Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba - Poda drástica

12
Victor27/10/2013 13:10
Boa tarde Bonsérgio

Um hokidashi com tronco duplo ficaria bem interessante também e mais natural do que o meu projeto. Como disse, tenho uma aqui que fiz uma poda drástica, e o único estilo que me sobrou foi o bom e velho hokidashi. hehehe

Também tive problema com as raízes dela. Mas ao longo de dois anos consegui ir trabalhando ela, expondo-a vagarosamente e acredite se quiser, hoje ela é a parte mais bonita da minha jabu. O Matheus poderia dar uma escavada para ver como está o nebari dela, heim?

Grande abraço pessoal! 🙂
Matheus Falcão29/10/2013 19:06
Muito obrigado pelas opiniões amigos. Realmente andei pensando sobre o que está sob a terra, e fiquei com medo de definir uma frente agora por exemplo e depois descobrir que o nebari não ser harmoniza com essa frente. Acredito que o mais acertado agora é trocar esse substrato, que está bem compactado e já aproveitar para descobrir o nebari.

Quando à eliminação dos brotos do lado interno, eu posso usar um deles para o ápice ou seriam melhores os posicionados no exterior?

Realmente o hokidashi é de se considerar, podendo também ser obtido em menos tempo do que o projetado pelo Victor, acredito eu.
12