Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra - Ajuda

12
Djalmo08/10/2013 13:47
Levando em conta tudo oque o post traz, sugiro que siga a risca a projeção do nobre colega Alexandre S. Coelho, observe que o galho inferios esquerdo deve ser eliminado bem como o galho que vc manteve duplo na parte superior, quando ha uma curva a brotação ou galho deve estar no lado de fora da curva no lado de dentro não, no nebari eu eliminaria a raiz que forma o arco ou tentaria fixa-la junto ao substrato, quanto ao cresce e corta, eu, prefiro não deixar engordar muito os galhos, pois forma sicatrizes que demoram muito a fechar, o cuidado deve ser na distancia entre os galhos primarios, secundarios e terciarios, sendo na parte inferior o espaçamento maior do que na parte superior, outra dica, não tenha medo de intervir em sua planta, caso contrario ela não mostrará que tu é.
Espero ter contribuido.
Abraços
Marcelo Sartori09/10/2013 23:41
Alexandre S. Coelho,

Eu deixei varios galhos por que fiquei com medo de fazer alguma besteira, já que foi a primeira vez que aramei uma planta. Vou deixar somente um em cada, como disse.
Entendi sobre os galhos para cima, realmente as nova brotações estão todas subindo.
vou tirar o tronco grosso e deixo os dois galhos e suas ramificações e depois posto a foto para ver como ficou.
Ficou excelente o projeto, ajuda muito mesmo.

Muitissimo obrigado.

Seph1903,

Fique a vontade para comentar, realmente a projeção é a melhor coisa, abriu a minha mente.
Obrigado!

Djalmo,

Inicialmente eu achei que o galho inferior esquerdo estava para fora, pensei queia ficar um espaço muito grande sem galhos, mas depois de ver a projeção do Alexandre percebi como ficaria sem o galho.
Eu gostei do arco no nebari, mas agora com seu cometario pensei que nas arvores grandes não acontecem da raiz ficar desta forma, vou tentar junstar ela ao substrato.
Muito obrigado pelas dicas.

Pessoal, muito obrigado pelo comentários, vou ler umas 20x para não deixar passar nenhuma dica. Estou um pouco sem tempo, quando conseguir um tempinho maior vou tratar dela com calma e posto as fotos.

Novamente Obrigado!
Marcelo Sartori03/11/2013 17:48
Pessoal,

Tirei os galhos duplos, levantei um pouco os galhos e retirei uma parte do topo.
Onde devo cortar no topo? Fiz duas marcações (amarelo e vermelho) na segunda foto.

Obrigado pelas ajudas!
Abs

Lateral Direita:

Lateral Esquerda:

Frente:

Lateral esquerda:

Frente:
Claudio Soares II04/11/2013 10:25
Marcelo, vc está no caminho, mas ainda muito receoso, a caliandra é muito resistente quanto a poda portanto, não tenha medo de errar, essa sua planta já é um Moyogi, lindo por sinal, desde que vc conduza da maneira correta, em 3 ou 4 anos poderá vir a ser um lindo bonsai. Pense que a estrutura primária deverá ser bem simples mesmo, como o pessoal já colocou anteriormente...3, 4 ou no máximo 5 galhos saindo do tronco principal, para formar os galhos primarios, depois em um segundo momento, após um ano, na segunda intervenção, todos os brotos devem sair desses galhos primários, devendo eliminar os novos que saírem do tronco principal e assim vc vai compactando a copa. Segue abaixo uma sugestão que faria se fosse minha.

Se pretender uma planta mais baixa, o galho em verde poderá ser o novo ápice, é só retirar acima dele e deixálo desenvolver um 4º galho, seria bem interessante também.

Boa sorte.

Abraço.
12