Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

YAMADORI LIMÃO GALEGO

12
Claudio Soares II19/06/2013 13:54
YAMADORI LIMÃO GALEGO
Olá pessoal, estou com mais uma situação de yamadori para breve, trata-se de um limão galego que tenho mal posicionado e que cresceu demais e tapa o sol do meu viveiro de bonsai e da minha varanda, então, pela excelente base que ele tem, e pelas qualidades dessa espécie, folhas e frutos pequenos, resolvi que vou inicia-lo como pré bonsai.

Detalhe da base que tem 15cm, podemos ver que foi enxertada onde ela faz uma conicidade brusca mas não mais aparece cicatriz de enxerto.

outro lado

outro lado

Tenho algumas ideias para essa planta mas como gostaria da opinião de vcs, não farei nenhum comentário antecipado para que vcs tenham liberdade de me sugerir possíveis caminhos. obrigado.

foto da copa da árvore que tem hoje uns 3m
Elio19/06/2013 14:31
Então, Claudio. Intervenções de cítricos se faz em julho (aqui no sul)

Sugiro, em julho fazer uma poda radical a uns 20 cm do solo. Em setembro fazer uma sangria completa e em Julho de 2014 fazer o Yamadori. Até lá pode ir trabalhando os ramos que nascerem da poda radical.

abraço
Arzivenko19/06/2013 17:14
Consegue ver uma estrutura anelar entre as raízes e o caule? Ali é o ponto de enxertia. Caso surjam brotos abaixo do círculo, remova-os, pois são brotos do cavalo (a base do enxerto, geralmente uma cítrica mais rústica).
Claudio Soares II19/06/2013 17:43
É isso mesmo Arzivenko, é bem ali o enxerto, o que gosto é da conicidade que criou nessa região, obrigado pela dica.
Seph190319/06/2013 23:59
Acompanhando.
JOICIMAR MAGGIONI01/07/2013 15:00
Mede um palmo acima do solo e serrote nele, ou deixa ele ai e vai fazendo caipirinha no final de semana.
nickyfury01/07/2013 19:40
bonnesai
A vantagem do cultivo desse tipo de cítrico está condicionada ao fato de que podemos "enxertar" fortunella japonica" (kinzu) em seu tronco, obtendo assim um tronco bem grosso, com folhas e frutos bem pequenos. O bonsaista Geraldo Inocêncio, da Bonsai Morrinhos, de Morrinhos/GO, foi quem primeiro apresentou esse trabalho aqui no forum, e seguindo suas orientações, trabalhei na formatação de uma planta cedida pelo bonsaista Paulo Ventura, qui do DF, apresentando um passo a passo desse trabalho aqui no forum, também. Por isso, após recuperar bem essa planta, minha sugestão para voce é nesse sentido.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5696&sid=f1900367dcec3e370cdb38b189c9a752
Claudio Soares II08/07/2013 09:36
Nick, sabe que eu olhei o post do enxerto com kinzu e realmente seria um grande desafio, mas o resultado, se com êxito, sobressairia em muito em qualidade e beleza, comparado com o que pretendo hoje. Essa planta em questão já é proveniente de uma muda que adquiri enxertada e tem aproximadamente 5 ou 6 anos livre no solo, a pergunta que te faço é, devo tentar enxertar novamente, haveria algum possível problema? a questão é que conseguiria por aqui mudas novas de limão galego, de sementes, para tentar a técnica em outro projeto, com menor risco, e trabalharia essa planta aqui postada como o amigo Élio me indicou, o que acha? Obrigado.
nickyfury09/07/2013 21:11
bonsai
Claudio, fazer um enxerto sobre uma planta enxertada não há inconveniente algum. Mas é claro que fazer ou não fazer, é algo que apenas você pode determinar, lamento não poder ajudar nesse sentido. Como dizia o mestre Hidaka, "se minha planta" eu faria, pois o uso da técnica implica em melhorar a planta, não em atrapalhar sua construção. Mas isso é algo muito pessoal e apenas você, que é o dono, é quem pode decidir.

Para dar um exemplo prático, voltemos ao bom Hidaka sensei. Ele faz enxertia de uma variedade de pinheiro, chamada de corticosa (em japonês NISHIKI). Essa variedade deve ser enxertada numa muda de pinheiro negro comum, para que possa crescer e se desenvolver a contento. Então, após fazer o enxerto num galho apical, usando apenas uma vela de uma muda de NISHIKI, temos que após determinado tempo há uma nova planta crescendo sobre outra, momento oportuno para promover um alporque na base do galho enxertado e estabelecer, com esse galho, uma nova planta, dessa vez enxertada.

