Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia em Caliandra 100% de sucesso

12
maket3106/08/2013 14:52
Vc ta com um belo material na mao... em algum momento da discussao vc falou que quer usar o galho da direita como novo apice.... vc ja pensou em usar o galho da esquerda como ancora para um tracionamento do galho da direita? Assim diminuiria bastante a inclinacao q pretende fazer...e no restante da planta n tem com opinar pois a fto n da pra visualiza-la por comleto... foi so uma humilde opiniao de um mero iniciante....

PARABNS!!! Um otim material...
maket3106/08/2013 14:52
Vc ta com um belo material na mao... em algum momento da discussao vc falou que quer usar o galho da direita como novo apice.... vc ja pensou em usar o galho da esquerda como ancora para um tracionamento do galho da direita? Assim diminuiria bastante a inclinacao q pretende fazer...e no restante da planta n tem com opinar pois a fto n da pra visualiza-la por comleto... foi so uma humilde opiniao de um mero iniciante....

PARABNS!!! Um otim material...
Renato Rodrigues Roehrs26/08/2013 18:39
Bela evolução! Parabéns!

Acho que podes começar a pensar a trabalhar o nebari, não?

Abraços.
O Guardião28/09/2013 20:28
Atualizando
segue novas fotos da ultima intervenção.

Sugestões e criticas são sempre bem vindas.
Filipe Henrique28/09/2013 22:07
lol

promete eim!!
Renato Rodrigues Roehrs28/09/2013 22:48
Boa Guardião!
Bela intervenção!

Acompanhando.

Abraços.
O Guardião28/09/2013 22:51
Que bom
Que bom que gostaram.
Passei muito tempo pensando onde cortar, qual galho tirar...
Mas valeu apena.
Espero que sobreviva kkkkk
O Guardião16/10/2013 17:55
Atualizando
Já começou a sair os novos brotos.
Breve postarei mais fotos pedindo sugestões de todos
O Guardião16/11/2013 18:34
Atuelizando
Novas fotos a planta tem respondendo bem até agora.

as fotos não estão muito boas pq foram tiradas co celular.
LUIZ ARTHUR16/11/2013 22:41
Guardiao,

Intervencao corajosa! Que beleza estar brotando, agora e esperar a recuperacao da planta.

Abraco.
O Guardião19/11/2013 23:14
LUIZ ARTHUR escreveu:
Guardiao,

Intervencao corajosa! Que beleza estar brotando, agora e esperar a recuperacao da planta.

Abraco.

Embora eu já tenha matado algumas plantas com esta minha coragem, as vezes eu acabo acertando kkkkk
Na verdade se for feita a intervenção na época certa e tomar o devido cuidado com a rega e a exposição ao sol, a probabilidade de dar certo é grande.
As plantas que matei foi pq não levei em conta este tipo de coisa.
O Guardião11/09/2014 23:39
Atualizando
Fala galera segue uma atualização.
Não consegui postar as fotos
Segue meu link do face onde hospedei as fotos
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=544841805645501&set=a.544841442312204.1073741834.100003590588266&type=1&theater
O Guardião24/05/2015 10:00
Atualizando
Fala galera!
Andei afastado do forum, mas continuo cultivando minhas humildes plantinhas. kkkkk
olha como está a planta agora.

Espero que gostem.
Comentários e sugestões são sempre bem vindos.
João Pinheiro24/05/2015 22:10
Parabéns Guardião!

Ótimo tutorial! to com muita vontade de fazer um alporque em uma azálea que tenho. Com certeza irei me embasar por aqui hehe.
Sua caliandra está ótima! vi nesta última sequencia de fotos o galho de sacríficio e tava me remoendo em ve-la sem ele! kkkk ai nas últimas vi que vc havia tirado kkk

Tá muito linda!
Você usou calda sulfocácica neste shari?

Abraços,
João Pinheiro.
O Guardião25/05/2015 10:21
João Pinheiro escreveu:
Parabéns Guardião!

Ótimo tutorial! to com muita vontade de fazer um alporque em uma azálea que tenho. Com certeza irei me embasar por aqui hehe.
Sua caliandra está ótima! vi nesta última sequencia de fotos o galho de sacríficio e tava me remoendo em ve-la sem ele! kkkk ai nas últimas vi que vc havia tirado kkk

Tá muito linda!
Você usou calda sulfocácica neste shari?

Abraços,
João Pinheiro.

Fala JP!
Este shari, assim como na natureza, aconteceu por acaso.
No projeto inicial ele não tava previsto, minha ideia inicial é que citarizasse no local do corte.
Foi minha primeira experiencia com caliandra e não sabia que ele tinha esta tendencia a secar a casca no local do corte.
Se eu soubesse disto teria feito om jin com o galho retirado, que teria ficado um resultado ainda melhor.
Mas respondendo sua pergunta, a madeira foi tratada com calda sulfocáustica sim
João Pinheiro25/05/2015 16:34
heheh gostei do JP 😎

Ficou muito legal. Não sabia desta particulariedade e este acidente deu um toque a mais nela! mesmo não tendo o jin.
Parabéns!
O Guardião25/05/2015 22:18
comentando
João Pinheiro escreveu:
heheh gostei do JP 😎

Ficou muito legal. Não sabia desta particulariedade e este acidente deu um toque a mais nela! mesmo não tendo o jin.
Parabéns!

É, na verdade a pouca experiência que tenho faz com que aconteçam alguns acidentes de percusso.
No cultivo de bonsai até mesmo os mais experientes passam por esse tipo de coisa.
Às vezes a natureza por mais que queiramos dar um rumo diferente, resolve nos mostrar que ela é quem diz qual o rumo à seguir. Resta apenas nos adaptar-mos a ela e tirar o melhor proveito.
Assim sendo se a planta não morre altera-se o projeto e segue o curso da natureza obedecendo o estilo que a natureza define para o seu bonsai.
Os resultados costumam ser melhores e mais rápido.
12