatamente, a planta to André terá que produzir flores e frutos...
Elio16/06/2012 18:34
'Tá dificil, heim, pessoal!!!!!!
SEKI - Elio Luis Secchi16/06/2012 21:47
Marco, a quantidade de pares de folículos é em função de que a plana do andre foi podada e teve inúmeras ramificações, enquanto a que postei foto é uma planta de crescimento livre, brotação forte. Para minhas afirmações nào estou me fixando apenas nas folhas, mas também no aspecto de formação dos galhos e tronco, inclusive a textura da casca, desde os galhos novos até o tronco. observem estes aspectos nas fotos abaixo e comparem com aspectos dos galhos e do tronco que na foto do andre aparece levemente, mas o suficiente para ver que tem a mesma textura e formação.

abraço
rescarolli6018/06/2012 18:02
pessoal pra mim ta parecendo garapuvu!
garapuvu!
da uma pesquisada na net sobre esse nome e veja se não é parecida?
12