Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia em Caliandra 100% de sucesso

12
O Guardião23/01/2013 13:34
Alporquia em Caliandra 100% de sucesso
1º Material Utilizado

Buxa ou esponja vegetal, para servir de base para o substrato

2ºEscolha o galho e descasque o local do alporque, como medida pode usar a mesma medida do diametro do galho, lembre sempre de raspar bastante a madeira retirando qualquer vestigio de casca, senão envés de enraizar, cicatriza a casca

3º Prende-se a parte de baixo da buxa e preenche com o substrato de sua preferencia, eu usei neste caso pó de xaxim, mas pode ser usado serragem, musgo, terra etc. Fica a gosto de cada um

4º Agora feche direito para que o substrato nao saia

5º finalize cobrindo com um filme preto que pode ser plastico de qualquer tipo, eu usei saco de lixo, dê preferencia ao preto pois nao deixa entrar a luz do sol.

Mantenha sempre umido e verifique sempre o lançamento de raiz. O tempo de retirada do alporque varia de uma planta para outra e de epoca do ano tambem. Quando houver uma quantidade de raiz, que achar boa pode tirar. Eu esperei 3 meses para tirar.

6º esqueci de tirar fotos das raizes só tenho fotos dele plantado.
Antes de plantar dê uma arumada nas raizes colocando-as em direção radial.

1 Ano depois.... Eis o resultado:

Atualizando para que todos vejam e possam opinar sobre como proceder na proxima intervenção que pretendo fazer em setembro.

Estou pensando em eliminar o galho mais grosso da esquerda e replantar inclinada para o lado do galho retirado, usando o galho da direita como novo apice.
aceito.

Poda drástica feita, coloquei um tabua em baixo para deixar as raízes radiais.

Brotação apos 15 dias

Copa sendo construída e ganhando densidade.
acreidito que com mais uns três anos e um vaso adequado, poderemos chamar de um pre-bonsai

André Rocha23/01/2013 14:05
Perfeito! Gostei do passo-a-passo.
gil_fuka23/01/2013 21:04
Olá!
Muito legal o passo a passo !

Parabéns pela explicação!

Até mais!
O Guardião24/01/2013 16:06
Agradecimentos
Que bom que gostaram.
Tive mais trabalho para postar estas fotos e fazer este tópico que para fazer o alporque.
Quem quizer tentar é só seguir estes passos que não tem erro.
Já fiz com sucesso em caliandra, acerola, ficus carica, estou tentando em uma cerejeira, e futuramente farei em uma amora em um e numa ciriguela.
rmarchesin25/01/2013 20:03
Para os novatos como eu, esse passo a passo é fantástico!!! E ri muito quando você disse que fazer a postagem foi mais difícil que fazer a alporquia!!!
O Guardião25/01/2013 20:09
Rsssss
rmarchesin escreveu:
Para os novatos como eu, esse passo a passo é fantástico!!! E ri muito quando você disse que fazer a postagem foi mais difícil que fazer a alporquia!!!

O Pior é que é verdade.
Eu já tinha feito antes mas só conseguia postar os liks das fotos
Mas agora peguei as manhas.
Wladimir Rizelio05/03/2013 11:02
Aporquia
Muito bom mesmo, parabéns pelo post, vai ajudar muitos iniciantes assim como eu. Vou por em pratica essa técnica em uma acerola.
Abraço
O Guardião05/03/2013 11:08
Obrigado
Que bom que todos gostaram. Essa é a ideia espalhar o pouco de conhecimento que cada um tem.
Lili Nagao05/03/2013 20:18
Olá, guardião! Legal seu tutorial.
Eu só uso saco branco. Costumo reciclar aquelas sacolinhas de supermercado. A entrada de luz do sol não costuma prejudicar a alporquia, e fica bem mais fácil de visualizar quando o alporque está no ponto, sem ter que ficar abrindo.

