ABISSÍNIA-ÁRVORE DOS FARAÓS, LEUCENA E CONTAS DE STA BÁRBARA
Cnarita19/02/2006 14:54
ABISSÍNIA-ÁRVORE DOS FARAÓS, LEUCENA E CONTAS DE STA BÁRBARA
Pessoal,
Tô com um pouquinho de sementes de Abissínia! Não sei se tô falando besteira ou não, mas ela é conhecida também como a Árvore dos Faraós! Desculpem-me a minha INGNORÂNCIA! (ingnorância dói, num dói?)
Alguém quer? Dá flores brancas bem muidinhas e umas frutinhas em cachos cor de rosa bem clarinho! Dá um belo bonsai!
Tenho também um pouco de Leucena! Não sei se é outra besteira ou não oferecer leucena aqui no fórum com tantas feras, pois é praga em qualquer lugar! De repende vai que tem alguém não conhece? Alguém se habilita? Pra iniciante é o que há de melhor... Pode podar, errar que ela nunca morre... Facinho de modelar estilo vassourinha!
Não tenho, mas posso conseguir também um pouquinho de Contas de Santa Bárbara! Aqui na pracinha pertinho da minha casa tem um pé carrregadinho! Tá um pouco alto! Sou baixinho, mas se alguém pedir posso tentar catar algumas sementes!
CNARITA
Fhedora20/02/2006 14:43
Querido Cnarita,
Essa arvore que esta oferecendo é a Cordia Abyssinica? Não é uma com flores brancas e pequenas? A árvore fica toda florida no segundo semestre. Como você conseguiu as sementes se é tão difícil de encontrar uma dessa no Brasil? Nunca pensei que pudesse achar no Brasil. A árvore perfumada tem um cheiro bem adocicado e característico. Sua madeira é nobre. Era usada para a confecção de urnas mortuárias dos faraós do Egito. Tem um crescimento vigoroso com lindas folhas verde-escuro. A sua árvore é de origem Africana ou a subespécie Australiana?
Pode-me mandar umas 50 sementes ou mais? Eu pago a postagem.
Vi no outro tópico que você tem ipê amarelo anão! Pode-me mandar sementes? É tão raro este ipê anão. Queria também o ipê da Guatemala. É tão bela! Tenho sementes de ipê púrpura, com cor de vinho bem escuro, endêmica do Vale do Jequitinhonha! Posso arrumar também o ipê verde! Mande endereço que estou postando!
Beijos
Fê
Cas60237@terra.com.br
Cnarita20/02/2006 18:30
Fê,
Aceito os seus beijos, mas troque ”Querida” por “Querido”! Você não tem culpa, já é o terceiro que me confunde! Do “Cnarita”, o “narita” é o meu sobrenome! Acho que vou trocar o meu Apelido no fórum para não dar mais confusão!
Fé, recebi o seu e-mail! Não consigo mandar as mensagens! As mensagens estão voltando tudo! Você está com a sua caixa cheia! Por favor, esvazie um pouco! Acho que eu estou mandando mensagens muito longas! É o meu estilo de escrever!
Fé, você pergunta se os meus ipês amarelos florecem e como faço isto! Sim, todos os anos! É um espetáculo! Para isto preciso contar uma pequena história antes para você entender como descobri isto!
