CAMBUÍ PODA DRÁSTICA-Atualizado, VEJAM 16/11/2012
JOICIMAR MAGGIONI09/08/2012 17:27
CAMBUÍ PODA DRÁSTICA-Atualizado, VEJAM 16/11/2012
eliseu malheiros09/08/2012 19:56
Re: EVOLUÇÃO DE CAMBUÍ "PODA DRÁSTICA"
Ele "tinha" umas forquilhas já prontas para uma copada, mas uma sugestão era poda em 50% na altura. Vamos rezar para não morrer, tão drástica tua poda, eu podaria uns 5 cm acima das primeiras forquilhas. mas gaucho velho vamos esperar, que paciência, o bonsaísta deve vender.
Precatorius09/08/2012 20:05
Qual pomada cicatrizante foi usada?
Gostei do resultado, estou com uma jabuticabeira aqui prestes a ser podada desta mesma forma. Só estou pensando a altura da poda.
MarcoBonsaiPoa09/08/2012 22:16
Não esperava que fosse ousar tanto, mas tranquilo...brota muito!
marcio gabiatti10/08/2012 06:56
Melhor não poderia ter ficado, vai ficar show com as brotações...
Abraçoss
Mcdonald10/08/2012 10:31
Essa eu quero acompanhar....... Muito boa sorte...
JOICIMAR MAGGIONI10/08/2012 15:06
Precatorius escreveu:
Qual pomada cicatrizante foi usada?
Gostei do resultado, estou com uma jabuticabeira aqui prestes a ser podada desta mesma forma. Só estou pensando a altura da poda.
eu uso uma pomada que mesmo fiz a receita e de nosso colega que comentou esse mesmo post o MCDONALD - veja no link a receita ou no youtube tem um video dele alias vários videos.
http://www.macdonaldfernandes.wordpress.com/SEKI - Elio Luis Secchi10/08/2012 22:39
Mandou bem na poda. Muito drástica? Olha eu já fiz isso em vários camboins e todos brotaram bem. Aquela retirada de madeira em toda a lateral da planta é que poderia ter sido feita em outro momento. Veja na poda drástica que mostrei que inclusive ficou uns pequenos toquinhos no corte dos galhos mais grossos. Depois, estes tocos foram retirados. Mas em se tratando desta espécie não creio que seja o problema. Não mexa na raiz agora, em hipótese nenhuma. Preferencialmente só no ano que vem, mas ou menos nesta época. Gostei de linha de tronco que ficou. A brotação nos locais certos fará desta planta um excelente bonsai.
abraço
Angela Fernandes11/08/2012 19:18
Acho que foi muita ousadia.......
Mas orando bastante........vai rebrotar com certeza.....
Estou torcendo bastante.
Felipe Lembi13/08/2012 19:27
Legal, é bem isso que tem que ser feito! Meter o serrote sem medo, nós devemos ter mais cuidado quando for uma planta mais bem formada, mas em questão de ser uma muda-pré-bonsai, não devemos ter medo. Ainda mais se tratando de um cambuí que é de uma espécie que brota fácil.
O movimento ficou bem elegante, muito bem observado.
Quando brotar, não esqueça de postar as fotos.
Forte abraço
O Guardião27/08/2012 16:40
Acompanhando
Acompanhando
Rafaelsantos17/09/2012 21:46
Re: Acompanhando
é rapaz ja ta mais que bem acompanhada mais vou acompanhar tbem
JOICIMAR MAGGIONI20/09/2012 14:50
Não morreu não, começou a mostrar as novas brotações, em breve vou postar fotos, dos novos rebentos. aguardem!!!!
T + abraço!!!!!
Precatorius20/09/2012 15:36
Posta pra gente! Estamos ansiosos!
JOICIMAR MAGGIONI21/09/2012 21:54
Postarei semana que vem!!!!
Thomas Eckert22/09/2012 10:37
quero muito ver como vai ficar, belíssima cor e forma do tronco
Seph190322/09/2012 12:30
Acompanhando
Acompanhando
JOICIMAR MAGGIONI10/10/2012 13:08
wellingtonfonsecan11/10/2012 14:00
Poxa, bonita ela ja estava, esperava que fosse apenas estiliza-la com uma poda apenas nos galhos grossos apesar de que, o tronco estava mesmo um pouco longo, fato é que deve ter dado um medo no momento desta poda, haja visto ser tao drastica, mas creio tambem que é coisa de quem conhece e o resultado estamos vendo, agradeço pelo compartilhamento dessa experiencia, enfim, penso que se ela ficar da mesma forma que estava agora com o tronco menor, vai ficar muito bonita, sucesso ai meu amigo, esta, eu quero acompanhar, como voce sempre diz: Acompanhando, abraços!!!!
Thomas Eckert11/10/2012 15:00
Bem legal, mas acho que os brotos mais baixos deveriam ser removidos, não sei qual a ideia da planta mas acredito que não seja galhos próximos ao solo, se remover eles agora evitará cicatrizes e dará mais força para os galhos superiores.
O Guardião12/10/2012 22:30
acompanhando
acompanhando
JOICIMAR MAGGIONI14/10/2012 00:43
valeu tomas!!!!!!!!!!!
reisreis15/10/2012 16:22
Olá!
achei que teve muita habilidade na poda, ficou muito bonita.
minha duvida é a seguinte: Esses brotos ai são realmente a vegetação da planta ou eles surgiram por conta das reservas que ela possuia?
abraço, acompanhando!
JOICIMAR MAGGIONI15/10/2012 18:31
Creio que seja brotações da planta, pois eu efetuei apenas a poda não fiz nenhum tipo de transplante na época da poda, e a brotação demorou uns dois meses se fosse energia reserva da planta deveria ter surgido antes não demorar tanto, e o cambuí e bem resistente, ja fiz yamadoris de plantas com mais de 4 metros de altura e tronco com mais de 12cm de diâmetro e ele resistiu, planta que apenas cortei a meio metro do chão tirando toda a copada de uma só vez e ela não morreu.
T + abraços!!!!!!!!
SEKI - Elio Luis Secchi15/10/2012 20:56
Joicimar, de fato era isso mesmo que eu esperava: uma farta brotação. Como eu sugeri a poda por ter feito esta experiência várias vezes. Bom, agora aguarda apenas alguns dias e já pode ir retirando os brotos que considerar mal localizados, por exemplo, os muito baixos e os que estão saindo bem dentro da curva, mas neste início não retire demais. Deixa pra fazer a verdadeira seleção depois que os brotos tiverem no mínimos uns 15 cm. Como eu disse, retire apenas o muito mal localizados e agora pode bombar na adubação.
Abraço