O Guardião09/03/2013 14:00
Considerações
Olha Lili, isso varia de uma especie para outra, do local em que o galho se encontra. É muito relativo, mas eu particularmente prefiro o saco preto, já fiz com sacos brancos varias vezes e deu certro tambem. Porem persebi um melhor resultado com sacos pretos.
Qaunto a verificar raiz e umidade na maioria das vezes nem é preciso abrir o alporque, pois as raizes começam a serem percebidas somente de pegar no substrato. E quanto a unidade pode ser verificada da mesma forma. No meu tutorial eu tento prever as condições mais extremas possiveis, já que em alguns casos os colegas tentaram de outras maneiras e não tiveram exito.
É somente mais uma tecnica, não a melhor tecnica.
Mas é muito bem vida sua participação. Assim evoluimos cada dia mais um abraço!
Lili Nagao09/03/2013 17:27
Olá, guardião. O que eu escrevi não foi um crítica,ta?. Inclusive elogiei, e achei legal sua técnica. Eu só mostrei o jeito que eu costumo fazer.
De qquer maneira, parabéns pelo tutorial passo a passo.
O Guardião10/03/2013 13:10
Replica
LILI NAGAO escreveu:
Olá, guardião. O que eu escrevi não foi um crítica,ta?. Inclusive elogiei, e achei legal sua técnica. Eu só mostrei o jeito que eu costumo fazer.
De qquer maneira, parabéns pelo tutorial passo a passo.

Sem problemas Lili. Não estou ofendido não. Foi apenas uma argumentção sobre o porque prefiro o saco preto. RSSSS
As criticas são sempre muito bem vindas.
Sempre que alquem levanta uma nova questão sobre um velho assunto, é saudável que argumentemos sobre, para que possamos chegar a resultados cada vez melhores.
ok?
Sinta-se à vontade para fazer qualquer tipo de comentario critico ou elojioso a qualquer tópico meu.
Um Abraço.
João Vasconcelos18/03/2013 10:34
Meus amigos, confesso que esse tópico me deixou muito intrigado. Estou planejando alguns alporques, e tenho lido que o sucesso do alporque se concretiza no fato que o anel, deve ser imediatamente abaixo de um nó (local onde houver uma folha) neste lugar, há uma maior concentração de (AIA) que seria o ácido-indol-acético, ácido responsável pelo desenvolvimento de novas folhas, só que em uma situação de alporquia, esse determinado ácido funciona emitindo novas raízes. O AIA é uma substância foto destrutível (isso significa que a presença de luz inibirá o aparecimento das novas raízes), e se, por ventura, alguma porção do musgo (ou qualquer outra matéria usada nesse sentido) receba luz durante o desenrolar do procedimento, poderá provocar uma má formação, diminuindo o crescimento das novas raízes, que poderá gerar um fraco Nebari. Com um número desproporcional de raízes voltadas para um só lado.

🙄 🙄 🙄 🙄
Thomas Eckert18/03/2013 13:48
Legal, passo a passo bem explicativo, mas lembre que o ideal é sempre na primavera, tanto para começar o alporque quanto para retirar.

Esse é o certo, mas funciona fora de época também como vc pode comprovar, só dando a dica pois em algumas espécies não da certo fora de época, como no acer por exemplo 😉

Abraço
O Guardião18/03/2013 15:04
corrigindo
Thomas Eckert escreveu:
Legal, passo a passo bem explicativo, mas lembre que o ideal é sempre na primavera, tanto para começar o alporque quanto para retirar.

Esse é o certo, mas funciona fora de época também como vc pode comprovar, só dando a dica pois em algumas espécies não da certo fora de época, como no acer por exemplo 😉

Abraço

Caro Thomas
a minha idéia era apenas demonstrar a técnica. Quanto a época certa é muito relativo isto. Depende da espécia, do clima local...
Minha sugestão é que quem quer que resolva aplicar esta técnica informe-se primeiro so a espécie em quatão e qual a melhor época para realizar o procedimento.
Thomas Eckert18/03/2013 16:53
Re: corrigindo
O Guardião"]

Na verdade digo que da certo pois as plantas tropicais não entram em estado de hibernação total como as de climas frios, no entanto a atividade das plantas é sempre a mesma, desenvolvem na primavera, acumulam forças no verão e hibernam no outono e inverno, portanto qualquer intervenção de poda, desfolhagem ou replantio devem ser feitas na primavera para garantir, além de 100% de sucesso, que no futuro a planta não sofra com algum "trauma" provocado no passado.