Há alguns anos (desde criança) que cultivo os ipês em vasos sem grandes compromissos com o Bonsai! Eles nunca tinham florescido antes deste episódio! Há uns cinco ou seis anos atrás a minha cachorra, dog alemão, destruiu o meu vaso e estraçalhou tudo que tinha plantado nela! Só o meu ipêzinho anão que tinha sumido! Desesperado, procurei pelo quintal inteiro durante dias sem conseguir encontrá-lo. Botei a família toda para fazer isto, até os vizinhos! Desisti depois de muita empreitada e esqueci! Me conformei! Depois de uns três meses ou mais, quando estava limpando o quintal para uma pequena reforma encontrei a minha “bichinha” no meio dos tijolos! Para a minha surpresa, estava lá ela peladinha, mirrada, esturricada e com uns pequenos botões! Passou todo esse período sem uma única gota de água, pois o local onde ela ficou escondida, embora bata muito sol (oblíquo) a chuva não consegue alcançar! A explicação para ela não ter morrido é que esta espécie tem uma batata muito grande que armazena água e amido! A batata por vezes é maior que a própria planta! Rapidinho, com todo o cuidado que ela merece replantei e deixe longe da minha cachorra! Dias depois nascem algumas belas flores! Aquele ano fez muito frio (deu geada) ! Conclusão: ipê precisa de um período de seca e frio! Não sei se é isto, mas todos os anos, entre maio a agosto, deixo todos os meus ipês sob um telhado transparente recebendo sol, mas sem receber uma única gota de água! Nada absolutamente nada! No máximo, se estiver muito quente (+/-40º), vou numas borrifadas bem de leve! Mas como esse período coincide com o inverno é difícil fazer calor! Elas perdem as folhas e florescem! Nos anos que não faz frio coloco alguns vasos dentro da geladeira velha que tenho na churrasqueira (+/- em julho). É claro que não consigo colocar todas de uma vez e nem as grandes. Deixo lá pelo menos 21 dias à uma temperatura abaixo de 10º graus ou mais frio! Não falha! Floresce que é uma beleza! Perdi alguns exemplares nestas experiências, mas no mais valeu a pena! Nunca mais perdi uma florada do meu ipê anão! É um espetáculo! Lindo, lindo! Quase erótica! Você acredita na minha história? Não parece mentira? Era uma segredo que nunca queria ter compartilhado com ninguém... Eu queria as floradas só, exclusivamente, para mim! Egoisticamente... Fazendo isto consigo que os ipês tenham flores precocemente (em dois ou três anos). Algumas espécies demoram mais, outras em um ano dão flores!
Beijos,
Cnarita
darkaso20/02/2006 19:28
Cnarita,
gostaria de receber algumas sementes de abssínia. vou enviar meu encereço par seu e-mail assim que você me der resposta positiva de que dá para mandar.
Valeu. T+
Cnarita20/02/2006 20:33
FÊ,
Desculpe-me, juro que li "Querida"!
Seu e-mail ainda continua com problemas! Recebo, mas não consigo enviar nenhuma mensagem, volta todas! Não é problema no meu computador, pois mandei um teste para um outro e-mail do Terra e chegou! Acho que sua caixa tá cheio! Não tem problemas agente se conversa por aqui!
É minha cachorra morreu! Faz dois anos... Tadinha!
Precisa controlar a umidade na geladeira! Quase matei o técnico que não entedia que eu queria uma geladeira seca, sem umidades! Aí a minha mãe teve a idéia de por os vasos dentro dos saquinhos plásticos transparente, bem claros para que os vasos não pegassem umidade! Modéstia à parte, a "veínha" é muito inteligente! A geladeira é do tipo com vidro! Sabe, de supermercado?
Fiquei observando a natureza e cheguei a conclusão que em anos frios as floradas são mais intensas! Daí, parti para geladeira...
O ébano do oriente que tenho não sei se é o ébano do Líbano! Deve ser! Do jeito que você falou deve ser! Ele tem pom-pom brancos iguais da caliandra! Só que a árvore fica bem cheio de flores sem folhas! È as folhas são compostas, parece com leucena, sibipiruna, etc! A madeira dela é preta, bem preta! Nem parece madeira! Acho que fica bom com aquele estilo de madeira seca exposta! Que tal? Não dá para ver as veias de tão pretas! Mas o que chama mais a atenção são as suas vagens secas que fazem barulho ao vento! A árvore fica bem cheio de vágens! De longe fica bonito! Parece que as folhas mudaram de cor mas na verdade são as vagens marrons claros! Daí o outro nome de língua de sogra! Legal, né! Agora não tenho as sementes, mas posso conseguir bastante! Pega facinho... Quando chegar a época te mando!
