Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola de mercado

12
Rafael Rodrigues18/02/2013 22:20
Linda planta Predes,

Vou passar o link do bonsaikai, não sei se ja ouviu falar , mas la tem muita informação, vale a pena dar uma olhada.
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/Estilos.htm

Espero que ajude.

Abraço.
Predes01/03/2013 14:57
Victor Néto escreveu:
Desculpe,
Esqueci de mencionar que, pelo pouco que consegui ver da estrutura dos galhos nas primeiras fotos, na minha opinião sua planta daria um belo hokidachi! Podando um galho aqui ou ali...
Veja fotos de estilos de bonsai, afinal o google imagens está ai para isso.
Mas quem sabe, na primavera, vendo melhor a estrutura aérea eu mude minha opinião... Até lá cuide bem de sua planta!
Você tem um material promissor em suas mãos! 🙂

Vitor muito obrigado pelas orientações, vou aguardar então até a próxima primavera, seguindo suas orientações e as do Nickfury.
Neste período também não aplico nenhum tipo de adubação?

Rafael Rodrigues escreveu:
Linda planta Predes,

Vou passar o link do bonsaikai, não sei se ja ouviu falar , mas la tem muita informação, vale a pena dar uma olhada.
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/Estilos.htm

Espero que ajude.

Abraço.

Rafael, obrigado pelo link está sendo de grande ajuda.
Terei tempo até a próxima primavera, para aprender bastante coisa, conto com a ajuda de vocês.
Minha dúvida agora é se até a próxima primavera, mantenho a planta apenas com regas, sem aplicação de adubos.

Vlw gente
Victor Néto01/03/2013 16:07
Como já se passaram mais de 2 meses, eu acho que não tem problema em adubar sua aceroleira.
Mas tome cuidado com adubos químicos.
Como eu sou principiante, os único adubos que eu confio usar em minhas plantas são os orgânicos e o osmocote, pois sei que não corro o risco muito grande matá-las.
Estamos no final do verão, adube normalmente. Daqui a 2 meses adube novamente, mas desta vez numa dose um pouco menor e depois não adube até o final de agosto/início de setembro.
Ou adube com o osmocote, que não emite odores, apenas uma vez e só adube depois do período do inverno.
Predes22/10/2013 13:31
Bom dia, após aguardar ansiosamente pela primavera, gostaria de retomar o trabalho com esta planta e gostaria de contar com a ajuda de vocês novamente.

Até hoje mantive a planta apenas com regas regulares e aplicação de osmocote 15-9-12, sem nenhuma outra intervenção.

Durante o Invero ela perdeu bastante folhas, e agora com a chegada da primavera está com novas brotações, as fotos não ficaram muito boas, depois tento tirar outras melhores com outra câmera, mais ja da pra ter uma ideía.

Renato Rodrigues Roehrs23/10/2013 22:42
Belo exemplar, Predes.

Acompanhando.

Abraços.
Predes24/10/2013 09:01
Re: bonsai
nickyfury escreveu:

Como voce fez o replantio, minha sugestão então é aguardar a próxima primavera para efetuar a retirada de todas as folhas, novas e velhas, deixando a planta totalmente nua, de maneira a permitir então um estudo correto quanto ao que fazer na estrutura para melhorar a planta.

Vou seguir a orientação do Nickfury, agora que já estamos na primavera e fazer a desfolha total, e postar uma foto dela para vocês analisarem a estrutura e darem opiniões sobre a poda.
nickyfury escreveu:

O sistema radicular da planta, isto é, o volume de suas raizes, tambem é outro fator a ser analisado antes do plantio, pois que poderia ser melhor distribuído em toda a volta da base do tronco, eliminando as raizes mais grossas e preservando apenas as mais finas, chamadas capilares. Com isso, a planta ganharia melhor estabilidade de crescimento, auxiliando enormemente seu futuro desenvolvimento.

Mecho nas raízes de novo?

Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Belo exemplar, Predes.

Acompanhando.

Abraços.

Obrigado Renato.
Predes26/10/2013 11:46
Bom dia, acabei de realizar a desfolha e preciso muito da ajuda de voces para a poda, se alguém puder fazer uma projeção, a intenção realmente seria um Hokidashi.

Fotos antes da desfolha:

Fotos Após a desfolha, deixei algumas poucas folhas na parte de cima que será uns galhos que provavelmente não serão aproveitados.

Frente:

Costas:

Vista de cima:
Predes26/10/2013 11:48
Desfolha Realizada
Desculpe nao sei pq dessa vez algumas fotos ficaram grandes
Predes30/10/2013 09:23
Alguem poderia me ajudar com os galhos que deverão ser podados?
Li bastante coisa sobre o estilo hokidashi, mais ainda tenho receio de fazer algo errado
Hugo Perticarati30/10/2013 20:13
Olá Predes, tudo bem?

