É isso aí. Você também pode retirar só as folhas mais velhas, deixando só as clarinhas nas pontas dos ramos, fazendo com que o crescimento não seje interrompido. 🙂
Muda de Jabuticaba - Transplantar???
12
Ei amigo, estou acompanhando seu post pq sou fã de jabu e tenho algumas, está ficando interessante, a sugestão que lhe dou para melhorar ainda mais o que pretende com a orientação dos amigos daqui seria que vc curvasse o galho de sacrifício para o lado oposto do broto(novo tronco), afastando ele o quanto puder do centro da planta para criar espaço para se trabalhar esse novo tronco, direcionar mais a energia para o novo broto, e também para resolver definitivamente o problema de falta de iluminação no broto. Se vc não tiver um entortador de tronco, pode improvisar um com madeira e arame sem se preocupar com marcas de arame já que será eliminado mais tarde. acompanhando.
Claudio Soares II escreveu:Ei amigo, estou acompanhando seu post pq sou fã de jabu e tenho algumas, está ficando interessante, a sugestão que lhe dou para melhorar ainda mais o que pretende com a orientação dos amigos daqui seria que vc curvasse o galho de sacrifício para o lado oposto do broto(novo tronco), afastando ele o quanto puder do centro da planta para criar espaço para se trabalhar esse novo tronco, direcionar mais a energia para o novo broto, e também para resolver definitivamente o problema de falta de iluminação no broto. Se vc não tiver um entortador de tronco, pode improvisar um com madeira e arame sem se preocupar com marcas de arame já que será eliminado mais tarde. acompanhando.
Não tenho entortador de tronco mas não creio que seja tão difícil fazer um. Pelos modelos que vi na internet mas o meu medo é acabar quebrando o galho por isso pergunto: A que altura devo iniciar a curvatura?
Quanto mais próximo do broto, melhor, e não precisa ser um curvatura acentuada, como será retirado no futuro, poderá ser bem grande, minimizando em muito o risco de quebrar, o objetivo é distanciar lateralmente a copa do galho de sacrifício o quanto puder.
Fabrício, ela precisa engrossar muito mais e isso só se consegue com boa adubação e muito sol. Me parece que aí pega pouco sol, certo? Por isso ela estica e não engrossa.
Boa tarde Elio,
Realmente. Essa planta fica no meu terraço, que é todo coberto. O local onde ela fica só recebe sol na parte da tarde. Lamentavelmente não tenho outro local, estou quase desistindo. Reconheço que isso é uma limitação e tanto! Nem chuva pega direito, eventualmente coleto água de chuva para regá-la.
Realmente. Essa planta fica no meu terraço, que é todo coberto. O local onde ela fica só recebe sol na parte da tarde. Lamentavelmente não tenho outro local, estou quase desistindo. Reconheço que isso é uma limitação e tanto! Nem chuva pega direito, eventualmente coleto água de chuva para regá-la.
12