É pois é! Posso arrumar qualquer coisa, exceto aquela raras como o seu ipê púrpura e verde! Linda a foto que você mandou! A mocinha linda é você ? Quero todas as sementes que puder me arrumar!
Aqui tem vários institutos voltados para a Botânica! ITAL, CATI, INSTITUTO BOTANICO NACIONAL, INSTITUTO DO CAFÉ, PARQUES, UNIVERSIDADES! A minha cidade tem de tudo! É assim que consigo as sementes... Nada de excepcional...
Beijos,
Cnarita
Cnarita20/02/2006 20:41
Darkaso,
Quantas quiser!
Do você pedir!
Aliás como vocês fazem para mandar sementes? O Correio daqui é bem chato! Não deixa passar nada! Nem adianta mudar para outra agência de outro bairro! Todas são muito rigorosas! Quando a semente é pequena como os dos ipês dá por um monte no envelope que passa por papel! Mas quando é caroço como vocês fazem! É lógico que nunca vou precisar de mandar de abacate, mas se fosse o caso? Caixinha? Fica caro? Preço por preço não é mais fácil mandar muda? Pelo menos é mais garantido, não?
Abraços,
Cnarita
darkaso20/02/2006 20:54
Cnarita,
se ficar complicado no correio é mlhor mandar cobrar no destinatário. Se não me engano o correio deixa uma mensagem de recebimento no destino e ele busca na agência e paga. A muda realmente fica mais interssante, mas aí será que ela chega bem?
Cnarita20/02/2006 21:39
Darkaso,
Acho me expressei mal! Não estou preocupado com o preço! Não é o preço que é o problema maior! O correio não aceita que mandamos sementes em envelopes! As sementes de abissínia não são grandes! São do tamanho de pitangas, mas são duras! Dá para perceber facilmente apaupando-os! Neste caso é partir para a caixinha, não! Estava preocupado apenas com as alternativas...
Você foi tão legal na recepção deste fórum que não me incomodo em gastar uma fortuna para enviar as suas sementes! Hoje mandei uma remessa de diversas mudas de ipês para Portugal (diga-se gratuitamente)! Mandei pela forma mais cara preocupado em fazê-las chegar logo, sãs e salvas em Portugal! Fiz isto de uma forma desinteressada querendo apenas divulgar os nossos belíssimos ipês! Por que não mandaria para você algumas sementes?
As sementes de abissínia pegam facilmente! Não demoram para nascer! Crescem muito rapidamente! Vigorosamente! Sabe aquele monstrinho do outro tópico? Tem apenas dois anos e já consegui um belo efeito! Tem um tamanho razoável e aparenta muitos anos mais velho! Seu diâmetro tem aproximadamente uma polegada e um pouco mais (na base)! É lógico que nunca podei! Apenas fui enfiando os galhos para dentro! De outro modo nunca conseguiria aquela compactação toda! Pena que não consegui posta a foto dela inteira! Mas ela está bem fechada! Como tem muitas folhas juntas nem dá para ver os nózinhos! Tá linda! Realmente parece um bonsai! As outras não...
Mande o seu endereço que com certeza mandarei as suas sementes sem me importar com o preço! Nem quero retribuição nenhuma! Basta-me a sua amizade! É para isto que estou neste fórum! Trocar sementes
e experiências! Cultivar boas e sinceras amizades... Aprender sobre o Bonsai! Eu só estou começando, mero aprendiz, nem faz 30 anos que estou neste caminho...
Abraços,
Cnarita
darkaso20/02/2006 22:12
Cnarita,
tenho certeza de sua boa vontade, mas acho que a maneira mais fácil de sair com essas sementes do correio. Também acho que o preço é irrisório para dentro do país, alem do quê, quase não fico em casa e corre o risco de chegar e não estar em casa para receber. Por isso acho que seria mais prático. Não pensei que você estaria procupado com o preço, mas sim pensando no meu lado.
