Araça Amarelo - Muda
erico.bettoni21/04/2014 12:21
Araça Amarelo - Muda
Como alguns já sabem, apesar de morar em São Paulo minha cidade natal é Araçatuba, terra dos araças.
Mas como pode alguém que adora bonsais, natural de Araçatuba, ainda não ter um bonsai de araça?!
Pois bem, a visita deste feriado ao viveiro resolveu isso, e vejam que belo exemplar de araça amarelo, com uma conicidade e curvatura ótimas!
Antes de meter tesoura. A planta deve ter uns 6 ou 8 anos, talvez mais, contando que passou a vida toda nesta lata. Alguém chuta a idade?
Curvatura do tronco.
Detalhe do tronco.
Vou inclinar a planta e tirar mais uns 15 cm do tronco. Sugestões?
erico.bettoni21/04/2014 15:05
Acho que a planta é mais velha do que eu imaginava...
Coitada! Além do nó de raízes a terra vermelha característica da minha região havia se transformado em pedra...

erico.bettoni21/04/2014 15:18
Terminando o torrão.
Na areia.
Nebari.
Alguém arrisca a idade da planta?
Thomas Eckert22/04/2014 09:18
Não acho que foi uma boa mexer nela agora, principalmente nas raízes, atente-se para o período de atividade das plantas.
Mas agora como ja foi é esperar e torcer para a planta se recuperar.
Abraço
erico.bettoni22/04/2014 19:39
Em duas semanas postarei fotos das brotações!
Tiago R23/04/2014 10:35
Tomara que se recupere.
Eu teria optado por manter o nebari enterrado. Também teria serrado o tronco em leve diagonal, antes da curva, com a intenção de formar uma vassoura.
Lucas Sbardelotto23/04/2014 21:01
Arriscou em fazer estas intervenções agora, mas tudo vai dar certo e a recuperação vai ser bom.
Parabéns
Dino14/05/2014 21:48
Érico eu quero acompanhar a evolução de sua bela planta. Eu gosto muito do tronco de araçás, goiabeiras e jabuticabeiras.
erico.bettoni14/05/2014 22:20
Dino, vou aproveitar a chance pra atualizar.
Nos últimos dois dias surgiram brotos por todos os lados, e melhor, bem baixos!!!
Vão ajudar muito na cicatrização.
Estranhamente eu tenho mais aceres do que jabuticabas e araças! Mas estou acertando isso. Estou com uma muda de araça roxo na mamadeira!!!
SEKI - Elio Luis Secchi14/05/2014 22:49
Brotação é bom indício... No final do inverno, para não mexer agora novamente, corta cerca da metade do tronco que está acima da curva, este segmento está muito longo. Abraço
erico.bettoni14/05/2014 22:51
Elio, você está se baseando nas primeiras fotos né?
Na seqüência de ter tirado as fotos, depois de trazer pra São Paulo, já havia baixado o tronco justamente como você sugeriu! Isso há 3 semanas. Os brotos já vieram depois disso! 🙂
SEKI - Elio Luis Secchi15/05/2014 16:01
Ah, tá legal.
é que nas fotos depois não aparecem o fim do tronco...rsrsrsrs
Abraço
erico.bettoni01/07/2014 22:07
Atualizando...
As brotações estão fortes, bem como a cicatrização. As manchas nas folhas são consequência de uma dedada no nitrogênio... Mas já está tudo certo. Agora só aguardar.

SEKI - Elio Luis Secchi02/07/2014 22:33
É isso aí. Beleza de brotação. Agora coloque o lado que está sem brotação virado para o sol, a fim de brotar também do outro lado. Abraço
erico.bettoni08/08/2014 18:26
Atualizando as brotações depois da nova iluminação.

SEKI - Elio Luis Secchi08/08/2014 22:11
ótimo! Agora vai ter brotação para formar toda a estrutura básica de galhos da planta. É gol! abraço
erico.bettoni08/08/2014 22:42
Obrigado Elio!!!! Também estou usando o substrato novo, sem terra, e as plantas estão gostando. Achei o blog do Walter Pall e vi todos os posts em duas semanas...
Simba11/08/2014 10:50
Muito legal o teu araçazeiro! Tem tudo prá ser um exemplar muito bonito, é só esperar os galhos engrossarem e tocar o trabalho!
Abraço
erico.bettoni22/08/2014 12:05
Atualizando...
O substrato e esquema de adubação do Walter Pall combinados à iluminação estão tendo um efeito explosivo.

erico.bettoni29/08/2014 21:38
E o crescimento continua, explosivo.
Vejam os ramos, em patamares. Bem legal.

Victor31/08/2014 16:51
Fala aê Érico.
Ele está indo bem, com bastante força. Acho que só deve dar uma diminuída na altura dele, aproveitando os pontos de brotação que estão ótimos.
Cortaria aqui:
E daquele broto à esquerda puxaria um novo ápice, dando conicidade à planta
Abraço
erico.bettoni31/08/2014 22:06
Eu quero este exemplar um pouco maior, se fizer isso será mais pra cima!
Hugo Perticarati05/09/2014 14:21
Ola Erico, blzinha?
Muito legal a recuperação de seu Araçá! Eu reparei que o substrato de abril/maio está diferente do atual. Você mudou completamente ou apenas acrescentou em cima? Qual substrato está usando? Caqueira, pedrisco, terra e casca de pinus? Grande abraço!
erico.bettoni05/09/2014 15:23
Logo depois da poda e retirada da lata ela ficou na areia pura.
Depois mudei todo o substrato para uma mistura de caco de telha (50%), pedrisco (25%) e casca de pinus (25%).
Tem ido muito bem, adubação forte toda semana, muita água e muita luz.
Mudei depois de ter lido TODOS os artigos do blog do Walter Pall e o artigo de substrato dele:
http://walterpallbonsaiarticles.blogspot.com.br/2010/06/feeding-substrate-and-watering-english.htmlHugo Perticarati05/09/2014 15:28
Legal Érico, eu já li também e acabei perdendo uma Serissa nessa adubação insana kkkkk
Muitas plantas reagiram super bem, porém outras nem tanto.
De qualquer forma é lógico q não podemos esperar o mesmo comportamento de todas as plantas né? Muito legal sua Araça estou acompanhando sempre, e o substrato está ótimo =]
Grande abraço!