Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vaso de argila e cimento

12
darkaso02/02/2006 21:59
Vaso de argila e cimento
Olá pessoal,

estou postando uma experiência que consegui realizar. Vendo o vaso que o Lando fez, utilizei a técnica da ocagem pra fazer este. O complicado é misturar o cimento à argila. Bem, vou detalhar melhor.

-Comprei argila que se consegue fácil em casas de flores ornamentais (pelo menos é fácil aqui em BH);
-para este vaso misturei cerca de duas colheres de pedreiro de areia, três de cimento e duas de filito (um pó que ajuda o cimento a secar mais rápido) com mais ou menos 1 quilo de argila;
-misturei primeiro o cimento, a areia e o filito, depois juntei a argila, que deve ficar uma mistura homogênea, deve-se bater bem para deixar a massa única e sem ar nenhum;
-fiz um "bolo" quadrado com 26x17x7cm;
-cortei com uma linha uma tampa para nivelar a massa;
-cortei com faca as pontas e arredondei com a mão molhada;
-fiz a ocagem do centro deixando uma base de uns 4cm;
-passei a mão molhada para deixar nivelado e liso;
-deixei secar e com uma outra placa como a que usei embaixo para virar e fazer os pés. è só cortar o meio do vaso como uma faixa grossa;
-depois de deixar secar até o outro dia (comecei o vaso às 17h e terminei às 21h, 28/01), coloquei o vaso em uma bacia com água para vitrificar, assim como vi a informação no site do bergson. por 72h;
-retirei e deixei secar à sombra;
-notem que não fiz furo de drenagem, vou fazer depois com furadeira;
- no final o vaso ficou com 19,5x14,5x5,5cm;
-o que sobrou de argila dá pra fazer outro vaso mas se técnica de ocagem, mas deu uma chuva e este vaso ficou próximo da saída de água da calha e partiu.
o vaso ficou com bordas muito grossas, no próximo vou tentar afinar um pouco.

Illex10/02/2006 15:27
Re: Vaso de argila e cimento
Olá Darkaso,

Gostei da experiencia amigo, tinha visto algo semenlhante em um site de um senhor CHines, muito bom realmente. T+ amigo.

Abraços:

Illex
estevao06/03/2006 11:24
Olá darkaso!!!!
Gostei desse jeito de fazer vaso,mais pra frente vou tentar vazer uns vasos para mine,será que da certo?
E bem pratico!!!!

INTÉ....
Guga06/03/2006 17:11
Darkaso,

Gostei muito do metodo... Parabéns!
Depois relate mais sobre a durabilidade, resistência e etc.

Abraço,
darkaso09/03/2006 07:38
Guga,

para terminar esse vaso fiz mais uma experiência. Passei massa plástica e lixei até ficar bem liso. Lixa 80, a mesma para massa de parede. Depois pintei com tinta acrílica, a famosa tinta óleo. Com isso espero obter mior durabilidade e beleza. Ao pegar no vaso sente-se que não há um risco grande de quebrar devido às paredes grossas, mas ele está meio grosseiro também. Vou tentar um mais fino. Devo transplantar para ele uma paineira e depois ver como o vaso se comporta sendo molhado todos os dias e sofrendo a ação do sol e vento que irão secá-lo. Estou na espectativa/torcida de que dê certo.

T+

Euzinmesmo09/03/2006 21:04
Nossa, fico muito legal mesmo, acho que vou fazer um vasinho "personalizado" tbm :mrgreen:

E boa sorte nos testes!
Illex10/03/2006 10:07
Olá Darkaso,

Realmente amigo, os resultados sao muito bons. Ja vi um metodo deste na escola de Bonsai Ryuen, o senhor faz lindos vasos utilizando este metodo tambem. Inclusive postei a muito tempo sobre no Forum Central na página 17 , depois se quiser olhar entra aqui:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1028

Espero que goste amigo. T+.

Abraços:

Illex
darkaso10/03/2006 10:54
Grande Illex,

Vai me ajudar muito!!! Estou querendo fazer mais vasos e acho que agora vai ficar muito melhor para fazer. Adorei a ajuda. Já está no meu menu favoritos.

Valeu, abraços.
Anderson Vinturini11/03/2006 00:38
vaso
olá Darkaso, pode fazer um vaso com as paredes mais finas mas deixe o fundo um pouco mais espesso que as bordas e deixe secar a sombra para não rachar, já que a tendencia da argila é encolher um pouquinho, causando rachaduras.

andei experimentando fazer vasos de argila deu certo, pintei com tinta para ceramica fico muito bom, mas tenho outra sugestão caso você goste de vasos rusticos, após a argila secar lixe o vaso todo até chegar ao ponto que te agrade, depois passe uma escovinha de pelos ( aquela de engraxar sapatos), você tera um lindo resultado depois é só passar um impermeabilizante transparente para ajudar a conservar.
darkaso11/03/2006 08:17
THEPUNISHER,

interessante!! vou testar em um vaso que que ro fazer sem forma definida. Acho que ficará bom.

Valeu as dicas.
Illex11/03/2006 12:45
Olá Amigos,

Muito interessante o metodo, gostei das ideias, ja fiz alguns vasos de argila, porem todos para Mames Bonsai, depois se der tiro algumas fotos. T+ amigos.

