Ajuda na escolha das ferramentas
Clayton26/09/2012 13:45
Ajuda na escolha das ferramentas
Fala gente,
preciso de uma ajuda das bem básicas...
estou em contato com uma loja de SP e pedi para eles me mandarem a relação dos alicates tipo bola e/ou corte lateral que eles tivessem.. nisso que recebo três fotos e quando ligo para discutí-las escuto que "todos os alicates são tipo bola ou lateral"....
mesmo com meu pouco conhecimento e nenhuma experiência, sei que não são... gostaria da ajuda de vcs para identificar quais seriam os alicates de bola e quais os de corte lateral...
Nota: nunca vi uma ferramenta de bonsai ao vivo...

eliseu malheiros26/09/2012 14:30
Re: Ajuda na escolha das ferramentas
Nesse preço aí amigo tu vai matar as plantas, rsrsrsrs....
tem mais baratos.....
MarcoBonsaiPoa26/09/2012 14:46
Bonsai
Clayton se forem japonesas, dificilmente serão de baixa qualidade e o preço tá muito bom. Gostei da segunda e terceira foto, das ferramentas da esquerda...mas as chinesas na ideal estão 79 reais, as japonesas podem chegar perto de 400 reais algumas ferramentas! Pesquise bem, tem alicate jin e alicate corta arame nestas fotos e outra fiquei na dúvida pelo ângulo da imagem...
Clayton26/09/2012 15:08
então Eliseu e Marco... estou na dúvida...
chinesas ou japoneses... as da foto o contato da loja me garantiu que eram japonesas...
vi as chinesas na ideal e achei mais baratas na Bonsairs (69,00)...
agora o pessoal fala tanto, em tantos tópicos aqui no fórum, que as chinesas são muito ruins perto das japonesas... fico na dúvida...
na realidade não estou podendo gastar muito agora, até porque tenho que comprar outras coisas tb básicas como tesoura para raíz, serrote, arames....
a chinesas aguentam o tranco??? não terei muito uso no momento... se elas aguentarem uns 2, 3 aninhos para mim está ótimo....
Ricardo L C26/09/2012 17:58
CLAYTON ESSAS FERRAMENTAS SÃO DA LOJA Ten man ya na Liberdade em SAO PAULO NÉ?
TODAS ESSAS FERRAMENTAS SÃO JAPONESAS, ELES NÃO VENDEM AS CHINESAS.
COMPREI UM ALICATE BOLA DESSE DE R$182,00, É SHOW. PODE COMPRAR VC NÃO VAI SE ARREPENDER
ABÇ
MarcoBonsaiPoa26/09/2012 18:21
Bonsai
Clayton, não é que as chinesas sejam ruins, são as japonesas é que são muito superiores. Digo no acabamento, fio, qualidade do aço. O Ricardo confirmou que são japonesas e posso garantir que o preço tá muito bom. Aqui a ferramenta da esquerda da terceira foto é quase 300 reais. As da cartela vermelha são muito boas...vou até verificar as condições de pagto e frete...sabe se a loja tem site?
Ricardo L C26/09/2012 18:24
TEM SIM VE AI www.tenmanya.com.br
ABÇ
MarcoBonsaiPoa26/09/2012 18:28
Bonsai
Valeu mano véio!
Ricardo L C26/09/2012 18:30
SE É O ALICARTE BOLA QUE QUER, SÓ TEM DOIS NESSAS FOTOS O DE 162 E O DE 182.
ABÇ
Seph190326/09/2012 20:26
Ferramentas
Clayton
Na primeira foto, a 1ª e 3ª ferramentas são alicates jin;
A 4ª da 1ª foto, 1ª e 3ª da 3ª foto são alicates côncavos. Seus cortes são levemente curvados.
A 1ª ferramenta da segunda foto é um alicate esférico, muito bom para cortar galhos rente ao tronco de forma a efetuar uma boa cicatrização.
