Acerola de mercado
Predes30/10/2012 09:59
Acerola de mercado
Bom dia gente, esse final de semana fui no mercado e essa planta me chamou a atenção (mesmo sendo de mercado), devido a sua estrutura, e até a formação de um nebari...
Acabei comprando por míseros 16 reais.
Creio que o primeiro passo seja tira-la desse vaso, e passa-la para um vaso maior certo? até porque grande parte das ráizes ja vazaram pelo fundo deste vazo.
o que vocês recomendam? Mamadeira? qual o tipo de solo ideal?
Outra coisa, ela parece estar saudável, vários brotos novos, porém o tronco está esfarelando o0....isso é um mal sinal? parece que de tanto pegar humidade, não sei.
Segue as fotos.

gil_fuka30/10/2012 21:01
Olá Predes!
Muito bonito o seu exemplar, ainda mais se considerar que foi comprado em um mercado!
Então, se ta vazando raízes por baixo eu trocaria sim , e diminuiria o tamanho dele mais ou menos na metade.
Interessante esta parada de o tronco estar esfarelando, nunca vi isso e vou acompanhar o seu tópico para descobrir o que é com as informações dos amigos!
Até mais!
Predes31/10/2012 15:41
gil_fuka escreveu:
Olá Predes!
Muito bonito o seu exemplar, ainda mais se considerar que foi comprado em um mercado!
Então, se ta vazando raízes por baixo eu trocaria sim , e diminuiria o tamanho dele mais ou menos na metade.
Interessante esta parada de o tronco estar esfarelando, nunca vi isso e vou acompanhar o seu tópico para descobrir o que é com as informações dos amigos!
Até mais!
Obrigado pela opiniao Gil, pretendo fazer a troca do vaso no final de semana, ate la, espero que o pessoal me ajude aqui em relacao ao tipo de solo e os cuidados que devo tomar....Hoje tiro uma foto das raizes saindo pelo vaso, e assim que eu chegar da faculdade tento postar aqui.
Predes01/11/2012 15:54
Galera, alguma sugestão?
Pois pretendo ir amanhã comprar as coisas que serão necessárias, vaso, terra, etc..
gil_fuka01/11/2012 21:57
Olá Predes!
Então , não sei dizer qual o melhor substrato que éo adequado para acerola.
Como de praxe, deve ser bem drenante, nada que uma pesquisada no Google não ajude!
A minah acerola eu plantei direto no chão para desenvolver um pouco, a sua ta bem mais desenvolvida que ela!
Eu não tenho ferramentas aqui em casa, utilizo apenas um alicate de corte que tenho aqui e um garfo de churrasco que fiz um rastelo para desfazer o torrão. Preciso comprar ferramentas, mas só com estas mexo em tudo que tenho aqui.
Me falta grana, que coisa né?
Mas é isso aí!
Se fizer algo, mostra pra gente aqui!
Boa sorte e até mais!
Predes01/11/2012 23:03
gil_fuka escreveu:
Olá Predes!
Então , não sei dizer qual o melhor substrato que éo adequado para acerola.
Como de praxe, deve ser bem drenante, nada que uma pesquisada no Google não ajude!
A minah acerola eu plantei direto no chão para desenvolver um pouco, a sua ta bem mais desenvolvida que ela!
Eu não tenho ferramentas aqui em casa, utilizo apenas um alicate de corte que tenho aqui e um garfo de churrasco que fiz um rastelo para desfazer o torrão. Preciso comprar ferramentas, mas só com estas mexo em tudo que tenho aqui.
Me falta grana, que coisa né?
Mas é isso aí!
Se fizer algo, mostra pra gente aqui!
Boa sorte e até mais!
Gil, obrigado novamente pelas dicas.
Um solo drenante, poderia ser talvez uma mistura de terra vegetal, areia de construcao e caco de ceramica?
Voce comentou do torrao, no transplante, na sua opiniao, eu devo tirar todo o torrao de terra?Limpando o maximo possivel as raizez?
gil_fuka02/11/2012 21:39
Olá Predes!
