Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaléia Branca

12
Clayton24/09/2012 07:43
Azaléia Branca
Olá,

minha nova planta... espero comentários...

estava num vaso relativamente grande (16 l) mas quando fui replantá-la, que trauma, tinha terra só nos primeiros quatro centímetros, o resto me parecia um tipo de argila, meio cor de cimento... horrivel... tomara que ela se recupere... está bem debilitada...

neste cenário, gostaria de saber se posso injetar algum adubo mesmo logo após a poda? tenho torta de mamona e farinha de osso em casa...

tb gostaria de saber se posso, nas regas diárias, colocar um comprimido de vitamina B1... acabei esquecendo de deixar as raízes no banho antes de plantar na bacia... coisa de principiante...

wlsjurai24/09/2012 10:07
Clayton, adubação nem pensar!
Se ela está debilitada, e trocou o substrato é melhor esperar ela reagir um pouco antes.
Quanto a vitamina B1 também fiquei na dúvida, vou acompanhar o post.
Djalmo24/09/2012 13:47
A vitamina b1, vc dilui 1 comprimido de 400mg em 750 ml de agua e rega regularmente com ela, e é bem aconselhado no caso da sua planta, mas a adubação após 45 dias pelo menos do transplante, se vc podou raizes o ideal é tbm diminuir a altura da planta, pois a capacidade de absorção da agua no momenta estara bastante reduzida. espero ter ajudado.
Elio24/09/2012 17:43
O ideal, agora, é podar bem baixinho. A Azaléia tem a característica de brotar sempre embaixo.

abraço
Clayton24/09/2012 19:43
Fala pessoal, vamos por partes...

wlsjurai e Djalmo, obrigado por esclarecerem minhas dúvidas com relação a adubação e a B1... B1 junto com a rega e adubo só daqui a 45 dias... valeu!

a propósito, não havia praticamente raízes para serem podadas... a planta tem uma copa de aprox. 1 m de diâmetro e uns 80 cm de altura e tinha um círculo de raízes de 17 cm... poucas raízes capilares...

o que fiz foi podar as "pontas" das raízes para ver se dava um "incentiva" na brotação de novas raízes...

Elio, então, podo agora, logo após o transplante? acho melhor esperar pelo menos ela dar sinal de recuperação, não?

também ainda estou em dúvida com relação ao caminho a ser tomado, 2 ou três troncos?? digo isso porque se vc reparar na segunda foto que postei, poderá ver que o último tronco da direita só têm ligação com os demais no subsolo... então fico na dúvida se o retiro ou não no futuro... o que vc acha?
Elio24/09/2012 21:58
Clayton, se vc podou as pontas das raízes (boca da planta) acho melhor esperar uns 3 meses para podar a parte aérea.

abraço
Djalmo25/09/2012 13:10
Clayton A, desculpa, acho que não me fiz entender, a vitamina B1 vc uza de imediato pode uzar uma vez por semana na rega e a adubação vc inicia apos uns 45 dias ou mais!!!!
MarcoBonsaiPoa25/09/2012 13:58
Bonsai
Se vç disse que ela tem 1m de diâmetro de copa, 17cm de raízes, 80cm altura e tá fraca...a parte aerea estando alta compromete a saúde da planta. Ideal seria equilibrar, deixando a parte aerea mais baixa e bem equilibrada com as raízes, se as raízes são a boca e foi fechada, a parte aerea é o alimento ou ao menos a energia que transforma o alimento, deve-se tirar isso dela até que a "boca" volte a se alimentar. Se a planta tivesse uma boa massa de raízes de alimentação, o fato da parte aerea ter um volume maior não interferiria na recuperação... Derrepente deixar um galho longo com algumas folhas como "termômetro" pra medir a saúde da planta!
Clayton25/09/2012 14:17
vamos lá srs,

a massa de raízes realmente era pequena... me assustei quando vi... era desproporcional em razão do tamanho da planta...

podei sim, ao que parece indevidamente neste caso, a "boca" da planta ou seja, a ponta da maioria da raízes... nas capilares não mexi mas eram muito poucas... devia ter batido uma foto para postar aqui...

se devo porar as galhos sigo qual das linhas abaixo, ou nenhum delas....

