Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Que especie e esta?

12
Átila18/06/2012 20:13
Acho que o amigo quis dizer guapuruvu. Se for isso, é bem diferente a folhagem.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
SEKI - Elio Luis Secchi18/06/2012 20:36
Guapuruvu, sem chance. Pessoal, isso aí é um arbusto e não uma árvore. Não passa de 3 metros de altura. E tem vida muito curta. Para bonsai não vale a pena pois quando estiver pronto, simplesmente morre por causa que seu tempo por aqui terminou.
Neste fim-de-semana consegui fotografar as vagens e sementes dela. Talvez ajude a encontrar o nome. Segue....

Cacho de vagens. As flores crescem pendentes desta mesma forma, porém nem todas as flores se transformam em vagens...

As vagens...

Vagem aberta mostrando as sementes...

Agora só falta encontrar as flores, mas creio que isso somente obteremos na primavera pois com o frio da serra dos últimos dias até as folhas por aqui cairam...
abraço
MarcoBonsaiPoa19/06/2012 07:59
Blz Élio!? Se for de vida relativamente curta...então já começa a florescer desde muito nova, correto? Temos que acompanhar a planta do André, que já tem uma bitolinha criada e já deve produzir flores se for a mesma espécie e comparar com as flores das suas...só teremos que esperar por elas!abção
MarcoBonsaiPoa19/06/2012 08:56
senna alata

sementes

flores e folhas

http://www.flickr.com/photos/plants_of_russian_in_brazil/7047902289/

abaixo fotos de glauco bastos(tipuana)

Estas espécies são todas muito semelhantes, difícil...
Eduardo Valmórbida22/06/2012 00:54
Boa noite a todos.
Eu conheço esta espécie, mas n sei o nome dela.
Não se trata de um arvore de grande porte, ela tem a vida relativamente curta, e não passa de 3 metros de altura.
Sua inflorescência se da em forma de cachos com cerca de 10, 15 flores em cada um, as flores são parecidas com flores de Senna, entretanto não amarelas e sim laranja.
Tenho certeza da planta que estou falando, fiquei meio em dúvida no começo ao ver somente as folhas, mas com as fotos do caule e das vagens não resta dúvida.
Pena eu não saber o nome dela, nem um nome comum.
Vou procurar na biblioteca da faculdade para ver se descubro pelo menos o gênero dela. Espero conseguir fazer isso amanha mesmo.
Abraços.
SEKI - Elio Luis Secchi22/06/2012 15:28
Yééééééééssssssss!!!!!!
Finalmente localizei. Em alguns locais é chamada popularmente de acácia laranja. Mas este nome me levou na net a outras espécies que não eram esta planta do colega. Como sua flor é um laranja mais intenso quase vermelho, procurei por acácia vermelha e BINGO!!
O nome científico dela é SESBANIA PUNICEA.
Seguem fotos da flor e vagens ainda verdes.

abraço
Átila22/06/2012 18:29
Boa Elio!!!

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Elio22/06/2012 20:10
Elio Luis mais conhecido como Wikipélio! 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Eduardo Valmórbida23/06/2012 23:53
Eu vim aqui pra postar desculpas por não ter encontrado, maaas descubro que ja encontraste o nome dela.

Eu gostaria de saber se tens alguma, e se ela responde bem aos tratos para se tornar um Bonsai, visto que próximo a casa de meu tio tem uma que eu me apaixonei pelo nebari e que ela vai acabar sendo "arrancada" de la, mais cedo ou mais tarde.
boa noite a todos.
😄
SEKI - Elio Luis Secchi24/06/2012 18:56
Menos xará!!! Tento me esforçar. Só isso.
Eduardo, como coloquei acima, apesar de ser uma planta que tem uma floração bonita é desaconselhada para bonsai pois sua sobrevida é curta.
Em 4.5 anos ela vai morrer, naturalmente. Assim como nós humanos podemos viver em torno de 100 anos, podendo viver um pouco mais, mas jamais chegaremos a 200, da mesma forma que um cão vive em torno de 15 anos, podendo viver mais, mas não chega a 30, assim também as plantas tem naturalmente um ciclo de vida. Um pé de feijão que é uma leguminosa parecida com esta planta, vive em torno de 6 meses e irá secar. Não tem como esperar que um péde feijão viva 2-3 anos.
Como para fazer um bonsai razoável se leva lá seus 4-5 anos, ou mais, não adiantaria pegar esta espécie para trabalhar pois quando estaria próxima de se tornar um bonsai, iria morrer.
abraço
MarcoBonsaiPoa25/06/2012 10:48
Bonsai
Muito bom sr. Élio, mais um enigma desfeito!

É impressionante as semelhanças que existe entre várias espécies!

Abção
Eduardo Valmórbida25/06/2012 14:47
Elio, esse era realmente o meu medo, então é melhor deixar ela la sossegada nos presenteando todo ano com uma bela florada, ja que não adianta quase em nada cultiva-la como bonsai.
Abraços 🙂
12