linda jabuticaba
Duas jabuticabeiras- Atualizando(23/08/13)
12
Que belo material ein?
Espero ansioso pelas próximas atualizações!
Espero ansioso pelas próximas atualizações!
Quero ver !!!!
"Tudo o que o homem semear, isso também ceifará"(galatas 6.7)
"Tudo o que o homem semear, isso também ceifará"(galatas 6.7)
Caros colegas de fórum,
hoje eu e o Márcio Roldão, que conheci aqui no fórum (alíàs, que maravilha que é o forum neste aspecto, fazendo com que os admiradores de bonsai se conheçam!) fomos dar umas voltas pelas terras aqui do Vale do Aço, em Coronel Fabriciano/MG e avistamos muitas e muitas e muitas jabuticabeiras que servem para excelentes bonsai. O Márcio está me dando um curso de bonsai (de graça!!!) e ficou louco com a quantidade de espécimes que nós vimos lá. Provavelmente ele postará as fotos para os colegas verem. Eu aproveito o post para atualizar as duas jabuticabas que eu já havia coletado. As duas vão muito bem obrigado, brotando muito. Aí vão as fotos, com o Márcio e seu filho, além de minha menina Luísa.
Grande abraço a todos.

hoje eu e o Márcio Roldão, que conheci aqui no fórum (alíàs, que maravilha que é o forum neste aspecto, fazendo com que os admiradores de bonsai se conheçam!) fomos dar umas voltas pelas terras aqui do Vale do Aço, em Coronel Fabriciano/MG e avistamos muitas e muitas e muitas jabuticabeiras que servem para excelentes bonsai. O Márcio está me dando um curso de bonsai (de graça!!!) e ficou louco com a quantidade de espécimes que nós vimos lá. Provavelmente ele postará as fotos para os colegas verem. Eu aproveito o post para atualizar as duas jabuticabas que eu já havia coletado. As duas vão muito bem obrigado, brotando muito. Aí vão as fotos, com o Márcio e seu filho, além de minha menina Luísa.
Grande abraço a todos.

Muito legal ver todo o procedimento realizado neste yamadori!
Parabéns!
Até mais!
Parabéns!
Até mais!
Liiinda, liinda planta! continue atualizando!
ki espetaculo.....
nem tem muito o que comentar.....
só acompanhar....
parabens....
nem tem muito o que comentar.....
só acompanhar....
parabens....
TB agradeço ao fórum pela oportunidade de conhecer pessoas como o Matheus Sena, um cara muito divertido, animado, com certeza conheci um grande amigo. Matheus brinca que estou dando curso, mas eu é que já aprendi muita coisa com ele. Realmente fiquei impressionado com as centenas de jabuticabas, uma mais bela que a outra, fora as pitangas, manacás, alecrim da serra que renderá belíssimos bonsai.
Nossa região.
Onde a jabuticaba é nativa

