Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pessegueiro florindo

12
Denis Araújo09/04/2014 21:12
Acho muito difícil conseguir fazer como você sugeriu, pois o galho está muito rígido.
para você ter uma ideia do porte desta planta, o tronco próximo ao nebari tem mais de 10 cm.
Acredito que não dá para abaixar tanto, mas vou avaliar melhor quando caírem as folhas (ou eu desfolhar no inverno).
MarcoBonsaiPoa10/04/2014 12:43
Agora é o momento de fazer uma limpeza e tirar a carga pro inverno, ao contrário da gente que nos cobrimos, a planta no inverno se alimenta pouco, desenvolve menos. Uma poda geral visando clarear galhos para aramar e reposicionar, principalmente o ápice, deve ser reduzido a folhagem com mais intensidade. O outono é o período mais importante da adubação, e o fosway que o guru Élio indicou, eu acho um dos melhores! Segue a dica: podar, aramar, adubar e deixar quieta! Controlando as regas e pegando muito sol!
Denis Araújo10/04/2014 22:07
Marco,

Estando eu no Rio, que ainda está bastante quente, devo podar agora ou espero esfriar mais um pouco?

Outras questões:

- Quando podar, desfolho também?
- Devo usar apenas o Fosway? Hoje uso em conjunto com o Osmocote plus.
- Se usar apenas o Fosway, devo usar intercalado Torta de mamona e farinha de osso?

Obrigado pelas informações.
fermga10/04/2014 22:36
Não sei realmente qual é a grossura dos galhos da sua planta, ajudaria se postar uma foto com algum objeto ao lado para dar uma ideia de proporção, mas mesmo não tendo esta noção acredito que o galho necessário para fazer a intervenção que eu propus é capas de ser redirecionado.
Apenas estou dando uma ideia para uma futura intervenção na sua planta, não quer dizer que se for faze-la tenha que ser feita agora, tudo no seu tempo.
a seguir fiz 2 imagens mais detalhadas espero que goste, e frisando novamente que estou apenas expressando minha humilde opinião.

Acredito que desta forma a planta ganha mais movimento, mais conicidade e fica mais compacta.

fermga10/04/2014 22:48
Depois que fiz o post tornei a observar a imagem original e notei que se o segundo ramo não for tão grosso (acho que é) da para dar movimento nele ao invés do primeiro que eu sugeri, cortar a partir dele e utilizar o que sugeri como líder no exemplo anterior ser o segundo galho esperando brotar um mais a baixo.
MarcoBonsaiPoa11/04/2014 12:57
Denis Araújo escreveu:
Marco,

Estando eu no Rio, que ainda está bastante quente, devo podar agora ou espero esfriar mais um pouco?

Não conheço muito o clima do Rio, quando estiveres com temperaturas mais amenas, em torno de 25º ou menos, já pode fazer uma limpeza, se bem que na sua região não tem frio no inverno, confere?

Outras questões:

- Quando podar, desfolho também?

R: Estas podas de limpeza que sugeri pode deixar com poucas folhas em cada galho, pra não interromper a circulação de seiva no local, a desfolha geral, deixe pro forte do verão...

- Devo usar apenas o Fosway? Hoje uso em conjunto com o Osmocote plus.

R😮 fosway pode ser usado em conjunto, mas por ser uma frutífera, eu usaria somente ele no outono, deixando o osmocote que já aplicou...

- Se usar apenas o Fosway, devo usar intercalado Torta de mamona e farinha de osso?

R: deixe estes orgânicos para o início da primavera.Eu uso muito eles junto ao osmocote, mas o fosway pode ser administrado isoladamente, até porque ele tem uma característica bem particular, não tem nitrogênio, sua função é nutrir e estimular flores e frutos, jamais use ele em épocas de floração ou início de formação do fruto, sob pena de atrapalhar o ciclo da planta. Outra coisa boa no fosway é manter as folhas pequenas, por não conter nitrogênio, quando for fazer desfolhas, faça um ciclo com fosway uns 10 dias antes e notará que as folhas novas serão menores que antes. Quanto ao nitrogênio, a própria água da chuva já fornece o elemento. Não podemos descuidar do nitrogênio, mas intercalando durante o ano os métodos, vai tudo bem! Até mais!

Obrigado pelas informações.
maket3117/09/2014 19:59
o pessegueiro florindo sempre é um espetáculo... não vejo a hora do meu florir...
muito linda a sua planta amigo!!!
12