Vou enviar para seu e-mail ainda hoje, muito obrigado pela consideração e apreço.
luiz Fernando20/02/2006 23:00
sementes
Oiii Cnarita..
Tudo bemmm , sou um principiante na arte e gostaria de saber se seria possivel me mandar algumas sementes de Abissínia .
Como v. falou que ela se forma rapidamente fiquei muito interessado.
Se for possivel vou ficar muito agradecido não tenho nada de semente p/ te oferecer , pois estou começando na arte faz pouco tempo.
Não precisa ser muitas sementes.
Um Grande Abraço
Luiz Fernando
Fhedora21/02/2006 07:19
Cnarita,
Esta técnica da geladeira dá para fazer em outras árvores?
Tenho algumas azaléias e elas nunca florescem? Que faço!
Conta vai, por favor!
Fê
Cnarita21/02/2006 08:08
FÊ,
Dá certo para algumas árvores originárias das zonas temperadas! Não tem sentido fazer isto com as tropicais (colocar na geladeira)!
Para cada espécie há outras variantes, a mais ou a menos! No caso das azaléias não precisa deixá-las sem água! Basta que se coloque na geladeira, a uma temperatura abaixo de 10º até o limite do congelamento por 21 dias, mas sem luz! Deixe no escuro com pouca umidade! Retire os vasos e elas florescerão! Não pode as azaléias pelo menos por um ano antes desta operação! As azaléias podadas não florescem no ano! As azaléias suportarão repetidas operações como esta ao longo de um ano, mas faça isto somente se elas estiverem fortes e saudáveis! Não há uma época propícia para isto, pois as azaléias florescem apenas pelo choque térmico e pela ausência de luz!
Se você controlar apenas a horas de exposição de luz conseguirá que os crisântemos floresçam fora de época!
Se você controlar apenas a umidade, nos casos de orquídeas, conseguirá que elas floresçam com mais intensidade! Entre maio a agosto deixe de regar as suas orquídeas que no segundo semestre elas explodirão em flores!
Para algumas coníferas florescerem é preciso controlar a exposição de luz, umidade e temperatura! A umidade e a temperatura você pode conseguir com a geladeira como te expliquei! O pior item é a luz! No caso você deverá ter um timer para controlar as cortinas (black out)! Entre maio a junho diminua a exposição de luz +/- 2 minutos por dia, pela manhã e pela tarde. Assim, no total de +/- 4 minutos por dia até que o total de horas dê +/- 5 a 6 horas a menos! Assim, a exposição de luz se resumirá das +/- 9 horas até às 15 horas! Mantenha assim até que complete os dois primeiros meses! No terceiro mês coloque o vaso na geladeira, no escuro, por 21 dias a uma temperatura de 10º até o limite de congelamento (4 º negativos)! Retire o vaso após o período e faça o inverso com a exposição de luz! Todos os dias, aumente a exposição de luz +/- 8 minutos por dia, +/- 4 de manhã e +/- 4 pela tarde! A velocidade do aumento da exposição de luz é o dobro! É lógico que nunca tentei! Dá tanto trabalho que acho que não vale a pena! Este processo é apenas a imitação das condições ambientais em que as coníferas se encontram na natureza! Só isto!
Você pode fazer esta técnica para os ipês fora do período de maio a agosto! Vamos supor que concurso de o mais belo Bonsai é no começo do ano quando não há flores de ipês! Retroceda 4 ou 5 meses (dependendo da espécie +/-) e use a técnica da geladeira! Judia uma pouco da planta, pois você está forçando a sua natureza! Mas ganhar aquele concurso...
