Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tópico do Ghirotto

12
Victor Ghirotto16/10/2013 18:26
Olá galera, seguindo o conselho do Arzivenko sobre aquisições de qualidade, adquiri nesses dias uma jabuticabeira sabará muito legal [esqueci de fotografar antes da poda] comprada, e uma árvore cuja espécie desconheço, que coletei de um bosque: já estava podada drasticamente e sofrido erosão deixando poucas raízes no solo.

Aqui vão:

galhos só de um lado, uma pena:

Boa noite/dia e obrigado 😄 😄
Arzivenko16/10/2013 21:33
Victor Ghirotto as mudas não parecem todas iguais? Um bom material para começo não é uma muda, mas uma planta com identidade, você olha para ela e sabe que não existe outra igual. Este é o ponto chave quando escolho uma planta, sua identidade.
Victor Ghirotto16/10/2013 21:46
Olá arz (posso te chamar assim?). Acho que capitei o pensamento, valeu a dica, realmente!
Porém, em contrapartida, não vejo escolha se não mudas de certas espécies indisponíveis em estágio em que possuam mesmo uma identidade. Por exemplo, queria algum exemplar de Louro de São-Paulo, na minha condição, nao há como obter um desses se não por sementes. E eu, pessoalmente, vejo a espécie da planta como uma parte, importante até, de sua identidade. Sem contar que minha paixão por plantas excede a por bonsai, ou seja, me sinto pessoalmente confortável em obter espécies diferentes mesmo que sem identidade/potencial. Deu pra entender minha visão?

Mas, adquiri sua lição sim, e muito obrigado. Essa última planta das fotos, coletada, tem o aspecto que você mencionou, não acha?

Boa noite!
Victor Ghirotto01/11/2013 12:51
E a jabuticabeira está mostrando sua força!!! brotando que é uma beleza!!!

Renato, a plantinha que você se interessou mandou flores! nada de muito especial, mas é bonito até. Detalhei o nebari também em uma das fotos:

Abraços!
Victor Ghirotto08/11/2013 20:19
Fiz um alporque na planta que me lembra um Carpinus sp., que postei mais acima... Na foto acima vcs podem reparar que tinha um pedaço com coinicidade invertida, foi lá que fiz o alporque. segue fotos.

abraços; boa noite
Renato Rodrigues Roehrs10/11/2013 20:24
Cara, os materiais colhidos estão vindo contudo, não?
Que beleza!

Belas flores! Mas não faço idéia do que seja! hehehe!

Na jabu, por que optou por colocar um arame na parte alta da árvore?

Abraços.
Victor Ghirotto11/11/2013 18:58
Oi Renato! Verdade! é extremamente satisfatório ver nossas plantinhas se desenvolvendo não é???

Também não sei o que é, tenho que pesquisar depois....

Ah, na jabu, pretendo alguma coisa beeem alta, como isso:

Por isso optei por aramar lá em cima, que lá que vai ser o ápice.

Obrigado, falou!
Matheus Falcão24/04/2014 16:02
Victor, os flamboyants, tanto os mirins como os outros, não são muito indicados para o bonsai, a quem diria que são, até mesmo, perda de tempo.
12