Pelo que pesquisei aqui é isso mesmo a mistura do substrato, dá um aolhada neste loink do Blog do Ricardo:
http://ricardosanbonsai.blogspot.com.br/2010/03/como-cuidar-de-uma-aceroleira-cultivar.html
Bom, eu não costumo retirar todo o torrão não. Também sou principiante na arte, tenho um pouco de receio de matá-las, mas se quiser pesquise mais.
Até mais!
fulvio estefanio02/11/2012 22:02
linda planta parabens!!!!!! 😄
wellingtonfonsecan04/11/2012 12:52
Predes belo material cara voce tem, lhe aconselharia plantar em um vaso maior como os irmaos disseram, mas nao podaria as raizes primeiro porque a sua planta esta crescendo com vigor e basta apenas por em um vaso maior assim continuaria crescendo, e depois por nao ser a epoca adequada, como a maioria das plantas basicamente o ideal do translante e ai sim com poda é no inverno, eu ia deixar um link aqui, mas nao sei se pode, mas busque no youtube um video de um falso transplante que o nosso Irmao Mcdonald Fernandes fez é só escrever falso transplante de bonsai e encontrará, creio que será um bom auxilio, enfim sucesso ai Irmao, Abraços!!!!!
Predes04/11/2012 18:02
gil_fuka escreveu:
Olá Predes!
Pelo que pesquisei aqui é isso mesmo a mistura do substrato, dá um aolhada neste loink do Blog do Ricardo:
http://ricardosanbonsai.blogspot.com.br/2010/03/como-cuidar-de-uma-aceroleira-cultivar.html
Bom, eu não costumo retirar todo o torrão não. Também sou principiante na arte, tenho um pouco de receio de matá-las, mas se quiser pesquise mais.
Até mais!
Gil, o link foi de grane ajuda..Obrigado!
fulvio estefanio escreveu:
linda planta parabens!!!!!! 😄
Obrigado Fulvio
wellingtonfonsecan escreveu:
Predes belo material cara voce tem, lhe aconselharia plantar em um vaso maior como os irmaos disseram, mas nao podaria as raizes primeiro porque a sua planta esta crescendo com vigor e basta apenas por em um vaso maior assim continuaria crescendo, e depois por nao ser a epoca adequada, como a maioria das plantas basicamente o ideal do translante e ai sim com poda é no inverno, eu ia deixar um link aqui, mas nao sei se pode, mas busque no youtube um video de um falso transplante que o nosso Irmao Mcdonald Fernandes fez é só escrever falso transplante de bonsai e encontrará, creio que será um bom auxilio, enfim sucesso ai Irmao, Abraços!!!!!
Wellington, assisti o video que voce recomendou, e foi de grande ajuda, pois acabei tendo que fazer um falso transplante mesmo.
Minha inteção era de coloca-la em uma bacia redonda, e distribuir as raizes de forma radial, porém quando tirei o torrão,
fiquei com medo de mecher com as raizes...tinha MUIIITAA raíz, tanto que não consegui livrar quase nada do torrão.
Acabei colocando o torrão praticamente inteiro na outra bacia junto com o novo substrato.
Será que mesmo sendo um "falso transplante" , e a bacia não sendo tão grande assim, irá ajudar a planta?
Segue algumas fotos do processo
Torrão
Já na bacia
Detalhe do Tronco "Esfarelando"

fulvio estefanio04/11/2012 18:19
linda planta 😛
Marcio Garcia05/11/2012 00:15
O melhor que vc faz agora e esperar ja que replantou a arvore a pouco!
As fotos nao conseguem demonstrar com exatidao o esqueleto da planta, mas vc tera que fazer modificacoes com certeza, para o refinamento da mesma; consigo notar por alto, muitos galhos saindo do mesmo ponto e partindo pra varias direcoes, bem como este tronco principal nao tem conicidade! Mas deixe ela se recuperar do transplante agora, depois, com uma desfolha podera ter mais nocao de que caminho seguir! Mas e um bom material! Parabens!
wellingtonfonsecan05/11/2012 21:33
Entao Predes, beleza a bacia nao é tao grande mas tem um bom tamanho, como o Marcio disse agora é deixar ela se recuperar, se fizer um cronograma, atentará para o seguinte, daqui para o segundo ciclo de crescimento voce tem 4 meses +-, ou seja de agora até a metade do verao, entao se voce ver que ela se recuperou bem poderá fazer uma desfolha e começar a estilizar sua arvore, e deixa-la crescer ja com um estilo definido, e ai no inverno voce faz o transplante agora com a poda de raizes...