Abraços:

Illex
Euzinmesmo09/04/2006 14:45
estevao escreveu:
Olá darkaso!!!!
Gostei desse jeito de fazer vaso,mais pra frente vou tentar fazer uns vasos para mine,será que da certo?
E bem pratico!!!!

INTÉ....
Euzinmesmo09/04/2006 14:46
😮ops:
zheuss01/06/2006 12:05
sobre as bordas
Amigo sobre as bordas do vasos de argila, o ideal é fazer com que a parece não ultrapasse 1,5cm, pois isso pode acasionar rachadura na queima. um recurso é misturar papel com a argila, isso evitar as rachaduras incovenientes, mas tem o prob. da impermiabilidade. estou comentando isso pela experiencia com argila e cimento que tenho e não por conhecer a cultura bonsai, alias esse conhecimento é o que eu estou buscando. grato zheuss !
darkaso01/06/2006 22:05
Zheuss,

este vaso não é para ser queimado. Coloquei a argila e o cimento junto para não precisar queimar. Até porque não tenho onde fazê-lo. Se tivesse faria com certeza, até um curso de vasos.

T+
RodrigoFraga02/06/2006 00:23
Olá!

Eu tentei fazer mas nao consegui mistura argila com cimento e areia!kkkk
fico muito estranho a mistura! vc usou argila em po ou algo assim?

flw
zheuss02/06/2006 09:31
queima de vasos
Quando vc comentou do cimento eu já imaginava que não iria queimar, fiz só um comentário caso no futuro vc fosse fazer. e com certeza vc sabe que só com argila e cimento poderar ter problemas com a porozidade, mas deixa pra lá vc deve saber disso tb, no mais sua peça ficou show e caso precise queimar uma outra peca que passo uma dica de forno caseiro !
darkaso02/06/2006 20:27
zheuss,

já sabia do problema sim, mas não sei como resolvê-lo. Gosto de moldar em argila, mas nçao tenho como queimar, então se puder me passar como fazer esse forno agradeceria muitíssimo.

T+
jackson02/06/2006 21:08
Zheuss,

Por favor, nos ensine como fazer um forno caseiro, pois fui atrás dos fornos jung há vários meses, mas são impossíveis de serem comprados por quem só quer queimar umas 8 a dez peças por ano,

Se concordar abra um novo tópico dentro do FAÇA VOCÊ MESMO.

Seremos muito gratos.

[]s
jackson03/06/2006 05:16
Dark,

Remexendo na net encontrei este site sobre queima de cerâmica. Dê uma olhada.
http://www.ceramicanorio.com/aprendendoourelembrando/queimaserragem/queimaserragem.html

Zheuss,

O método acima é o que vc queira nos mostrar? Ou tem outro melhor?

[]s
darkaso03/06/2006 07:03
Jackson,

vou estudar e tentar fazer, vai que dá certo.

Valeu.
Gomes04/06/2006 01:48
Parabéns pela técnica em fabricar vasos...
Valeu!!!
Angela Fernandes04/06/2006 17:41
Amigos.

As técnicas de fabricação de vasos são muitas.
Fiz um curso com o MESTRE SAMI, e ele pode comprovar..

Mas a queima é fundamental e imprescindível..

Há vários tipos de forno, de baixa e de alta temperatura.

Às vezes o barato sai caro.

Bom se puder fazer um forno de alta temperatura para os vasos.... o custo é alto.....

Angela Fernandes
duprat14/06/2006 00:55
Ola a todos,
Caro darkaso, antes de ler este tópico já tinha feito uma experiência parecida com argila e cimento. Uma placa somente para ver o que dava. Deu certo e a uns três dias, animado pelas dicas aqui encontradas, fiz um pequeno vaso (não tão pequeno, tem uns 20 com).

A diferença é que, como no teste, não coloquei areia. Só argila e cimento em volumes aproximadamente iguais. Ficou dentro d´agua por três dias e permanece duro como pedra. Na verdade achei difícil de modelar e misturar a massa. Minha idéia era fazer um vaso maior, mas não consegui subir as paredes, pois o cimento tornou a argila muito quebradiça. Acabei para não perder material fazendo um vazinho orgânico mesmo.
Conversando hoje com um amigo ceramista, Ricardo Pereira, ele me sugeriu o seguinte. Para facilitar a mistura usar argila branca MJ em pó. Ela não tem muita plasticidade de modo que normalmente se acrescenta Betonita Bauclei em porcentagem de 15% para dar a plasticidade de uma argila comum. Já viu que a betonita é extremamente plástica .... Creio que em nosso caso de mistura com cimento se possa aumentar a porcentagem de betonita e sanar a perda de plasticidade ocasionada pelo cimento. Assim teríamos uma massa que dá para trabalhar tal qual barro. Quando surgir um novo projeto de bonsai e sobrar um tempo para correr atrás deste material vou experimentar, mas achei que a informação por si já valeria para você. Não fosse também pelo interesse que este tópico tem despertado.
Grande abraço
duprat14/06/2006 01:09
desculpe a imagem tinha ficado muito grande. queria troca mas nao sabia que nao podia re-editar mensagens já enviadas.
aqui vai.
12