Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaléia Branca

12
Clayton10/09/2013 13:46
para clarear um pouco mesmo antes da desfolha...

usei duas fotos do início deste tópico e fiz uma projeção dos troncos que poderiam ser podados para manter uma única planta.... me basiei na ideia de não haver troncos cruzado na árvore, que é um dos defeitos desta planta...

as marcas vermelhas seriam os cortes e os troncos com linhas verdes seriam os eliminados... meio confuso... desculpe-me.

um outro ângulo

Simba10/09/2013 13:54
Clayton,

Na última foto que vc postou, se possível, eu separaria o tronco mais da direita, pois me parece ser uma outra planta. Me perdoe caso não seja, mas pela foto parece que é. Assim, vc terá uma segunda planta para trabalhar, sem contar que assim como está, vc terá que eliminar aquele tronco mesmo para poder dar sequencia ao teu trabalho. Assim, se vc preferir, pode ter uma planta (esquerda) com 2 troncos, e a outra planta já com certa conicidade (direita) até, calculo eu, uns 20 cm de altura. Aí é só trabalhar o nebari e as ramificações posteriormente. Mas, como sou iniciante amador, ainda deixo aberto para me corrigirem os mais experientes. Mas é o que eu faria!

Abraço
Arzivenko10/09/2013 15:14
Clayton A são muitos ramos partindo da base, logo terás que simplificar a planta para poder planejar sua estrutura. Lembrando que em bonsai muitas vezes "menos é mais"...
Clayton10/09/2013 16:03
Simba, então, minha primeira ideia, qdo comprei a planta foi justamente essa.... mas aí fiquei na dúvida vendo outras plantas no fórum.... deixar os dois troncos juntos não poderia me gerar uma material de melhor qualidade, mais potêncial? como será a primeira planta que irei trabalhar estou com mais receio do que chamar a primeira menina para sair 😂 😂

Arzivenko, tambem enxerguei que a planta está sem condições de dar um rumo pelo número de brotações... daí a dúvida (dúvida essa pela minha inexperiência é claro), o que seria melhor:

descarto alguns brotos agora para dar um "limpada" na planta e poder ter sugestões de vocês

ou

desfolho estes brotos mas mantenho as ponteiras para não perder um "potêncial" broto para o começo do trabalho com a planta?
Simba10/09/2013 16:41
Olha Clayton, o teu bom bonsai de amanhã depende das decisões acertadas que vc toma hoje! Se a gente toma a decisão errada, aí poderemos atrasar o desenvolvimento da planta em vários aspectos. Entendo o seu medo, pois também sou iniciante.

Permita-me narrar um episódio que aconteceu comigo, para ver se te ajuda a acostumar com a idéia da poda. Peguei uma jabuticabeira linda, que na realidade eram 2 plantas também, e com a mais grossa fiz uma poda radical. Deixei com não mais que 25 cm de altura, uma planta que tinha mais de 150 cm. Ou seja, antes ela era 500% maior que hoje. A outra planta, deixei exatamente como ela estava, o tronco era mais fino, mas ambas eram de bom calibre. Resultado: a mais fina (sem poda) está com as folhas e flores caindo e a mais grossa (podada e deixada sem folha nenhuma) está brotando por tudo. Ambas estavam florindo para darem frutos quando fiz a intervenção. Imagine quanta "pena" senti, mas se eu não fizesse na época, não faria mais até ano que vem. Tudo isso prá esperar as brotações, selecionar galhos, deixar crescer, posicioná-los, podá-los, esperar brotarem de novo, e assim seguindo este ciclo.

A coisa é assim, leva tempo, precisa de paciência mesmo! E quanto a sua planta, como a azaleia gosta de brotar baixo prá formar arbustos, eu já retiraria todos os brotos e galhos baixos e daí prá frente existem 2 possibilidades (que eu vejo, deve ter bem mais!):

1 - Vc separa as plantas, nos cortes conforme seus riscos em vermelho, ou seja, os 2 troncos da direita = uma planta e o tronco da esquerda todo em verde = outra planta. A planta da esquerda, eu podaria o galho da esquerda mesmo, no risquinho verde da primeira bifurcação. O tronco seria a parte bifurcada da direita, que eu podaria logo acima desta bifurcação, uns 2 ou 3 dedos.
A planta que ficou com 2 troncos, deixaria o tronco mais fino um pouco mais baixo que o tronco mais grosso, pois esta é uma das características que definem o estilo de bonsai de 2 troncos. Aí é esperar ambas as plantas brotarem em cima para formação da copa e vai deixando crescer livre, até fazer a próxima intervenção.

2 - Vc não separa os troncos, mas poda radicalmente todos eles, bem como os brotos baixos. Aí espera brotar e crescer livremente.

De novo, espero não estar falando besteira, Arzivenko me corrija se eu estiver. Mas digo isso baseado nas fotos do amigo Clayton e no humilde conhecimento que consegui agregar até agora aqui com o pessoal do forum.

Qualquer que seja o caminho tomado para a planta, gostaria de acompanhar a evolução dela!

Abraço e espero que entenda meus comentários, mesmo que um pouco confusos!!
Clayton11/09/2013 06:35
Acho que entendi Simba, ontem, chegando em casa, fiz uma desfolha parcial da brotação, na realidade, fiz o corte de 2/3 de quase todas as folhas e bati umas fotos... elas estão abaixo...

Acredito que com elas seja mais "fácil" um norteamento quanto ao que fazer...

Desde já muito obrigado pela ajuda

COPA

FRENTE OU COSTA

TRONCO DUPLO

TRONCO ÚNICO

Renato Rodrigues Roehrs11/09/2013 19:31
Clayton, bela planta e trabalho de condução até aqui!

Acompanhando.

Abraços.
12