Abraços,
Cnarita
darkaso21/02/2006 08:21
Cnarita,
parabéns pelo desprendimento de nos presentear com tanto conhecimento. Entendo que se você ficasse com ele só pra você, sua própria filosofia de vida estaria sendo contrariada, isto se pode perceber nas mensagens que você escreve minuciosamente, doando um pouco do seu conhecimento para outros.
Parabéns e obrigado, continui nos dando estas mensagens longas mas de teor super importante para nosso desenvolvimento no bonsai.
Cnarita21/02/2006 09:33
Luiz,
mande o endereço
cnarita@zipmail.com.br
Darkaso,
recebi o seu e-mail
obrigado,
Cnarita
Cnarita21/02/2006 21:14
Luiz,
recebi o seu e-mail!
De modo algum é um incômodo! Muito pelo contrário é um grande prazer te atender!
Luiz, as sementes de Abissínia são muito fáceis de germinarem! Fácil mesmo! Além de fácil é rápido! A satisfação é maior quando começamos pelas sementes! É como ter um filho... Não quer tentar começar pelas sementes ao invés das mudas? Se você não conseguir que elas germinem aí posso mandar as mudas! Ou você faz questão das mudas? Para mim tanto faz!
Estarei viajando neste final de semana (Carnaval)! Já coletei muitas sementes e deixei secando um pouco! Pena que o tempo superchuvoso não tenha ajudado! Não queria botar a mão nas sementes para tirar as polpas! Ela é gosmenta! Então tô esperarando secar! Mas não precisa ficar muito seca não... Depois do Carnaval eu despacho para você e para o Darkaso!
Darkaso,
Não tenho disponível as sementes de ipê amarelo anão! Faz tanto tempo que tenho ela que nem sei como ela veio parar em minhas mãos! Dá flores, mas ainda não consegui as sementes dela! Não sei exatemente qual é a espécie (nome científico)! Mas creio que pela redondeza tenha pelo menos duas árvores desta espécie (aqui no Bairro), pois as folhas e o jeito delas são iguais! Às vezes, quando plantamos em vasos, parecem que as árvores são diferentes! Quando chegar a época da colheita te mando um monte! Por enquanto mando as Abissínias!
Abraços,
Cnarita
darkaso21/02/2006 21:21
Cnarita,
perfeito para mim, acho que será ótimo estas aí. como você disse é como ter um filho. E esse filho aí é famoso historicamente não é!!
Cnarita21/02/2006 21:35
Darkaso,
Não tome o que estou escrevendo como a pura verdade! Sou um mero leigo tentanto passar alguma experiência! É apenas uma dica! Um caminho! Não tem nenhum rigor científico... Às vezes pode dar certo, ou errado...
Por exemplo: com as azaléias algumas pessoas preferem ao invés de choque térmico como descrevi, fazer de outra forma! Induz-se a floração pela diferença de temperatura entre o dia e a noite! Neste caso não sei quais as temperaturas certas, mas seria mais ou menos assim: De dia 21º e à noite abaixo de 13º! Faz-se isto por um certo tempo e depois as azaléias florescem...
Deve existir alguma literatura à respeito, é só pesquisar... mas o caminho e o segredo é este...
Aceito críticas e sugestões...
Da mesma forma com as orquídeas: só dá certo para algumas espécies próprias de climas que apresentam um período seco e outro e período chuvoso! Quando cultivamos as orquídeas temos a tendência de regar sempre, daí não dá certo... Nunca florescem... Entendeu?
Da mesma forma com as árvores de zonas temperadas! É preciso pesquisar primeiro onde essas árvores são originárias! Lá na terra de origem qual é a incidência de sol diário antes da primavera... Qual é a temperatura nesse período... etc, etc... É como se criássemos as mesmas condições naturais para essas árvores! Entendeu?´Como te disse é só uma dica, mas com certeza esse é o caminho... Controle de luz, umidade e temperatura...