A planta que foi retirada será então um PN variedade Corticosa (NISHIKI), e a planta que ficou continuará recebendo treinamento para ser um bonsai de PN normal, como os demais. No caso da sua planta, enxertar kinzu nela ou em um galho qualquer de outro limoeiro, poderá render uma nova planta, estabelecendo qualidade nela, que de certa forma não iria ter ou conseguir mantendo como está. Mas posso estar enganado, por isso minha opinião é no sentido de que apenas você, dono da planta, tem a decisão final sobre fazer ou não. Ou fazer como indicou acreditar ser melhor. Uma ou outra opção, não deixe de mostrar aqui no forum, para que outros possam estar aprendendo tambem. Um abraço e boa sorte.
Claudio Soares II04/08/2013 19:00
Serrote passado, agora é esperar as brotações, em outubro farei a sangria das raízes para retirar o ano que vem, no corte passei bastante pasta seladora e, como havia visto em um post, acho que do Nick, se não me engano onde ele colocava papel alumínio nos cortes de poda drástica das jabuticabas para proteger e incentivar brotações, resolvi copiar nesse limão.

A frente possivelmente será a foto 2 ou a 4, dependendo das brotações, abaixo uma pequena projeção que fiz...apenas uma idéia a seguir, como disse, depende das brotações.

Edicarlos Roberto21/08/2013 19:57
Claudio, estou acompanhando um limoeiro a mais de uma ano para tentar um yamadori , ele aparentemente tem cerca de 3 ou 4 anos e esta localizado em um potreiro de propriedade de um amigo. a planta é de uma variedade comum e bem rustica, porém o solo em que está é muito duro, precisarei cavocar muito para tira-lo de lá. Você já pensou em como vai proceder com o yamadori? como vai tirar essa planta daí? onde vai coloca-la? qual o substrato que pretende usar? são coisas que me intrigam, uma vez que não temos muito material sobre citricos (limoeiros em especial).

abraço, Edicarlos.
Claudio Soares II22/08/2013 12:01
Edicarlos, sim, já tenho tudo planejado, efetuei a poda drástica em julho, após ele emitir bastante brotações, creio eu que final de setembro, início de outubro, eu farei a sangria das raízes, o que seria isso, cavocaria em volta da planta uns 20cm de raio a uma profundidade suficiente para expor as raízes que saem para as laterais...feito isso, cortaria essas raízes, somente as laterais que fará parte do futuro nebari, deixando elas no comprimento adequado que caberiam no vaso de treinamento, a raíz ou raízes que saem retas para o fundo vc deixa intactas, então passaria pasta selante nos cortes para evitar fungos e preencheria esse vão com substrato bem drenante e com alguma matéria orgânica, as misturas vc pode procurar que tem aos montes aqui nos tópicos, até cobrir todas as raízes, regando com Tiamina 1x poe semana, eu uso o medicamento benerva, dois comprimidos batido no liquidificador com 1,5 litros de água, no demais, rega normal, e deixar crescer livre sem intervenções, nessas raízes cortadas irão desenvolver raízes capilares que passará a alimentar a planta, após 1 ano, no próximo final de inverno, aí sim seria a hora de efetuar o yamadori, pequena poda de seleção nos galhos que se lançaram, cortar as raízes principais tentando mexer o mínimo nessas novas capilares que se criaram, e passaria para o vaso de treinamento. Dessa forma a planta já teria raízes para alimentar uma futura brotação no vaso e também sofre menos stress. Isso é o que farei com o meu. boa sorte.
JOICIMAR MAGGIONI22/08/2013 17:45
bastante otimista esta sua projeção, mas estarei torcendo e acompanhando.
Claudio Soares II22/08/2013 22:09
É isso aí Joicimar...temos que ser otimistas mesmo...toda realização começa como um sonha na cabeça de alguém que acredita ser capaz.
Tudo Lindo e Maravilhoso13/09/2013 21:23
Em minha opinião vc fez uma besteira retumbante ao realizar esta poda drástica pois ela estava bem do jeito que estava. Antes de querer ceifar qualquer árvore q a gente vê pela frente, devemos analisar bem a situação, se vale a pena ou não colocá-lo num vaso.Desculpe minha franqueza, mas infelizmente este limoeiro vai ficar com uma arquitetura bizarra e grotesco no vaso...Eu aconselho vc a refletir e deixa-la onde está para que ela possa rebrotar e quem sabe voltar a ser o que era antes.
Claudio Soares II03/11/2013 21:40
Obrigado Sayama pela colocação...Não vou nem comentar para não dar assunto para discussões inúteis...Todos nós aqui sabemos muito bem os conceitos e impactos sobre a decisão em realizar yamadori, inclusive nesse fórum já se discutiu muito a esse respeito e acredito que antes de postar algo com a finalidade de atingir alguém, sem conhecimento de causa, vc deveria estudar mais sobre o assunto para não falar besteiras e se expor dessa forma.
Claudio Soares II03/11/2013 21:50
Bem Pessoal, segue foto atual do limoeiro que pasmem...está vivo e saudável e com muitas brotações, ao contrário do que alguns imaginavam...isso para acalmar os ânimos dos leigos e também para mostrar o progresso do projeto para os interessados e seguidores.