Não dá pra ver direito, mas acho que a 2ª da 3ª foto é um alicate de arame.
As outras (2ª da 1ª foto, 3ª, 4ª e 5ª da 2ª foto) parecem alicates de raíz.
De todas, eu tenho uma côncava e uma esférica (essa última, muito boa!)
Abraço
Clayton27/09/2012 10:57
e aí pessoal,
obrigado pelas dicas... acabei de mandar um e-mail perguntando sobre as condições de frete e entrega para o 1º alicate da 2ª foto... o de R$ 182,00...
estou partindo do seguinte princípio: vou montar um kit de ferramentas com o tempo... mas quando montar, terei ferramentas para "a vida toda"...
obrigado a todos pelos comentários... foram muito úteis...
Ricardo, Marco, são da loja da liverdade sim... o único senão até agora com eles é que o cara que me atendeu por telefone sabia menos do que eu de ferramentas para Bonsai... mas mesmo assim foi super atencioso e prestativo...
Abraços!
Ricardo L C27/09/2012 11:31
ESSA É A UNICA LOJA QUE ACHEI FERRAMENTAS JAPONESAS EM SAO PAULO
Elio27/09/2012 21:46
Clayton, o bola, 1º da 2ª foto é japonês, 205 mm, cromado e está com preço bom. Os outros 3 ao lado são racha-tronco. Usa-se também para podar raízes grossas.
abraço
MarcoBonsaiPoa27/09/2012 22:14
Visitei o site e tá quebrado, nem preço nas ferramentas tem, mandei email e não responderam ainda...acho que este site está em obras ainda ou abandonado! o negócio é presença física na loja ou o telefone!
Seph190327/09/2012 22:38
site
A Bonsaikai tem ferramentas. Me parecem chinesas.
Adquiri lá as minhas.
Falou!
Capobianchi01/10/2012 17:21
Olá amigos, boa tarde.
Bom depois de uma pesquisa consideravelmente extensa, e do post acima acho que surgem mais dúvidas ainda do que as iniciais em relação a quais ferramentas comprar e dai pedimos a ajuda daqueles que são mais experientes é claro.
Se formos avaliar os custos dos alicates japoneses disponíveis aqui no Brasil vamos partir quase que para uma compra proibitiva se pensarmos em um kit com umas seis ferramentas que em minha nenhuma experiência imagino serem as seguintes:
alicate côncavo 200/210 mm
alicate lateral 170/200 mm
alicate lateral côncavo 170/205 mm
tesoura de poda para raízes
tesoura de poda aérea
serrote de poda
Por favor me corrijam se estiver errado.
Bom vamos imaginar que para poda aérea, raízes e serrote, utilizemos algo do tipo limmat, tramontina ou corneta por exemplo sobra-nos a necessidade implícita de partirmos para a aquisição das outras três ferramentas do outro lado do mundo, china ou japão correto?
Digo isso pois me colocando como exemplo principal, tenho por exemplo uma plaina Vonder e uma Stanley e no caso o acabamento, a durabilidade e precisão da segunda é superior porém não infinitamente superior em relação ao que ambas se propõe, ou seja elas realmente a diferença, apenas nas mãos de alguém que já tem uma certa experiência na sua utilização.
O comentário acima na verdade teci em virtude das seguintes dúvidas de um iniciante total na arte(no caso tomo por base minha experiência nesse universo que é praticamente nenhuma), mas com uma certa experiência na utilização de ferramentas elétricas e manuais dos mais diversos tipos:
1. Qual a real diferença das ferramentas oriundas destes dois locais?
2. No caso um iniciante notará ou fará usufruto dessas diferenças?
3. É possível que alguém possa mostrar através de fotos a diferença de cortes numa mesma planta entre uma e outra?
4. O que seria melhor, mesmo eu sendo um iniciante na arte adquirir este pequeno kit de origem japonesa, ou no caso adquirir um kit com 29 ferramentas no ebay por exemplo com 100 dólares?