Estou tentando na verdade te passar uma base do que farei com a minha, que certamente esta com bem menos vigor que a sua, mas tudo vai depender do estado da planta, mas creio que cuidando bem delas tudo dará certo...
Valeria a pena tambem voce ler uma entrevista do nosso Irmao Elio com o Carlos Tramujas, busque "A Desfolha - Uma Entrevista com Carlos Tramujas" certamente irá enriquecer muito seu conhecimento sobre desfolha, enfim leia e estude enquanto ela se recupera, assim fará tudo com mais tranquilidade, Abraços !!
Predes11/11/2012 12:12
Agradeço a todos pela ajuda, por enquanto vou deixa-la se recuperar, e precisarei bastante novamente da ajuda de vocês quando a hora das intervenções chegarem.
Por enquanto vou estudando, vou ver essa entrevista sim Wellington.
Mais uma vez Obrigado
Filype Sávio25/01/2013 14:49
Acompanhando.. 🙂
Predes13/02/2013 16:09
3 meses após o transplante e ela aparentemente está saudável, (mesmo com tanta chuva).
Já devo iniciar uma nova fase? Desfolha? Poda? Adubação?
Ou aguardo um pouco mais?
Atualmente ela está assim:
😄
Djalmo13/02/2013 16:37
Predes, ao meu ver vc deve sim iniciar uma nova etapa, deve estilizar a planta mas para tanto vc deve escolher um estilo e só depois intervir na planta.
ae sempre que possivel pode as brotações muito compridas, incentivando oque chamamos de cresce e corta.
Abraços
nickyfury14/02/2013 10:31
bonsai
O correto, antes de replantar sua aceroleira, seria ter retirado com uma tesoura de pontas finas todas as folhas da planta, de maneira a podermos analisar com critério a estrutura aérea, indicando em seguida quais galhos deveriam ter sido cortados fora, quais seriam reduzidos em seu comprimento e quais seriam mantidos na planta. Afinal, um preceito claro do bonsai é que precisamos apenas de um minimo de galhos para formar um bonsai, não de todos os galhos que a planta tiver.
Como voce fez o replantio, minha sugestão então é aguardar a próxima primavera para efetuar a retirada de todas as folhas, novas e velhas, deixando a planta totalmente nua, de maneira a permitir então um estudo correto quanto ao que fazer na estrutura para melhorar a planta. O sistema radicular da planta, isto é, o volume de suas raizes, tambem é outro fator a ser analisado antes do plantio, pois que poderia ser melhor distribuído em toda a volta da base do tronco, eliminando as raizes mais grossas e preservando apenas as mais finas, chamadas capilares. Com isso, a planta ganharia melhor estabilidade de crescimento, auxiliando enormemente seu futuro desenvolvimento.
Essa frutífera rende lindos bonsai quando devidamente trabalhada. Mas é preciso estar atento a certas particularidades, como o excedente de brotações ao longo do tronco e na base, bem como nas raízes, que devem ser prontamente cortados fora tão logo surjam, para não subtrairem energia do restante da planta e atrasar o trabalho de formação necessário a ela.
Não consigo visualizar adequadamente a bacia plastica onde plantou ela, mas sugiro fazer bastante furos na lateral e no fundo, para permitir uma melhor oxigenação nas raizes. Misturar bastante pedrisco e caco ceramico tambem ajuda não só nessa questão, mas no aumento do sistema radicular da planta. Uma boa proporção de substrato para um bom cultivo deve ser composta por: 70% caco ceramico, 10% pedrisco, 5% carvão, 5% casca de pinheiro desidratada, 10% areia grossa de construção, sem peneirar. Essa areia pode ser substituída por um produto vendido em casas agropecuárias chamada BIOPLANT, que é um composto de vermiculita, casca de coco e de pinus queimada, e tem destinação inicial para horticultores, que a usam na germinação de sementes.