MarcoBonsaiPoa25/09/2012 17:55
Bonsai
Creio que, ou na linha vermelha ou acima dela, pois a brotação poderá surgir mais facilmente de troncos mais finos, levando em ćonsideração a saúde da planta, pois uma planta saudável a brotação surgiria facilmente com uma poda mais baixa, que não é o caso. No ano seguinte pode podar mais baixo no local definitivo, a planta estará recuperada, ai então começar a formar o bonsai. Este próximo ano será pra vç recuperar a saúde da planta. Ela vai criar raízes, vç vai alimentar ela e ela vai crescer livre até a próxima poda mais baixa e definitiva. Isso pode ser em setembro de 2013, até lá adubação, meia sombra e paciência. Vç pode fincar na terra em volta da planta, pelas bordas uns 10,15... Pregos, para que enferrugem dentro da terra e liberem o elemento ferro através das regas...essencial às azaleias!
JOICIMAR MAGGIONI25/09/2012 18:02
Bela planta, eu aconselho o uso da vitamina B1 com certeza mas adubação vc deve esperar um 2 meses, eu não podaria agora esperaria ela se recuperar e deixaria para a primavera do ano que vem.

T+ abraço!!!!!!!!
Clayton25/09/2012 19:17
fala gente...

poxa, ela parece que não está sentindo muito... pode ser cedo, mas parece que está dando sinais de reação... como eu sei? quando eu fiz o transplante ela estava com dois botões bem pequenos em um dos galhos... coisa muito pequena mesmo e deviam ser botões fora de época já que ela tinha florescido a pouco tempo...

então, eis que hoje, agora a pouco, vejo que os botões se desenvolveram muito, um inclusive deve abrir amanhã, ao que parece... isso pode ser considerado um sinal de reação ou é só o consumo de uma "reserva" de energia da planta?

como vcs podem ver sou um otimista por natureza... 😂 😂 😂

vamos ver, agora estou procurando ferramentas... não tenho praticamente nada... aliás, não tenho nada...rsrsrs

como são caras... 😈 😈 😈
Djalmo26/09/2012 12:58
Clayton A, o otimismo é sempre bom, mas é como vc citou, pode e deve ser reflexo da reserva de energia ontida na planta, mas em algumas semanas vc terá a certeza!!!!
Elio26/09/2012 19:41
Clayton, quanto às ferramentas, vai improvisando.
Alicate de eletricista, Hashi, tesoura da Tramontina, etc.
Apenas sugiro que, quando for comprar a primeira ferramenta de bonsai, opte pelo alicate bola.

abraço
Clayton13/12/2012 08:17
Olá pessoal...

depois de muito tempo uma atualização deste projeto de Bonsai...

depois do reenvase, relatado no início deste post, deixei a planta na sombra, onde recebia apenas luz indireta... ficou lá por uns 40 dias... nos últimos 10 dias deste período, a planta soltou novas folhas por praticamente todas as ponteiras de galhos (95% delas)...

após a emissão destas novas folhas coloquei a planta exposta ao sol (protegida por um sombrite que bloqueia 30% da luz) e mantive atenção as regas... depois de mais uma semana adubei com osmocote e já se passaram uns 15 dias desta fase...

acontece que estou preocupado com a planta... as folhas estão sofrendo com o Sol, o tronco está muito embranquiçado, não há vestígios de novas folhas.... acho que estou no caminho de perder a planta... o que posso fazer:

tirá-la do sol? podar o troncos?

Com relação ao Osmocote coloquei uma quantidade muito pequena em relação a indicação do fabricante, inclui 1 colher de café para cada 3 litros de substrato... acho que não deve ser super adubação...

Abaixo umas fotos para vocês poderem julgar melhor...

Estou realmente perdido por que tenho dado o mesmo tratamento para uma outra azaléia mais nova e ela está super vistosa, manteve a copa verde, está soltando novas brotações até mesmo próxima a base do tronco... as duas foram replantadas no mesmo dia, no mesmo substrato e tiveram o mesmo cuidado com regas, sol, adubação...

MarcoBonsaiPoa14/12/2012 13:22
Não podou, não usou os pregos e não deixou a meia sombra!

Tirando do sol já é um passo na recuperação da planta!

O elemento ferro faz bastante diferença...