Para você fazer o estilo hokidashi, eu acredito que você terá que podar drasticamente o tronco principal, antes dessa primeira quina que ele faz.
Assim sendo sugiro que faça um alporque no lugar antes, porque assim ficará com duas belas plantas.
No caso da 1 planta (hokidashi) eu, inclusive, cortaria todos os galhos, para com as novas brotações selecionar e aramar já no estilo que você almeja.

Boa sorte!!
Predes31/10/2013 15:42
Hugo obrigado pela resposta, e pela dica.

o corte deveria ser feito mais ou menos como na imagem abaixo?

Hugo Perticarati31/10/2013 21:27
Oi amigo, tudo bem?

Então.. Se você quer o Hokidashi, me parece o único jeito. O tronco principal lá em cima está muito grosso e destoando dos demais galhos.

Além disso ele forma essa quina que não é bem vista no estilo, que prioriza o tronco reto, ou 'levemente' curvado.

Por isso que sugeri também o alporque, assim você não desperdiça a parte superior que também tem grande potencial.

Porém cabe a você decidir se vai levar em frente esse projeto. Um estilo com tronco sinuoso também pode ficar interessante.

🙂 abraços!
Predes01/11/2013 08:41
Hugo Perticarati escreveu:
Oi amigo, tudo bem?

Então.. Se você quer o Hokidashi, me parece o único jeito. O tronco principal lá em cima está muito grosso e destoando dos demais galhos.

Além disso ele forma essa quina que não é bem vista no estilo, que prioriza o tronco reto, ou 'levemente' curvado.

Por isso que sugeri também o alporque, assim você não desperdiça a parte superior que também tem grande potencial.

Porém cabe a você decidir se vai levar em frente esse projeto. Um estilo com tronco sinuoso também pode ficar interessante.

🙂 abraços!

Bom dia Hugo, como não tenho muita experiência, eu não tenho noção de qual estilo seria o mais interessante para esta planta, pelo que li sobre hokidashi é algo bem trabalhoso e que demanda muito tempo e uma certa experiência.
Se um estilo com tronco sinuoso for mais adequado para a situação da planta e teoricamente for mais "Fácil" de se conduzir eu aceitaria sem problemas.
Sei que quando se trata de Bonsai nada é fácil e requer muita paciência, mais realmente estou disposto a levar em frente este projeto da melhor forma possível dentro das minhas limitações.

Obrigado mais uma vez
Hugo Perticarati05/11/2013 20:22
Oi Predes, tudo bem?

Com relação aos estilos, separei umas imagens, quem sabe ajuda né?

Hokidashi

Como você pode ver nas imagens, esse estilo consiste de um tronco único, no qual suas bifurcações partem quase todas na mesma altura do tronco principal.
Suas ramificações secundárias tem, mais ou menos, a mesma espessura, assim como as terciárias, etc.
O tronco principal, raramente tem curvatura, pelo contrário, procura-se que ele seja o mais reto (sólido) possível.

Moyogi

Nesse estilo, a principal característica é a sinuosidade do tronco. Os galhos secundários partem de alturas distintas no tronco principal.
E diferentemente do hokidashi, os galhos secundários devem ser mais grossos próximos ao solo e gradualmente afinando até ao ápice da árvore.
Os galhos secundários devem sempre nascer na parte 'externa' da curva do tronco, evitando os que crescem na parte interna.

Sua Planta

Com relação a sua planta agora, acredito que os dois estilos possam ser aplicados.
Vou tentar explicar os dois caminhos agora:

Hokidashi

Não vejo outra opção a não ser a poda drástica no ponto que já tínhamos conversado. Após a poda drástica, deixe os brotos crescerem livremente por pelo menos 6 meses.
Aí, você poderá selecionar uns 4 ou 5 galhos novos para fazer os galhos secundários. Após um ano da poda drástica, você pode podar 'drasticamente' os galhos secundários, para ganhar ramificação e conicidade.
Importante nessa época após a poda aramar os galhos para a posição desejada. Assim, ano após ano se repete o processo, para ir obtendo os galhos terciários, etc e ir refinando a copa da planta.

Moyogi

Para fazer nesse estilo, acredito que deva ser feita uma poda segundo a imagem abaixo.

Enfim..

Veja bem, é apenas minha sugestão =] E me desculpa a 'tosqueira' dos desenhos hahahaha

Veja qual estilo te agrada mais e se meus projetos te ajudarem de alguma forma ficarei feliz.

Grande abraço amigo! Qualquer coisa estamos ai!
Predes12/11/2013 11:12
Hugo....Sensacional cara, muitissimo obrigado
Me ajudou muito, e com certeza irá ajudar muitos outros.
Hugo Perticarati12/11/2013 12:10
Que bom que ajudou cara =]

Vai postando as atualizações para gente ver!

Grande abraço!
12