Esse substrato é o que eu uso e recomendo para o cultivo de aceroleira, e posso garantir, por minha experiencia, que surte ótimos resultados e respostas da planta. Claro qjue devemos cuidar de substituir o substrato a cada dois ou tres anos de cultivo, afim de renovar o sistema radicular, que então é podado e reduzido adequadamente (raizes mais grossas são eliminadas, bem como excedentes desnecessários ao desenvolvimento da planta).
Djalmo14/02/2013 13:13
Nicky, suas colocações são ótimas, mas pergunto se a planta foi transplantada em novembro ela suportaria qualquer intervenção, tendo em vista que a mesma ja demonstra isso e o fato de as raizes não terem sido podadas, ou seja o colega foi orientado a um falço transplante e assim o fez???
Atenciosamente
nickyfury14/02/2013 21:48
bonsai
Djalmo, melhor seguir minhas orientações tomando por base o que explicitei: aguardar a próxima primavera para imprimir as mudanças, e não fazer isso agora, ok? Falso transplante ou não, a planta precisa de um tempo para se acondicionar no recipiente atual e qualquer mudança nesse sentido, pode acarretar perda material. Paciência, meu caro, é a chave do sucesso em bonsai.
Djalmo15/02/2013 10:20
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Djalmo, melhor seguir minhas orientações tomando por base o que explicitei: aguardar a próxima primavera para imprimir as mudanças, e não fazer isso agora, ok? Falso transplante ou não, a planta precisa de um tempo para se acondicionar no recipiente atual e qualquer mudança nesse sentido, pode acarretar perda material. Paciência, meu caro, é a chave do sucesso em bonsai.
Fico grato pelas orientações!!!!
Predes15/02/2013 11:55
Djalmo escreveu:
Nicky, suas colocações são ótimas, mas pergunto se a planta foi transplantada em novembro ela suportaria qualquer intervenção, tendo em vista que a mesma ja demonstra isso e o fato de as raizes não terem sido podadas, ou seja o colega foi orientado a um falço transplante e assim o fez???
Atenciosamente
Também pensei a mesma coisa, segui a orientação do pessoal, pois realmente não sabia como proceder.
Nicky, não faço
absolutamente nada então até a próxima primavera?
Nem a redução daqueles galhos longos?
Eu queria realmente fazer uma desfolha pra conseguir ver direito a estrutura dos galhos...será dificil aguardar mais um ano praticamente...mais se for o caso....
Obrigado a todos!
Lucinei Reis16/02/2013 20:32
Acompanhando 🙂
Victor Néto16/02/2013 21:33
Se a planta estivesse há pelo menos um ano no novo recipiente, creio que não haveria problema algum, muitos bonsaistas praticam a desfolha no verão( porque praticando-a nesta época as novas folhas crescem,geralmente, menores), mas somente em plantas mais estáveis, ou seja, que provavelmente não venham a morrer por procedimentos consecutivos.
Como você interviu na planta, ela está estressada, então, é melhor aguardar até o início da primavera, já que nesta estação as plantas saem do estado de dormência e emitem brotações intensas.
E o outono vem ai, é o período o qual as plantas começam a armazenar energia para o inverno, quando elas entram em estado de dormência, ou seja, a circulação da seiva dentro delas fica menos intensa. Por esta razão é bom ela ter as folhas para poder produzira seiva elaborada que ela tanto precisa.
Siga sempre os conselhos dos mais experientes, nunca perdi nenhuma planta seguindo os conselhos deles!
Corrijam-me se falei alguma besteira. E se puderem complementar oque falei certo só vai nos ajudar!
Atenciosamente,
Victor.
Victor Néto16/02/2013 21:35
Desculpe,
Esqueci de mencionar que, pelo pouco que consegui ver da estrutura dos galhos nas primeiras fotos, na minha opinião sua planta daria um belo hokidachi! Podando um galho aqui ou ali...
Veja fotos de estilos de bonsai, afinal o google imagens está ai para isso.
Mas quem sabe, na primavera, vendo melhor a estrutura aérea eu mude minha opinião... Até lá cuide bem de sua planta!
Você tem um material promissor em suas mãos! 🙂