Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba - Poda drástica

12
Matheus Falcão27/08/2013 20:32
Jabuticaba - Poda drástica
Olá amigos, retirei essa jabuticaba do chão no começo do ano, agora quero fazer a poda drásticas e começar o trabalho na parte aérea da planta. Já posso fazer a poda drástica? A época é propícia? Gostaria de opiniões sobre onde fazer o corte também. Muito obrigado!

Arzivenko27/08/2013 22:07
Matheus Falcão podes podar sem medo.
maket3127/08/2013 22:07
voce quer uma planta mais alta ou mais baixa??? caso queira uma planta mais alta, cortaria fora o galho mais fino e cortaria o galho mais grosso na primeira bifurcação... caso queira uma planta menor, corta um pouco acima do segundo movimento do tronco... essa seria minha opção...

espero ter ajudado

Abraços!!!
Matheus Falcão28/08/2013 15:24
Quero uma planta média, estou pensando em tirar o galho mais fino e cortar depois do segundo movimento. Essa foto da pra ver melhor.

Claudio Soares II29/08/2013 23:20
Olha, na minha opinião, não é questão de "querer" a planta mais alta, média ou mais baixa. O que determinará isso é justamente o calibre do tronco na base, sendo assim, se vc pretende efetuar uma poda para definir estilo agora, vc terá que fazer uma poda drástica bem embaixo para obter proporção e conicidade, pra se ter uma idéia, até pouco tempo atrás, a proporção ideal para um moyogui era de no máximo 6x o diâmetro do tronco no nebari, mas a medida buscada hoje é em torno de uma altura aprox. 3x o diâmetro do nebari, alguns mames e shohin chega até 2x o diâmetro do tronco. Se vc quiser um planta alta....plante numa bacia bem grande ou no solo e aguarde uns 3 a 4 anos para intervir.

Minha sugestão se for interferir agora

Djalmo30/08/2013 16:42
To com oclaudio, a projeção ficou boa!!!
Matheus Falcão01/09/2013 08:09
Fico meio receoso de algo assim. Acho que vou tentar algo mais gradual, com uma poda mais alta. Dependendo de como se desenvolver eu mudo mais pra frente.
JOICIMAR MAGGIONI01/09/2013 14:40
uma boa ideia é seguir o que está na foto, Veja:
Matheus Falcão01/09/2013 21:06
Fiz mais ou menos isso ai da foto Joicimar, mas deixei o galho mais fino, acho que da pra aproveitar ele.
maket3102/09/2013 00:12
vc pode deixar o galho por um tempo, pra poder forçar uma expansão maior na base... vc já definiu o estilo que vai seguir??? se o estilo tiver definido ou não, deixa ele crescer livremente por 1 ano, que assim vc terá um desenvolvimento maior e aparecerá brotos que te dará mais opções no futuro... lembre-se que a PACIÊNCIA é uma virtude que é MUITO utilizada na Arte do Bonsai...

Sucesso!!!
maket3102/09/2013 00:12
vc pode deixar o galho por um tempo, pra poder forçar uma expansão maior na base... vc já definiu o estilo que vai seguir??? se o estilo tiver definido ou não, deixa ele crescer livremente por 1 ano, que assim vc terá um desenvolvimento maior e aparecerá brotos que te dará mais opções no futuro... lembre-se que a PACIÊNCIA é uma virtude que é MUITO utilizada na Arte do Bonsai...

Sucesso!!!
Matheus Falcão02/09/2013 15:25
Com certeza, agora vou deixá-la um bom tempo crescendo livremente com muita água e adubação. As jabuticabas em particular são muito vorazes então espero um bom crescimento para essa primavera que está chegando.
JOICIMAR MAGGIONI02/09/2013 23:35
Poste as evoluções,estou acompanhando.!!!!!

