Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Hokidashi de Jabuticabeira - peço sugestões

12
Victor Ghirotto05/11/2013 09:32
Esfagno é musgo 🙂
Simba05/11/2013 09:37
Sim sim Victor, mas entendi que o Elio tinha sugerido para jogar aquele musgo mais comum verdinho por cima para cobrir! Só justifiquei o esfagno para tentar o estímulo para novas raízes, mediante uma tentativa alporque.

Abraço
Simba27/11/2013 13:34
Alô galera!

Quando eu me preparava prá meter o serrote onde eu achava que precisava cortar, olha o que a danada me apresenta:

Não será um banquete de frutas, mas pelo menos vou poder fazer minha cachacinha de jabuticaba caseira!! Oooo delícia de fruta! Em breve atualizo o status daquela outra jabu que foi o motivo do início deste post.

Abraço!
Simba02/12/2013 13:41
Salve salve galera!

Segue o futuro hokidashi de jabuticabeira que resolveu soltar os brotos de vez. Uma dúvida que ainda tenho a respeito da melhor condução desta planta é se devo agora retirar os brotos múltiplos que nasceram no mesmo lugar, deixando apenas um em cada local, ou se devo deixar crescer livre e escolher os ramos que vou utilizar sem cortar os outros por enquanto. Já vi pessoas fazendo as duas coisas, mas não sei o que fazer neste caso. Seguem as fotos:

Panorâmica com referência de escala:

Lateral:

Frente:

Cima, com o detalhe do dedo apontando o galho que o Elio bem sugeriu que eu cortasse, e assim o fiz:

Cima mais afastado:

Habitante da bacia de treinamento!!

É isso aí, aguardo sugestões para poder encaminhar da melhor maneira possível este que é um dos meus primeiros trabalhos neste mundo do bonsai!

Abraço a todos
Victor Ghirotto03/12/2013 17:24
Não vejo nenhum problema e sim benefícios em eliminar os galhos indesejáveis, ainda mais os que saem do mesmo ponto... depois fica um calo feio...

Está ficando bem legal, parabéns!
12