Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pessegueiro florindo

12
Denis Araújo02/07/2013 23:37
Pessegueiro florindo
Comprei um pessegueiro a aproximadamente 1 mês. Estava sem folhas. Está brotando muito e já surgiu a primeira flor.

Preciso ter algum cuidado especial para que frutifique?
Ela está com osmocote e a cada 30 dias coloco fosway.
Arzivenko02/07/2013 23:59
Para incentivar a floração é melhor reduzir o Nitrogênio e aumentar o Fósforo e o Potássio.
AdrianoOliveira03/07/2013 11:59
Porém, como começou a florir não adianta mais adubar, correto? Sob pena da planta abandonar a flor e redirecionar a energia para as raízes, é isso mesmo?

Outra, como obter potassio e fosforo de maneira natural, digo, em forma organica? PS: detesto adubo químico.

Abs
Simba03/07/2013 12:12
Adriano,

Farinha de Osso, facilmente obtida em supermercados e agropecuárias, é rica em fósforo, que incentiva floração e frutificação. Já o potássio pode ser encontrado em cinza de madeira queimada.

Os mais experientes aqui do forum já recomendaram em alguns tópicos umas misturas de torta de mamona (rica em nitrogênio) + farinha de osso + cinza de madeira queimada ou carvão, para adubação orgânica. A única atenção que você precisa ter é quanto de cada elemento você adicionará. Isto irá depender obviamente de qual é a sua intenção em relação a sua planta.

Mas considere também a adubação química, pois para um desenvolvimento mais rápido e satisfatório da sua planta, é aconselhável intercalar adubações químicas e orgânicas.

Espero ter pelo menos esclarecido um pouquinho as coisas prá você, e se eu puder ajudar mais, é só perguntar.

Abraço
AdrianoOliveira03/07/2013 14:23
Simba,

Muito Obrigado! Essa das cinzas como fonte de potássio é muito boa.

Abs
--Adriano
Arzivenko03/07/2013 16:35
AdrianoOliveira como tu és carioca, não deve ser o caso, mas cuidado com cinzas que sobram de churrasco, o sal da carne fica incorporado na cinza e causa stress salínico nas plantas.
Simba03/07/2013 16:43
Exatamente, fogão a lenha é uma coisa, churrasqueira é outra hein!! =D
AdrianoOliveira03/07/2013 17:14
Minha mãe tem um fogão a lenha, vou começar a guardar as cinzas 😉
Simba03/07/2013 17:25
Tinha uma tia minha meio porca que tinha fogão a lenha e quando ela terminava de fumar, ela jogava a xepa do cigarro no meio do fogo! Tomara que nenhum "usuário" do fogão da sua mãe faça nada parecido!! 🙂 E boa sorte com o potássio!
Andre Antoniazzi03/07/2013 18:15
Pessegueiro
Ola amigo vou te sugerir colocar uma foto da planta por inteiro deve estar linda.
Abracos
Elio03/07/2013 19:55
Potássio e fósforo são necessários para uma boa floração. O ideal é aplicar no outono. Químico, eu uso Fosway, cuja composição é -0-30-20.
Já orgânico o melhor mesmo é Farinha de Osso e cinzas.(não de churrasco.......rsrsrsrsrs)

abraço
Denis Araújo03/07/2013 19:58
Por enquanto só está com uma flor, mas vou colocar para vocês verem.
elcio brignol03/07/2013 20:08
Lindai Denis... Parabéns!
JOICIMAR MAGGIONI05/07/2013 22:42
Ai no Rio não sei nas se aqui no sul esta quase na época da florada do pêssego!!!!!!!!
Edicarlos Roberto05/07/2013 23:24
mostra uma foto de perfil..
Denis Araújo07/07/2013 15:09
Fotos do pessegueiro.
Ainda não fiz podas devido ao inicio da floração.
O que vocês sugerem?

AdrianoOliveira08/07/2013 11:26
Denis,

A planta está redirecionando toda energia para a floração, neste momento você terá que escolher entre curtir a floração ou conduzí-la para se tornar um bonsai.

Abs
--Adriano
Denis Araújo08/07/2013 20:01
Não vou fazer nada até que termine o ciclo de frutificação. Deverei intervir apenas no outono.
maket3106/08/2013 11:17
Voce esta com um otimo material... os galhos cormados, precisando apenas um pequeno direcionamento, mas nada que assuste..... kkkkkk
Se fosse minha eu curtiria a frutificação tb, pra depois intervir....
PARABENS!!!!
Denis Araújo06/08/2013 20:57
O que está me incomodando um pouco é a altura da planta. Tem aproximadamente 70 cm incluindo o vaso.
Vocês teriam alguma sugestão de poda?
Denis Araújo01/09/2013 12:16
Resolvi colocar o pessegueiro num vaso. Fiz também uma pequena poda abaixando um pouco a planta. Acho que ainda irei baixar mais (fiquei com medo de ser mais radical).
O que acham?

Frente:

Superior:

josecarlosbarros02/09/2013 22:20
parece que o estilo desejado seja o moyogi embora nada impeça outros estilos. já decidiu o que irá fazer?
Denis Araújo03/09/2013 21:28
O estilo é o Moyogi mesmo.
Só não decidi é se faço podas mais radicais para abaixar mais a copa ou se deixo ela crescer por um tempo para ver como ela vai se desenvolver.
Em princípio estou mais tendencioso a esta segunda opção, pois tenho lido que o pessegueiro é meio temperamental e como tive que cortar um bocado de raiz para ela caber no vaso....
Denis Araújo07/04/2014 22:01
O pessegueiro demorou a brotar após o inverno, mas agora está até me assustando. Eu queria abaixar a planta, mas ele não para de crescer, e muito. Acho que no inverno terei que fazer uma poda radical.
Ele está assim hoje.

Vocês acham que ele floresce no Rio de Janeiro?
fermga08/04/2014 21:08
se tem a intenção de baixar mais a planta, pode após o primeiro ramo e o faça de líder, formando sua planta a partir dele, o arame e redirecione para cima fazendo os movimentos adequados para o estilo e torça para que emita brotações mais baixas.
axo que tem muito potencial sua planta, gostei muito e continuarei acompanhando sua evolução.
12