Quando feito a poda de raízes em planta alta, a redução da altura da planta tb faz a diferença...
Clayton02/09/2013 11:25
Olá pessoal, estou retornando ao fórum depois de um bom tempo ausente (problemas pessoais)...

bom, vamos atualizar a situação desta planta, depois do corte radical que fiz, a planta reagiu bem, muito bem me parece... abaixo estão algumas fotos dela atualmente, acabo de colocar osmocote e vou adicionar Torta de mamona no próxima final de semana...

a dúvida é o que fazer com a planta, gostari de sugestões pois acho que já passou da hora de dar uma limpada nos brotos, mas queria um rumo antes de fazê-lo...

minha principal questão é se vou separar a planta em duas ou não.... atualmente ela têm 2 troncos, sendo um bifurcado e outro único... isso dá a impressão de três troncos.... o problema é que o tronco isolado é meio curvo, dese a base, e meio que cruza o tronco bifurcado... esteticamente acho que não fica "bom"... mas gostaria dos conselhos dos mestres...

Abraços e até mais

JOICIMAR MAGGIONI02/09/2013 23:43
Bela brotação eu separaria a planta, mas faça o que vc achar melhor.

Vejam também:

IMAGENS Azaléa - Constantina-RS http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/08/imagens-azalea-constantina-rs.html
Bruno Lopes04/09/2013 00:26
adorei muito linda tenho uma mas muito pequenina ainda....tomando todo cuidado do mundo com ela, já perdi duas azaleias...
MarcoBonsaiPoa05/09/2013 13:50
Esta muito bem...parabéns!!!!!!!!
Bruno Lopes05/09/2013 15:03
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Não podou, não usou os pregos e não deixou a meia sombra!

Tirando do sol já é um passo na recuperação da planta!

O elemento ferro faz bastante diferença...

Quando feito a poda de raízes em planta alta, a redução da altura da planta tb faz a diferença...

Pregos???
Sergio Batalini05/09/2013 17:35
Tái , Clayton. Um projeto com muito mais futuro...

Especie legal, poda feita numa altura boa .. ramificação boa...

Separar ou não ? Pense....

🙄

Existem muitas subespecies na familia das azaléias, algumas melhores para bosnai, quando encontrar as de folhar bem pequenas, opte por elas, a melhor é a variedade SATSUKI.

😄

Boa sorte .

Abraço, amigo no bonsai.
Clayton06/09/2013 08:51
Obrigado pelo apoio gente... essa planta é o meu xodó... minha primeira compra pensando em Bonsai...

Bruno Lopes, a questão dos pregos é porque a azaléia necessita de ferro para seu pleno desenvolvimento... nesta planta, eu adicionei um sstrato para aqário plantados (meu antigo hobby) que tinha aqui em casa... laterita é o seu nome...

Bonsérgio, então, vi seu post no meu outro tópico... sobre qualidade ao invés de quantidade... me fez refletir um pouco... hj devo ter por volta de umas 20 bacias com plantas, mas, pensando bem mesmo, talvez nem todas sejam "adequadas" para o tipo de bonsai que quero ter... vou refletir mais... sobre esta planta, acho que é a melhor que tenho em termos de material bruto... vamos ver o que faço...
Bruno Lopes06/09/2013 19:17
To com uma azaleia pequena acho q vou fazer um mame dela, vou postar fotos aqui tbm já é meu xodó mas nunca tive muita sorte com elas rs.
Clayton10/09/2013 13:26
Fala gente...

estou pensando em promover uma desfolha nos galhos para porde avaliar melhor a estrutura da árvore... ainda estou na dúvida com relação a separar ou não os troncos, apesar de estar pendendo mais para manter os mesmo...

minha dúvida é sobre esta desfolha.... as brotações apesar de em grande volume ainda são bem novas... tive dando uma olhada e ainda não parecem ser lenhosas (estão com o caule verde)....

seria prudente fazer esta desfolha agora? isso poderia comprometer o desenvolvimento das brotações?

minha ideia seria a seguinte:

desfolhar a planta no próximo final de semana e achar um caminho e postar aqui para comentários;

no final de semana seguinte fazer a intervenções que decidir com a ajuda de vocês, que poderão ir desde apenas um descarte de brotos não interessantes até a separação da planta em duas..

Abraço,
Clayton
12