Abraços,
Cnarita
Angela Fernandes22/02/2006 00:01
Oi Cnarita !!!! 😂 😂 😂
Excelente a matéria postada !!!!! 😄 😄 😄
Grande aula você nos deu, espero sempre saber mais através dos seus post...
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Cnarita22/02/2006 21:04
Darkaso,
Você não me passou o seu nome!
Posso remeter para "DARKASO" , assim?
Há algum problema?
Se você não quiser dizer o nome, ficar no anonimato, eu não me importo!
Absolutamente, e até te entendo!
Você não me disse quais as espécies que tem interesse nas sementes além da Abissínia e o Ipê Amarelo Anão!
Vá ao tópico "Que espécies cultivas" do Sergivaldo, que lá elenco algumas que eu cultivo! A maioria eu tenho como conseguir a semente! Talvez não de imediato, pois não é a época da colheita, mas quando tiver eu posso te mandar!
De qualquer forma me diga quais você tem interesse que eu tento arrumar para você! Mesmo que eu não tenha posso conseguir! Algumas eu não tenho simplesmente porque eu não tenho interesse em cultivá-las como é o caso das coníferas e do acer! Gosto mais da nativas e daquelas que dão flores!
Perto da casa da minha mãe tem alguns pé de acer! Como nunca me interessei por esta espécie não tenho certeza se é o mesmo acer que todos tanto querem! Mas posso até ver! Nunca reparei se ela dá sementes, mas posso até tentar conseguir mudas por estacas... A sua folha é muito parecida com aquela folha que aparece na bandeira do Canadá! Como a folha da bandeira é estilizada fica difícil de compará-las! Tem uma que tem folhas bem mais finas e tem cor igual a sanguínea! Tem uma outra que parece com uma palma da mão aberta! O pessoal daqui chama de 5 dedos! Mas nunca vi mudar de cor! Pelo menos não me lembro das folhas mudarem de cor! Vermelho, verde, amarelo... Parece que sempre tá verde! Acho que nunca prestei muita atenção nelas... Se for para lá por esses dias mando pelo menos as folhas para você ver...
Se as sementes forem difíceis eu mando as mudas (se tiver)!
Fiz uma simulação no site dos correios para ver os preços! É ridículo...
Dá até para mandar as mudas se quiser!
Abraços,
Cnarita
darkaso22/02/2006 21:34
Cnarita,
ME DESCULPE!! Acostumei tanto com o darkaso que me esqueço de dar meu nome.
Como você também procuro sempre espécies nacionais para cultivar e não tenho nenhum pinheiro até hoje, talvez adquira, mas não ainda.
Gostaria que se possível me mandasse:
aroreira, kinkan, camélia branca, se tiver érica seria uma maravilha, aqui não acho.
Como é esse ipê tabaco?
Você é o rei das sementes cara!!
luiz Fernando22/02/2006 23:26
sementes
Oi Tudo bem.
Muito obrigado pela atenção , tudo bem me mande as sementes que p/ mim esta ótmo .
Estou aguardando....
Um Grande Abraço Amigo.
Luiz Fernando
Fhedora23/02/2006 07:24
Cnarita,
O ébano do oriente não seria o cedro do Líbano?
Quando faço podas radicais sobram muitas estacas. Como faço para elas criarem raízes rapidamente? Você usa hormônios? Pode-me passar o nome do produto?
Beijos,
FÊ
Cnarita23/02/2006 08:16
Fê,
Cedro não pode ser, pois o cedro do Líbano, se não estou enganado é uma conífera! Quanto a madeira preta, esquece! É escura, mas não chega a ser preta! Fui ontem ver a árvore e o velho que cuida da pracinha falou que está preta porque tem um pessoal que faz despacho de macumba na base da árvore com vela e tudo! Chegam até por saia na árvore! Um dia ela pegou fogo e ficou carbonizado! A madeira ficou exposta e preta! Achei que fosse natural!
