jackson14/06/2006 20:44
Duprat,
não tenho argila por aqui, mas gostaria de te fazer uma sugestão: Diminua a quantidade de cimento para 5 ou 6 de cimento para um de argila (é a proporção normalmente utilizada em reboco fraco em paredes), para não interferir na plasticidade da argila.
[]s
duprat14/06/2006 21:35
Vou até testar. Não tinha tido esta idéia. Mas o problema é o vaso depois permanecer úmido e manter a resistência.
RodrigoFraga15/06/2006 00:45
Vcs tem usado argila em pó?
Eu tive dificuldade em mistura a argila pronta com cimento e areia, dai coloquei o pedaço de argila na agua e misturei bem ate disolver ela dai coloquei cimento e areia e fico uma massa quase igual a argila natural e facil de modelar! ese foi o meio q achei pr auma mistura homogenea!
jackson15/06/2006 05:12
Duprat,
É mesmo! depois de alguns anos molhada a argila com pouco cimento vai se decompor.
Digó,
Creio que a argila em pó facilitaria muito a mistura em partes desejadas.
Se não me engano vc pode deixar a argila secar totalmente, triturar para fazer a mistura e depois adicionar a água que ela volta a ficar moldável. Mas não tenho certeza.
[]s
darkaso15/06/2006 17:20
Jackson,
isso é possível mesmo. É comum quando se trabalha com grandes quantidades e a sobra também é grande.
http://www.ceramicanorio.com/beaba.html#reciclada
Clique aí e confira.
T+
Jamerson Pereira20/06/2012 19:14
Olá, Darkaso!
Nosso amigo Guilherme Luz sugeriu uma mistura também interessante, com cola branca (usada em madeira, colagem afins) e cimento e parece ter resultado num belo trabalho. Gostaria de saber de você se a cola branca poderia ser inserida, por exemplo, na sua formula. Você já testou isso? Abraços!