5. Existe dentre as ferramentas japonesas uma grande diferença também perceptível a um iniciante que justifique por exemplo pagar R$ 239,90 num Alicate Côncavo 175 mm Nobuichi, ou R$ 182,00 num Mitsuke, ou ainda pensar na importação de um Kaneshin ou mesmo um Masakuni?
Me desculpem se me estendi nos comentários, mas sou um pouco meticuloso e realmente gostaria da opinião sincera dos mais experientes, e digo isso pois sou um aficionado por ferramentas e na verdade já tive uma marcenaria, e todas as vezes que optei por comprar por exemplo uma DWT ou Vonder ao invés de uma Dewalt ou Stanley, me arrependi do resultado .
Desde já agradeço e um grande abraço a todos.
Elio01/10/2012 18:04
Capobianchi escreveu:
Olá amigos, boa tarde.
Bom depois de uma pesquisa consideravelmente extensa, e do post acima acho que surgem mais dúvidas ainda do que as iniciais em relação a quais ferramentas comprar e dai pedimos a ajuda daqueles que são mais experientes é claro.
Se formos avaliar os custos dos alicates japoneses disponíveis aqui no Brasil vamos partir quase que para uma compra proibitiva se pensarmos em um kit com umas seis ferramentas que em minha nenhuma experiência imagino serem as seguintes:
alicate côncavo 200/210 mm
alicate lateral 170/200 mm
alicate lateral côncavo 170/205 mm
R: Esse é a soma dos dois anteriores, pois ele é de corte lateral e côncavo.
tesoura de poda para raízes
tesoura de poda aérea
serrote de poda
R: Incluir o alicate de arame
Por favor me corrijam se estiver errado.
Bom vamos imaginar que para poda aérea, raízes e serrote, utilizemos algo do tipo limmat, tramontina ou corneta por exemplo sobra-nos a necessidade implícita de partirmos para a aquisição das outras três ferramentas do outro lado do mundo, china ou japão correto?
Digo isso pois me colocando como exemplo principal, tenho por exemplo uma plaina Vonder e uma Stanley e no caso o acabamento, a durabilidade e precisão da segunda é superior porém não infinitamente superior em relação ao que ambas se propõe, ou seja elas realmente a diferença, apenas nas mãos de alguém que já tem uma certa experiência na sua utilização.
O comentário acima na verdade teci em virtude das seguintes dúvidas de um iniciante total na arte(no caso tomo por base minha experiência nesse universo que é praticamente nenhuma), mas com uma certa experiência na utilização de ferramentas elétricas e manuais dos mais diversos tipos:
1. Qual a real diferença das ferramentas oriundas destes dois locais?
R: Qualidade, essencialmente.
2. No caso um iniciante notará ou fará usufruto dessas diferenças?
R: Depois de algum tempo de uso a chinesa começa a dar pau.
3. É possível que alguém possa mostrar através de fotos a diferença de cortes numa mesma planta entre uma e outra?
R: No meu caso, comprei um lateral chinês e, com o tempo ele está mastigando na ponta. Só corta legal do meio para trás.
4. O que seria melhor, mesmo eu sendo um iniciante na arte adquirir este pequeno kit de origem japonesa, ou no caso adquirir um kit com 29 ferramentas no ebay por exemplo com 100 dólares?
R: Bom, minha opinião é a seguinte: Se quiser brincar de fazer bonsai, sem ser muito detalhista, pode comprar o kit de U$ 100. Mas, se quiser fazer um trabalho limpo, de qualidade, detalhado, sugiro comprar ferramenta uma por uma. Somente as necessárias. No kit vem muita coisa sem uso.
5. Existe dentre as ferramentas japonesas uma grande diferença também perceptível a um iniciante que justifique por exemplo pagar R$ 239,90 num Alicate Côncavo 175 mm Nobuichi, ou R$ 182,00 num Mitsuke, ou ainda pensar na importação de um Kaneshin ou mesmo um Masakuni?