Quero ressaltar que não estou criticando suas informações, estou apenas acrescentando 😉

Abraço.
O Guardião23/03/2013 21:02
Atualizando
Atualizando e aguardo sugestões

Esta ultima foto é a mais atual
qaulquer projeção deve ser feita a partir desta foto.
O Guardião30/03/2013 13:49
Sugestões
Fala pessoal!
Alguem aí se habilita em fazer um progeção do qual caminho devo seguir?
Farei uma intervenção nela em setembro.
Qualquer ajuda é bem vinda.
Um abrço a todos
Pedcar28/06/2013 10:28
Alporquia a gente consegue fazer com tronco de qualquer grossura?
E onde consigo pó de xaxim?
gil_fuka28/06/2013 21:06
Olá Pedcar!
Sobre a grossura do alporque, aqui mesmo no fórum voce encontra muita coisa falando sobre o assunto, e sobre o pó de xaxim, qualquer mercadinho vende.

Até mais!
O Guardião28/06/2013 21:27
Explicação
Na verdade Pedcar, não existe uma regra quanto a grossura do tronco. Isto varia de uma espécie para outra. As espécies que aceitam a técnica a grossura não tem muita importância. Porem normalmente, troncos mais grossos em algumas espécies, costuma demorar mais para lançarem raizes, e é preciso que se tenha um cuidado maior, pois se o tronco for muito grosso precisa ter um numero bem maior de raizes para nutri-lo.
então terá que colocar muito mais substrato no alporque ou dependendo da grossura até colocar um vaso grande para planta e ter um cuidado maior com a questão da rega para manter sempre umido já que o vaso é aberto.
Mas isto e um caso a ser estudado com maior cuidado.
Minha sugestão é que vc siga o tutorial e quanto ao pó de xaxim, não é obrigatório, vc pode usar serragem, esfagno que é uma especie de musgo, fibra de casca de coco pode usar estopa destas usadas para limpar pintura de carro ou até mesmo uma mistura de arei com terra com 20% de terra e 80% de arei grossa destas de construção. Basicamente qualquer coisa que seja biodegradável e que possa reter umidade e que não fique muito compactada com o tempo.
Só para que vc tenha mais uma noção segue link aqui do forum mesmo de outro alporque bem feito e de uma outra espécie que vc pode tentar sem medo, pois ela é muito facil de trabalhar seja como alporque ou estacas
Boa Sorte.http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19271
O Guardião28/06/2013 21:49
Atualizando
Olá pessoal

A Planta esta bonita e muito saudavel.
estou pretendendo poda-la em setembro e preciso de palpites dos mais experientes.
Ela se encontra assim no momento
josecarlosbarros29/06/2013 14:59
qual foi o enraizante utilizado?
interessante que nessa caliandra vemos que há um grande vigor no crescimento dos galhos superiores enquanto fica mais dificil engrossar os inferiores.
estes superiores já estão muito grandes pra aramar ou mesmo tracionar, vais ter de fazer uma boa poda aí pra ficar no jeito.
O Guardião30/06/2013 13:57
josecarlosbarros escreveu:
qual foi o enraizante utilizado?
interessante que nessa caliandra vemos que há um grande vigor no crescimento dos galhos superiores enquanto fica mais dificil engrossar os inferiores.
estes superiores já estão muito grandes pra aramar ou mesmo tracionar, vais ter de fazer uma boa poda aí pra ficar no jeito.

Usei apenas adubo liquido para raiz. Não lembro a marca mais qualquer um serve, basta verificar a dosagem do fabricante e usar somente metade do indicado que não tem erro.
O Guardião25/07/2013 22:03
Alguem se habilita a dar alguma sugestão?
Alguém se habilita a dar alguma sugestão?
A Primavera tá chegando.
Pretendo fazer alguma intervenção nela assim que as flores murcharem.
Ela está saindo uns botões de flores, pela primeira vez agorahttp://imageshack.us/scaled/large/835/imt6.jpg
12