Oi
Predes, tudo bem?
Com relação aos estilos, separei umas imagens, quem sabe ajuda né?
Hokidashi
Como você pode ver nas imagens, esse estilo consiste de um tronco único, no qual suas bifurcações partem quase todas na mesma altura do tronco principal.
Suas ramificações secundárias tem, mais ou menos, a mesma espessura, assim como as terciárias, etc.
O tronco principal, raramente tem curvatura, pelo contrário, procura-se que ele seja o mais reto (sólido) possível.
Moyogi
Nesse estilo, a principal característica é a sinuosidade do tronco. Os galhos secundários partem de alturas distintas no tronco principal.
E diferentemente do hokidashi, os galhos secundários devem ser mais grossos próximos ao solo e gradualmente afinando até ao ápice da árvore.
Os galhos secundários devem sempre nascer na parte 'externa' da curva do tronco, evitando os que crescem na parte interna.
Sua Planta
Com relação a sua planta agora, acredito que os dois estilos possam ser aplicados.
Vou tentar explicar os dois caminhos agora:
Hokidashi
Não vejo outra opção a não ser a poda drástica no ponto que já tínhamos conversado. Após a poda drástica, deixe os brotos crescerem livremente por pelo menos 6 meses.
Aí, você poderá selecionar uns 4 ou 5 galhos novos para fazer os galhos secundários. Após um ano da poda drástica, você pode podar 'drasticamente' os galhos secundários, para ganhar ramificação e conicidade.
Importante nessa época após a poda aramar os galhos para a posição desejada. Assim, ano após ano se repete o processo, para ir obtendo os galhos terciários, etc e ir refinando a copa da planta.
Moyogi
Para fazer nesse estilo, acredito que deva ser feita uma poda segundo a imagem abaixo.
Enfim..
Veja bem, é apenas minha sugestão =] E me desculpa a 'tosqueira' dos desenhos hahahaha
Veja qual estilo te agrada mais e se meus projetos te ajudarem de alguma forma ficarei feliz.
Grande abraço amigo! Qualquer coisa estamos ai!