Raramente eu uso hormônios! A maioria das plantas pegam por estacas facilmente! Outra dão sementes...
Meu pai tinha um sítio e costumava reproduzir mudas de uvas para os vizinhos! Nunca cobrou por elas, pois era mais por camaradagem! Talvez por isto que tenha morrido tão pobre... Lá no sítio tinha um pedaço de terra que estava infestado por tiriricas! Meu pai arava aquela terra várias vezes por mês para ver se acabava com a praga! Não dava para cultivar nenhuma hortaliça tamanha a infestação! Só dava para usar para plantação de frutíferas! Começou a reparar que as estacas plantadas nestas terras davam melhor que em qualquer outro lugar do sítio!
Há um "folclore" que circula pela internet sobre enraizador à base de tiririca! Deve ser verdade... com certeza é verdade... Já experimentei, mas não sei se posso creditar o sucesso a esta calda!
Já vi reportagens em revista rurais que o melhor enraizador é o chorume resultado da decomposição de folhas! Quando varro o quintal, separo somente as folhas secas dos demais lixo e deixo curtindo em uma lata com tampa! Uso essa massa misturada à terra que pretendo usar nos vasos de estaquia! Rego com esse chorume! Dá resultado!
Por questões de higiene você usar hormônios! Há sempre bons hormônios enraizadores vendidos em lojas especializadas! Só experimentanto!
Abraços,
Cnarita
Fhedora23/02/2006 12:58
Cnarita,
Tiririca? Como assim? Pode me explicar melhor?
Beijinhos,
FÊ
Cnarita23/02/2006 13:45
Fê,
É tiririca! Um matinho que é uma praga!
Eu faço exatamente o que meu pai fazia!
Tenho uma grande caixa d’água de amianto que não uso mais e mandei cortar no meio, mais ou menos pela metade da altura! Pedras britadas no fundo para melhorar a drenagem! Terra de boa qualidade, muito húmus e metade de areia grossa para deixar o substrato mais areado! Plantei tiririca! A caixa está infestada de tiririca! Touceiras e mais touceiras! Não sobrou nem um espacinho!
Quando preciso multiplicar uma planta por estaquia uso a caixa de tiririca! Vou lá e “masselo” as touceiras de tiririca! Depois de picadinho, deixo a terra bem fofa e enterro as estacas deixando apenas 1/3 para fora da terra! É bom deixar pelo menos 2/3 para dentro enterrado para evitar a evaporação da estaca e conseqüentemente o seu ressecamento!
Ás vezes, precisamos ter paciência! Muita paciência! Algumas plantas como o resedá e a primavera dão os primeiros brotinhos e estes primeiros brotinhos acabam secando! Achamos que perdemos a planta e jogamos fora! O fato dos primeiros brotinhos secarem não quer dizer que a estaca morreu! Ela continua lutando para sobreviver e é justamente nesta luta que ela prefere sacrificar os seus primeiros brotinhos para direcionar toda a sua energia para o enraizamento! Aguarde mais um tempo! Depois elas estarão novamente brotando e desta vez é definitivo!
Quanto a calda de tiririca faço um pouco diferente da receita caseira que corre por aí! Inclusive vi, agora pouco, neste mesmo fórum que há uma boa receita! Mas a minha é mais ou menos assim! Meio copo de liquidificador de tiririca com raiz, batatas e folhas bem lavado; ¾ de água da altura da tiririca e restante de álcool; ½ xícara de açúcar e três pitadas de sal! Bata! Nem precisa coar! Mergulho a estaca inteira, pois ela não é só enraizador, mas também um hormônio de crescimento! Deixo pelo menos um dia inteiro...
O álcool é para dissolver melhor os hormônios e esterilizar a calda; o açúcar para dar aderência a estaca e servir de nutriente; o sal, nem sei porque coloco o sal (talvez por mero charme)! Funciona? Tenho certeza que sim... Raramente eu uso...
Abraços,
Cnarita