Elio04/11/2013 11:33
sayama escreveu:
Em minha opinião vc fez uma besteira retumbante ao realizar esta poda drástica pois ela estava bem do jeito que estava. Antes de querer ceifar qualquer árvore q a gente vê pela frente, devemos analisar bem a situação, se vale a pena ou não colocá-lo num vaso.Desculpe minha franqueza, mas infelizmente este limoeiro vai ficar com uma arquitetura bizarra e grotesco no vaso...Eu aconselho vc a refletir e deixa-la onde está para que ela possa rebrotar e quem sabe voltar a ser o que era antes.

Ô Sayama!!!!! Aqui é fórum de bonsaísta e não de fruticultores!!! Se manca véio!!!!!

Claudio, vai ficar show, com certeza!!!!
Tudo Lindo e Maravilhoso04/11/2013 12:19
Bom, eu tenho conhecimentos dendrométricos. Entendo de árvores sim, mas não quero entrar nesses méritos...O que vc está aplicando nesta árvore é um conhecimento empírico, e sinceramente não vejo como vc conseguirá moldá-la até transformar em um bonsai. Diria até que isso é um insulto à arte milenar do bonsai. Entretanto devemos ter fé e motivação e por isso desejo-lhe sorte e sucesso no que vc começou.
Tudo Lindo e Maravilhoso04/11/2013 12:49
Claudio, desculpe-me se vc não gostou da minha opinião, mas não posso ser hipócrita em dizer que é bonito um "bonsai" com um tronco q ficará desproporcional à copa...Mais do que ter uma planta no vaso, o que vale nessa arte é a sua filosofia, e uma delas é a paciência. Se vc tentar moldar uma planta desde a semeadura não seria mais interessante?
Diego Santana04/11/2013 13:16
Saraya discordo plenamente quando diz que a planta nao tera uma copa compativel com seu tronco, isso é uma questao de visao de cultivador, a cultivador, e é claro capacidade tecnica de cada um..

Toda dica e opiniao é valida ja que a planta esta postada no topico minha arvore e sua opiniao, mas devemos nos manter neutros quando a opiniao nao é bem vista, e todos sabem o que éofende ou agrada, entao cuidado com os comentarios colega, pois pode trazer alguns transtornos...
Tudo Lindo e Maravilhoso04/11/2013 13:39
Ilustríssimo Diego, desculpe me pelo transtorno. Agirei com ética, mesmo q ela não esteja condizente com o que realmente penso, assim como mto de vcs o fazem: massagear o ego do outro. Estou ansioso em ver a evolução desse espetacular e singular limoeiro! Vai ficar um show!
Claudio Soares II04/11/2013 14:01
sayama escreveu:
Bom, eu tenho conhecimentos dendrométricos. Entendo de árvores sim, mas não quero entrar nesses méritos...O que vc está aplicando nesta árvore é um conhecimento empírico, e sinceramente não vejo como vc conseguirá moldá-la até transformar em um bonsai. Diria até que isso é um insulto à arte milenar do bonsai. Entretanto devemos ter fé e motivação e por isso desejo-lhe sorte e sucesso no que vc começou.

Realmente Sayama vc não entende mesmo de bonsai, visto que não consegue ver como ela se tornará um após algum tempo de cultivo, aplicando os conhecimentos "empíricos" como assim descreve em suas míseras palavras pois nem mesmo imagina que dentre os bonsaísta temos ótimos botânicos, biólogos, químicos, escultores, pintores, desenhistas, fotógrafos, ceramistas....entre tantos outros profissionais os quais levam a sério esse assunto e estudam a fundo sobre as mais variadas questões e práticas a serem aplicadas...Sugiro que vc apenas acompanhe alguns tópicos por algum tempo....sem dar pitecos...e vc verá a "mágica", que sua ciência sim, consegue explicar, mas vc é tão cético e sem visão que não consegue ver...talvez tenha faltado em algumas aulas...sei lá...Atenção aí moderadores...Vamos selecionar melhor os membros...me expulsem daqui pq estou insultando a arte milenar...
Tudo Lindo e Maravilhoso04/11/2013 14:04
Relaxa cara, o seu bonsai vai ficar um espetáculo!
Tudo Lindo e Maravilhoso04/11/2013 14:06
Depois eu gostaria de ver o resultado para parabenizá-lo! Vai ficar uma beleza, com certeza!
12