Onde a jabuticaba é nativa

Matheus examinando um nebari

Lindíssima paisagem , e muito interessante a jabuticabeira mostrada acima!
Você irá realizar um yamadori??
Até mais!
Você irá realizar um yamadori??
Até mais!
Gil o Matheus me chamou para selecionar agumas jabus com boa qualidade para bonsai, em breve mostraremos fotos.
OK!
Estarei esperando para conferir o trabalho da dupla então!
Até mais!
Estarei esperando para conferir o trabalho da dupla então!
Até mais!
Que belo material!!!
Acompanhando... 😉
Acompanhando... 😉
bonsai
Particularmente eu fico imensamente satisfeito quando vejo uma ótima recuperação de um material recolhido, como é o caso dessa Jabu. Como disse antes ao Matheus, o bom da região onde ele reside é a imensa diversidade de espécies que podem ser convertidas em bonsai após sua retirada, seja como essa que cresce em meio a outras, e de uma frutifera reconhecidamente ótima para bonsai, seja de outras, que estão nos parques, ruas e praças das tres cidades próximas (Timoteo, Fabriciano e Ipatinga). Sem contar, é claro, outras nativas ainda não catalogadas, que crescem nas encostas dos morros e montes ao redor da cidade, e mesmo nas matas nativas, principalmente próximas aos corregos e rios.
Vale a pena estar de olho nessas e em outras espécies possíveis de serem recolhidas, no todo ou em parte (nesse caso, estacas e alporques, quando a retirada total não for liberada). Além do material verde, há placas, pedras e rochas que podem ser recolhidas visando um trabalho diferenciado, como lajes para compor bosque bonsai ou floresta bonsai, ou então ishitsuki (literalmente, em japonês, planta com pedra, que redunda nos estilos: raiz sobre pedra, ou raiz sobre rocha, bem como planta sobre rocha). Pedras especiais podem ainda servir como material para outra arte: SUISEKI.
A diversidade e as infinitas possibilidades existentes no entorno dessa magnifica cidade que é Cel. Fabriciano, permite extrapolar em muito o universo permitido para o bonsai e outras formas artisticas correlatas: suiseki, kusamono, shitakusa e, claro, bonsai. É sair a campo e obter o material disponível, trabalhando na certeza de obter ótimos resultados, como mostra as imagens até agora apresentadas. Boa sorte.
Vale a pena estar de olho nessas e em outras espécies possíveis de serem recolhidas, no todo ou em parte (nesse caso, estacas e alporques, quando a retirada total não for liberada). Além do material verde, há placas, pedras e rochas que podem ser recolhidas visando um trabalho diferenciado, como lajes para compor bosque bonsai ou floresta bonsai, ou então ishitsuki (literalmente, em japonês, planta com pedra, que redunda nos estilos: raiz sobre pedra, ou raiz sobre rocha, bem como planta sobre rocha). Pedras especiais podem ainda servir como material para outra arte: SUISEKI.
A diversidade e as infinitas possibilidades existentes no entorno dessa magnifica cidade que é Cel. Fabriciano, permite extrapolar em muito o universo permitido para o bonsai e outras formas artisticas correlatas: suiseki, kusamono, shitakusa e, claro, bonsai. É sair a campo e obter o material disponível, trabalhando na certeza de obter ótimos resultados, como mostra as imagens até agora apresentadas. Boa sorte.
É vivendo e aprendendo, o Matheus coletou estas jabuticabas com um procedimento diferente ( dicas do nickyfury ) do procedimento que eu faço, como por exemplo colocar direto no sol, época de coleta, etc....e foi um sucesso e também quero experimentar.
Pessoal, depois de um tempo (1 ano + ou -) aí estão as duas jabuticabeiras que coletei no inverno de 2012. Estão bastante saudáveis e brotando bastante, acho que se salvaram!!! Bom, fiz adubação em julho último, quando tirei estas fotos e estou aqui pensando quais serão minhas próximas intervenções. E é claro que venho compartilhar com os colegas e pedir opiniões sobre procedimentos de transplante e/ou modelagem. Espero que gostem do resultado e que sirva de aprendizado para todos a minha experiência.
Nas duas primeiras fotos está um dos exemplares. Nas três últimas o segundo, que é o que mais gosto. Acho que a primeira me dará um hankengai e a segunda um moyogi. Concordam? abraço a todos.

Nas duas primeiras fotos está um dos exemplares. Nas três últimas o segundo, que é o que mais gosto. Acho que a primeira me dará um hankengai e a segunda um moyogi. Concordam? abraço a todos.

Jabu
Ola matsena,bom ver o resultado da coleta destas jabus mas tenta colocar as fotos maiores ficaram pequenas estou curioiso pra ver como elas estao agora.
Abraços
Abraços
CARAMBA!!!
Quisera eu ter jabuticabeiras tão magníficas como essas perto de casa pra poder coletar, haha!!!!!
Parabéns!!! Quanto a da segunda foto, eu deixaria os troncos como estão, e faria copas trianguladas em cima deles com as novas brotações, apenas isso, ficaria shoooow de mais!
Quisera eu ter jabuticabeiras tão magníficas como essas perto de casa pra poder coletar, haha!!!!!
Parabéns!!! Quanto a da segunda foto, eu deixaria os troncos como estão, e faria copas trianguladas em cima deles com as novas brotações, apenas isso, ficaria shoooow de mais!
Caros colegas,
clicando nas fotos você será direcionado para o imageshack onde estão em tamanho maior.
Abraço a todos,
Matheus Sena
clicando nas fotos você será direcionado para o imageshack onde estão em tamanho maior.
Abraço a todos,
Matheus Sena
muito bom continue postando, estarei acompanhando!!!!!!!!!
Espetáculo!!!!!!!!!
acompanhando......
na minha região acontece algo parecido mas não tenho conhecimento o bastante para fazer yamadori tao complexo...
abraço...
acompanhando......
na minha região acontece algo parecido mas não tenho conhecimento o bastante para fazer yamadori tao complexo...
abraço...
12