Vejam também:

IMAGENS Azaléa - Constantina-RS http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/08/imagens-azalea-constantina-rs.html
Matheus Falcão14/10/2013 18:28
Realizei a poda drástica a mais de um mês e agora ela já está bem "cabeluda". São muitos brotos mesmo, imagino que entre 20 e 30. Queria saber devo efetuar a seleção dos ramos agora, para evitar cicatrizes depois, ou se deixo eles crescerem mais. Aqui estão algumas fotos para ajudá-los a opinar:

Matheus Falcão15/10/2013 10:35
up
Djalmo15/10/2013 12:55
Em particular, eu prefiro esperar que os galhos lignifiquem e engordem um pouco para apos selecionar os melhor posicionados, eu esperaria para o ano que vem, quanto as sicatrizes, elas serão tão pequenas que em meses somem.
Abraço.
Victor15/10/2013 21:41
Estou com uma na mesma situação...mas o único estilo possível para a minha seria um hokidachi...mas o crescimento tem sido lento....
Olhei pra essa sua planta e se fosse minha, faria algo assim.

E trabalhar o nebari também!
Abraço
Matheus Falcão16/10/2013 09:51
Obrigado amigos! Gostei muito da ideia Victor, deu uma noção boa, obrigado pela projeção!
Matheus Falcão22/10/2013 10:30
Decidi seguir o sugerido, vou esperar um pouco, deixar os ramos lignificarem e, nesse meio tempo, colocar ela em um solo bem adequado para permitir o crescimento.
JOICIMAR MAGGIONI22/10/2013 13:02
É isso ai vitor agora e só ter paciência e esperar que o tempo se encarrega do resto, claro sempre lembrando da adubação um arame aqui outro ali, poda e regas regulares, acompanhando.

T + abraços!!!!!!!!

SE VC AINDA NÃO CURTIU A PAGINA BONSAIFÁCILRS, NÃO DEIXE DE CURTIR
https://www.facebook.com/pages/Bonsaifácilrs/1428041840742250?ref=hl
E TAMBÉM VISITE O BLOG BONSAIFÁCILRS
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/

!
Victor22/10/2013 21:36
Opa Galera! Valeu...que bom que curtiram...agora é isso aí mesmo: esperar eles crescerem uns 10, 15 cm...e começar a trabalhar! 🙂

Abraço rapaziada!
Renato Rodrigues Roehrs23/10/2013 23:10
Matheus, belo material!

Vai dar um lindo tronco duplo.

Acompanhando.

Abraços.
Matheus Falcão24/10/2013 10:25
Valeu Renato! Muita paciência pra fazer tudo certinho agora!

Abraços
jcmorosky25/10/2013 16:08
A princípio eu tinha imaginado o mesmo que o criador do tópico pensou, mas quando vi a sugestão do Claudio Soares II.. achei senssacional!

De qualquer forma, acredito que saia um belo exemplar daí.
Sergio Batalini25/10/2013 16:49
Boa tarde, amigos ..

Gostei muito da projeção do Victor tb, mas se me permite algumas considerações.

Vamos comparar a foto e a projeção:

Bom, a meu ver será preciso cortar o tronco mais fino , na altura dos primeiros brotos, depois manter o primeiro broto a direita do tronco grosso livre, sem podas para que engrosse o suficiente dando proporcionabilidade a todo projeto ..
Deverá escolher um outro broto para conduzir como apce, selecionando apenas mais 2 ou 3 dos atuais, finalizando todo o projeto com não mais que 5 ou 6 destes brotos que serão os galhos principais ...
Lembrando que jabuticabeiras em patamares não são naturais o que depõe contra, mas não torna menos bonito, apenas anti-naturais...

Por outro lado, o velho e bom estilo hokidashi com tronco duplo, copa frondosa , cheia , meio arredondada, como comumente vemos nos sitios e quintais seria bem mais natural e pratico de se conseguir ...

Lembro tb que nebari em mirtaceas é coisa dificil de se conseguir a contento .. posto que ao irmos em busca das raizes nos deparamos com a conicidade invertida ... 🙄

Claro que em qualquer dos projetos os brotos dentro da forquilha devem ser eliminados de pronto, canalizando energia para os definitivos ...

A ultima palavra, assim como a planta são unicamente suas...

Paciencia e boa sorte.
12