R: O iniciante não irá sentir as diferenças.
Me desculpem se me estendi nos comentários, mas sou um pouco meticuloso e realmente gostaria da opinião sincera dos mais experientes, e digo isso pois sou um aficionado por ferramentas e na verdade já tive uma marcenaria, e todas as vezes que optei por comprar por exemplo uma DWT ou Vonder ao invés de uma Dewalt ou Stanley, me arrependi do resultado .
Desde já agradeço e um grande abraço a todos.
Capobianchi01/10/2012 18:19
Grande Elio,
Bom considerando que sou bem mala na questão dos detalhes acho então que sigo seu conselho do adquirir uma a uma.
Então peço mais uma dica, de prima a melhor opção então seria um lateral côncavo, ou um côncavo e um lateral?
No caso do de arame, creio que inicialmente considerando certas habilidades que possuo consigo adaptar a ponta de um alicate stanley que tenho por aqui.
Inclusive fiz um côncavo a partir de um torques, mas o que tem acontecido é que acabou por ficando meio fininha demais a lâmina e ele já começou a morder. Bom gambiarra é gambiarra, umas funcionam bem por um tempo outras já nascem fadadas a sexta seção, a do lixo..... hehehehehe.
Abs
Elio01/10/2012 19:51
Então, capobianchi! Um côncavo/lateral de 170 ou até 210 mm, acho que é o ideal para começar.
Abraço
Capobianchi04/10/2012 10:43
Bom e lá vamos nós pedir a ajuda dos professores.
Pelos preços e custo benefício agora paira uma última dúvida, a marca do brinquedo.
Nesse momento pela grana disponível e principalmente pela falta de competência na arte, Masakuni nem pensar, sobram algumas outras marcas pelo menos apresentadas na internet como muito boas ou até mesmo excelentes.
Estou na dúvida entre Kaneshin e Nobuichi, alguém já testou as duas para poder dizer qual é a melhor entre qualidade x custo benefício?
Grande abraço a todos.
Elio04/10/2012 13:31
Capobianchi, a Kaneshin é, em termos de qualidade, quase igual a Masakuni.
A Nobuichi fica abaixo. Tem que ver a questão de preço
abraço
Capobianchi04/10/2012 14:12
Grande Elio,
Acho que a partir de agora vou começar a chama-lo de professor.
Pois em todos os meus posts normalmente quem tem me acudido é você.
Sendo assim, muito obrigado professor.
Grande abraço.
Elio04/10/2012 22:19
Capobianchi escreveu:
Grande Elio,
Acho que a partir de agora vou começar a chama-lo de professor.
Pois em todos os meus posts normalmente quem tem me acudido é você.
Sendo assim, muito obrigado professor.
Grande abraço.
Rsrsrsrsrsrs......professor por formação universitária, eu sou! Agora, professor de bonsai só nos cursos que ministro aqui em Curitiba.
Aqui no fórum sou mais um que aprende e procura repassar o que aprendeu, o que não foi pouco.
Abração e disponha sempre!
ro.kamla10/10/2012 12:02
Ferramentas
Galera bom dia!
Vamos dar uma olhada na matéria do Paulo Netto:
http://aidobonsai.com/tag/improvisando-ferramentas-para-bonsai/
O único que não dah para "improvisar" é o alicate bola, mas me viro bem com o alicate que chamamos aqui de torquês, o mais redondinho, fui numa serralheria e eles o deixaram mais côncavo e mais afiado,consigo belos Uros com ele.
Um alicate de ajulejista para corte reto, a tesoura de ponta aguda e longa, comprei numa casa de produtos ortopédicos por 18,00 aço cirurgico e vamos que vamos...
Abraços!
ro.kamla10/10/2012 12:04
Ferramnetas
E sempre ler os posts do Mestre Elio!
Hi!
😄